Iniciante

Impactos da propagação de discursos homofóbicos na sociedade brasileira.

  • 0

Tema: Impactos da propagação de discursos homofóbicos na sociedade brasileira. 

    

     Na série sueca young royals, é retratado o príncipe Wilhelm. Ao longo da trama o protagonista se descobre gay, tendo que lidar com o medo da reação popular quando descobrir o fato, por isso cogita deixar essa parte da sua vida em segredo. Fora da ficção, fica óbvio que, muitos brasileiros ainda se escondem por pavor da reação, ou de até sofrer alguma represália, dos familiares e pessoas ao seu entorno. Além do mais, quando pessoas de grande notoriedade têm discursos homofóbicos com grande liberdade, é uma naturalização do discurso de ódio.

     Em primeiro lugar, faz-se necessário lembrar que há leis federais que asseguram o direito de casamento e adoção por casais homoafetivos, e que transfobia e homofobia são crimes desde 2019, o que pode levar a pena de até 5 anos de prisão. Portanto, por lei a comunidade LGBTQIA  é protegida, mas na prática isso não quer dizer nada, já que o Brasil é o país que mais mata transexuais e 70% dos casos ficam impunes de acordo com os dados públicos.

    Em segundo lugar, na década de 1980 ocorreu a epidemia da AIDS, em que as principais vítimas foram de LGBTQIA, porém  nos dias de hoje a maioria das novas infecções são de pessoas heterossexuais, e o grupo mais marginalizado é o primeiro citado, se comprova quando seu sangue é descartado havendo feito uma doação. Outrossim, a cantora e pastora evangélica Ana Paula Valadão diz que o vírus foi criado pelo sexo gay, sem nenhuma prova cientifica ou vergonha, alegando liberdade de expressão e opinião.

    A lei está em vigor, mas não é cumprida. Sendo assim, é preciso que o Estado faça com que as regras sejam obedecidas pelos cidadãos,principalmente os de grande notoriedade, que  influenciam tantas outras. Então, para isso o poder legislativo deve formular uma lei que obrigue pessoas que cometeram crime de homofobia verbalmente pague uma multa, e que esse dinheiro seja repassado para ONGs que trabalham em prol dos LGBTQIA, e que participem de programas contra a homofobia. Somente  assim será possível uma sociedade mais tolerante onde todos estão incluídos com muito respeito.

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Tema: Impactos da propagação de discursos homofóbicos na sociedade brasileira.

    INTRODUÇÃO:
    Na série sueca young royals|1|, é retratado o príncipe Wilhelm|2|. Ao longo da trama (*vírgula aqui) o protagonista se descobre gay, tendo que lidar com o medo da reação popular quando descobrir o fato, por isso cogita deixar essa parte da sua vida em segredo.|3| Fora da ficção, fica óbvio que, (*sem vírgula aqui) muitos brasileiros ainda se escondem por pavor da reação, (*sem vírgula aqui) ou de até sofrer alguma represália, (*sem vírgula aqui) dos familiares e (*das) pessoas ao (*do) seu entorno. Além do mais, quando pessoas de grande notoriedade têm |4| discursos homofóbicos com grande liberdade, é (*Sugestão: há) uma naturalização do discurso de ódio.

    1 – Quando vamos citar o nome de uma obra, colocamos este entre aspas e aplicamos adequadamente o maiúsculo: “Young Royals”.
    2 – Sugiro que, em lugar de pôr “(…) é retratado o príncipe Wilhelm”, coloque “(…) é narrado a história do príncipe…”, ou algo do tipo.
    3 – Aqui temos um erro típico de coesão que obstrui a fluidez da leitura. Recomendo a reescritura desse período, para algo como: “(…) o protagonista se descobre gay, logo, pelo medo da reação popular, opta por deixar essa parte da sua vida em segredo.”
    4 – Sugiro uma substituição do verbo “tem” para algo como “pronunciam” ou “divulgam”… Já que, sejamos francos, combina mais com a expressão “discurso”.

    — Bem, a sua introdução ficou bacana, gostei da alusão à série, ela foi produtiva e legítima, além de ter passado a sua tese (muitos brasileiros ainda se escondem por pavor das represálias).
    Entretanto, uma dica: tente transcrever o tema em sua tese, como assim?
    Beeeemmm, você poderia ter aplicado algo como: “(…) Semelhante à ficção, a *propagação de discursos homofóbicos na sociedade brasileira impacta*, de forma negativa, a vida dos cidadãos homossexuais, os quais se veem obrigados a esconder sua orientação.”
    — Viu o que fiz? Praticamente colei e copiei o tema entre os ** para mostrar ao corretor a minha compreensão da proposta logo de cara.
    É bom você fazer isso porque todos os elementos que estão no tema devem ser utilizados, para que não haja tangência de nada, por exemplo: se você apenas abordar a propagação de ódio contra os homossexuais na sociedade brasileira ainda vai ser TANGÊNCIA! Porquê? Porque não tem o elemento “IMPACTOS”. Por isso, que lhe aconselho, principalmente na introdução – que é nossa saudação ao corretor, literalmente escrever o tema. Espero que tenha entendido…ksksksk sou um tanto ruim em explicar.
    ___________

