Assédio moral no trabalho

  • 0

Na novela “Cheias de charme”, retrata a história de Cida, Penha e Rosário,  que trabalhavam de empregada doméstica em uma casa, na qual eram criticadas constantemente e ficavam sobrecarregadas propositalmente, para logo em seguida serem coagidas. Apesar de ser uma ficção, hodiernamente é o cenário de muitos empregados, uma vez que passam por essa ameaça a sua integridade física, ou seja, aumentando casos de depressão que surgem por conta desse imbróglio. Dessa maneira, é necessária análise concreta da problemática, com ênfase na ausência de educação social emocional e na negligência do estado, que trazem contornos específicos ao mal-estar da sociedade.
Sob esse viés, urge citar a ausência de uma educação social emocional, como promotora desse problema. Segundo Pitágoras, ” Educai as crianças para que não seja preciso castigar os homens”. Seguindo essa linha de raciocínio, essa falta de educação social e emocional,  faz com que a pessoa futuramente não possua autonomia para denunciar o assédio, não conseguindo se impor no relacionamento de seu emprego. Partindo desse pressuposto, percebe-se que esse desprovimento causa um aumento nos abusos morais, visto que muitos não sabe como reagir a estas situações, muita das vezes optando por ficar calado, e desenvolvendo doenças mentais, como depressão e ansiedade. Destarte, tudo isso retardada a resolução desse empecilho, já que esse aprendizado , não é abordado, causando um aumento neste impasse.
Ademais, pode-se citar a negligência governamental como promotor desse óbice. De acordo com o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental , cerca de 84% dos brasileiros, sofrem assédio moral  em seu ambiente de trabalho. Este panorama advém da negligência governamental, de tal modo que, o Estado não age de forma ativa, isto é, não cria leis mais severas, e também não realiza políticas de conscientização e capacitação de profissionais, na qual trariam um processo de implementação e controle de abusos dentro das empresas. Desse modo, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal urgente.
Em vista disso, percebe-se que medidas devem ser tomadas para mudar esse quadro, já que podem resultar no aumento de doenças mentais. Para combater esses empecilhos, o Poder Legislativo, deve reformular as leis trabalhistas, isto é, criar leis mais severas, como o pagamento de tratamento psicológico a vítima, com intuito  de que casos como esses diminuam  consideravelmente. Assim, o país entrará em progresso, e a realidade vista em Cheias de charme ficará restrita á ficção.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite!
    achei incrível sua redação!
    introdução: contextualização, problematização, tese, encaminhamento argumentativo
    desenvolvimento: argumentação, desenvolveu sua argumentação, comprovação.
    conclusão: tem todos os critérios.
    seu texto ta muito direta e coesiva entre os parágrafos, parabéns!! Redação 10/10
    os corretores que lutem kkkk

    • 0
  2. Olá! Irei corrigir sua redação de acordo com as normas ENEM, ok?

    INTRODUÇÃO
    Seu primeiro período (onde traz seu repertório) está muito mal organizado se formos observar a coesão textual. Isso retira pontos da COMP 4.
    Na novela “Cheias de charme”, ONDE É RETRATADA a história de Cida, Penha e Rosário, EMPREGADAS DOMÉSTICAS QUE, APESAR DE SOBRECARREGADAS, SÃO CONSTANTEMENTE CRITICADAS E COAGIDAS POR SUA EMPREGADORA.
    Foque apenas em apresentar o que irá defender na introdução, você está inserindo dados do desenvolvimento e argumentação. Após inserir o repertório, você deve usar um elemento coesivo intraparágrafo (por exemplo DESSA FORMA) para fazer o paralelo com a realidade.

    DESENVOLVIMENTO 1
    Erros de grafia: “muita das vezes optando por ficar calado” COMP 1

    DESENVOLVIMENTO 2
    Sua argumentação está escassa, afetando sua COMP 2

    CONCLUSÃO
    Você iniciou sua conclusão muito bem, retomando a tese abordada perfeitamente.
    Sua ação não se sustenta pois leis trabalhistas já existem. É necessário pensar em algo diferente, como projetos, programas, etc.
    Você não colocou o “meio” na conclusão. Isso afeta demais a COMP 5, visto que um dos cinco elementos necessários está faltando.

    CONCLUSÃO DA CORREÇÃO: Você está no caminho certo. Tome cuidado com a coesão e distribuição dos períodos nos parágrafos. Após escrever, leia com cuidado cada parágrafo e pense que você é um leitor que não sabe quem escreveu o texto. Assim, conseguirá ter uma noção dos seus erros e solucionar possíveis problemas na compreensão do seu texto. Bons estudos!

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.