    DESENVOLVIMENTO 01:
    Em primeiro lugar, faz-se necessário lembrar que há leis federais que asseguram o direito de casamento e adoção por casais homoafetivos, e que transfobia e homofobia são crimes desde 2019, o que pode levar a pena de até 5 anos de prisão.|1| Portanto, por lei (*vírgula aqui) a comunidade LGBTQIA é protegida, mas na prática isso não quer dizer nada|2|, já que o Brasil é o país que mais mata transexuais e 70% dos casos ficam impunes de acordo com os dados públicos.

    1 – Errinho típico de coesão que interfere na fluidez da leitura.
    2 – Cuidado com as marcas de informalidade, já pensou, em um documento, alguém escrever “nada a ver”/”não quer dizer nada”.
    ___________

    DESENVOLVIMENTO 02:
    Em segundo lugar, na década de 1980 ocorreu a epidemia da AIDS, em que as principais vítimas foram de LGBTQIA, porém (*vírgula aqui) nos dias de hoje (*vírgula aqui) a maioria das novas infecções são de pessoas heterossexuais, e o grupo mais marginalizado é o primeiro citado, (?) se comprova quando seu sangue é descartado havendo feito uma doação. Outrossim, a cantora e pastora evangélica Ana Paula Valadão diz que o vírus foi criado pelo sexo gay, sem nenhuma prova cientifica ou vergonha, alegando liberdade de expressão e opinião.

    — Então, esse parágrafo é bastante problemático, além de colocar várias informações não desenvolvidas (Relação da epidemia com o tema; Ana Paula diz…; liberdade de expressão….), não explora essas relações com o tema proposto.

    — Antes de irmos para a conclusão, tenho que dizer que senti um tangenciamento com o tema, primeiramente não foi explorado os IMPACTOS DA PROPAGAÇÃO DOS DISCURSOS HOMOFÓBICOS — o tema proposto.
    O D1 fala que atos violentos contra homossexuais são crimes e têm punições, mas a impunidade é grande, isto é, não há o impacto do discurso de ódio direcionado aos homossexuais.
    O D2 fala do discurso de ódio, mas esquece de falar os impactos que isso reverbera na sociedade brasileira. Além disso, não relaciona corretamente as informações com o tema.
    Por isso, acho que houve tangência.
    _____

    CONCLUSÃO:
    (?) A lei está em vigor, mas não é cumprida. Sendo assim, é preciso que o Estado (AGENTE) faça (*Ação) com que as regras sejam obedecidas pelos cidadãos,principalmente os de grande notoriedade, (*sem vírgula aqui) que influenciam tantas outras. Então, para isso (*vírgula aqui) o poder legislativo deve formular uma lei (Meio) que obrigue pessoas (*vírgula aqui) que cometeram crime de homofobia verbalmente (*vírgula aqui) pague (*paguem) uma multa, e que esse dinheiro seja repassado para ONGs que trabalham em prol dos LGBTQIA, (s/vírgula aqui) e que participem (*participam) de programas contra a homofobia (DM). Somente assim será possível uma sociedade mais tolerante onde todos estão incluídos com muito respeito.

    — Senti muita falta de um conectivo que encadeie corretamente a conclusão com as demais partes.

    •••••|||••••••

    C1 – Domínio da norma culta: 120pts
    Estrutura sintática boa e possui alguns desvios.
    C2 – Tangenciou o tema da redação; tocou superficialmente o assunto em questão: *os impactos da propagação dos discursos homofóbicos na sociedade brasileira* = 40pts.
    C3 – Tangente ao tema, porém com direção = 40pts.
    C4 – O texto apresentou um bom uso de elementos coesivos, com algumas repetições que interferem na fluidez. = 120pts.
    C5 – Elaborou uma proposta de intervenção consistente e possui 4 elementos válidos (Ação, agente, meio e detalhamento do meio) = 160pts
    Somando, então, temos: 480pts!

    Olha, não sou profissional e nem nada do tipo, estou estudando as competências de acordo com as cartilhas de 2019. No entanto, espero ter ajudado de alguma forma! Bjs e muita boa sorte na sua jornada!

    • 0
  2. Adorei sua redação, simplesmente muito boa. Gostei da forma como traz as informações e como elas se complementam.
    E também acho genial como você trouxe o problema durante todo o texto e finaliza ele muito bem em sua proposta de intervenção. Mas apesar disso sinto falta de um conector na sua conclusão, já que poderia melhora-lá. E também acho que deve se ter cuidado ao usar muito LGBTQIA, já que você pode trocar por sinônimos como: “trabalham em prol da comunidade LGBT+”, como sugestão.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.