O Brasil é conceituado internacionalmente como um exemplo à ser seguido quando falamos sobre campanhas de vacinação. Contudo, a falta de informação da população leiga, faz com que um movimento contrário à esta medida ganhe força e cada vez mais adeptos. Ademais, a propagação de notícias falsas suplementa a desinformação.
Gabriel, o pensador, em sua canção “Estudo Errado” critica o sistema de educação vigente no Brasil. Usando como argumento a ideia de que na escola somos submetidos a aprender temas supérfluos e, em contra partida, não nos são ensinados elementos básicos do cotidiano brasileiro. Como a importância do SUS, a função dos principais atores políticos e até, como é importante para a sociedade que uma campanha de vacinação em massa seja bem sucedida.
A falta de conhecimento gera desinformação, e um pequeno ruído pode gera uma avalanche de notícias falsas na sociedade. Deixando assim, a população vulnerável à ideias não fundamentadas.
É imprescindível que o governo federal, por meio do ministério da saúde, trate a desinformação a cerca da vacinação como um problema de saúde pública. Utilizando de sua autoridade para promover palestras e anúncios televisivos, por exemplo. Bem como, incluir estas pautas nas escolas. Afim de levar aos cidadãos o conhecimento necessário para conscientizar a população.
OBS: Eu sou iniciante, toda crítica é bem-vinda. Se possível, corrigir no estilo de competências do ENEM. Desde já, obrigado <3
ViníciusGarcia77
Introdução:
O Brasil é conceituado internacionalmente como um exemplo à ser seguido quando falamos sobre campanhas de vacinação. (1). Contudo, a falta de informação da população leiga, faz com que um movimento contrário à esta medida ganhe força e cada vez mais adeptos. Ademais, a propagação de notícias falsas suplementa a desinformação (2).
1 – Fontes? Não que esteja errado, mas dados assim são melhor desenvolvidos ao serem citados baseados em alguma fonte. Então se voce citasse algo que comprove isso fortaleceria o seu repertório.
2 – Haja visto que sua introdução está curta, você poderia ter falado um pouco mais sobre essas notícias falsas para dar uma melhor Introdução sobre o que vai ser dito no desenvolvimento. Do jeito que você deixou foi muito curto e objetivo.
Desenvolvimento 1:
(1) Gabriel, o pensador, em sua canção “Estudo Errado” critica o sistema de educação vigente no Brasil. (2) Usando como argumento a ideia (3) de que na escola somos (4) submetidos a aprender temas supérfluos e, em contra partida, não nos (5) são ensinados elementos básicos do cotidiano brasileiro. Como a importância do SUS, a função dos principais atores políticos e até, como é importante para a sociedade que uma campanha de vacinação em massa seja bem sucedida (6). (7)
1 – É recomendável iniciar o desenvolvimento com um tópico frasal, isto é, uma breve colocação do que vai ser dito e argumentado no desenvolvimento.
2 – Logo após uma citação, inicie um período com um conectivo para articular as idéias. Ex: “Sob esse viés, usando como argumento a idéia…”
3 – “ideia” = idéia
4 – O modelo do ENEM cobra a utilização de uma linguagem em 3° pessoa do singular. Então nunca use algo que remeta a “nós”.
5 – Mesma coisa, evite usar algo que remeta a “nós”.
6 – Toda vez que você for utilizar uma sigla, como o SUS, você deve primeiro colocar o nome por extenso; ex: Sistema único de saúde (SUS). Dessa forma, nas próximas vezes que você for retomar a ele, você pode colocar a sigla direta.
7 – Faltou a conclusão do desenvolvimento.
Desenvolvimento 2:
A falta de conhecimento gera desinformação, e um pequeno ruído pode gera uma avalanche de notícias falsas na sociedade. Deixando assim, a população vulnerável à ideias não fundamentadas (1).
(1) Parágrafo mal argumentado. Por que ocorre a falta de conhecimento? Como a desinformação se propaga pela sociedade? Cadê algum repertório para enriquecer a argumentação?
Note que: Você citou na introdução a falta de informação na sociedade e as notícias falsas, mas em nenhum momento você as desenvolveu no desenvolvimento. Você só foi citar algo da introdução no 2° desenvolvimento, e mesmo assim muito supérfluo. Além disso, do nada você citou falha na educação, sendo que nem havia sido abordado na introdução. Lembre-se, tudo que você citar na introdução tem e deve ser argumentado no desenvolvimento.
Conclusão:
É imprescindível que o governo federal, por meio do ministério da saúde, trate a desinformação a cerca da vacinação como um problema de saúde pública. Utilizando de sua autoridade para promover palestras e anúncios televisivos, por exemplo. Bem como, incluir estas pautas nas escolas. Afim (1) de levar aos cidadãos o conhecimento necessário para conscientizar a população. (2)
1- “a fim” é separado
2 – esse período, instruindo a finalidade das ações do governo, não pode terminar uma redação. Uma redação deve ser terminada com um período de fechamento, ex: “Desse modo, só assim será possível a conscientização do público a respeito das vacinas…”
Observação: O tema é sobre “antivacina”, mas em nenhum momento você abordou do porquê existir esse movimento… E nem as consequências causadas por ela.
Notas:
C l = 160 pontos
C ll = 80 pontos
C lll = 80 pontos
C lV = 120 pontos
C V = 120 pontos
Total: 560 pontos
Continue treinando que logo logo você pega as manhas. Qualquer dúvida me mande uma mensagem!
emillyhwang
olá!!
no geral sua redação está boa, porém algumas coisas precisam ser feitas com, por exemplo, o uso de fontes (OMS, jornais de prestigio, etc), um ponto importante é o D2 que precisa de mais informação (ele está muito curto), procure mais sobre como o movimento antivacina surgiu, por quem, isso dará mais “credibilidade” (n encontro outra palavra pra descrever dsclp) a sua redação. Capriche mais na proposta de intervenção, não me conveceu muito, como mencionei no começo pesquise mais e voce fará uma melhor proposta,
espero ter ajudado!
Ângelo.
Olá! Como você pediu, corrigirei sua redação de acordo com as competências do ENEM, então vamos lá:
C1: 120
Sua escrita é boa, não me entenda mal, mas percebi erros de crase, vírgula e ortografia! Procure melhorar isso!
C2: 80
O tema é antivacina. Mas é em poucos momentos que você aborda sobre ele! Tente não fugir tanto do tema da próxima vez, caso contrário, vai acabar zerando a C2, o que resulta no anulamento da redação.
C3: 80
O D2 está curto demais. E seus argumentos no D1 não me convenceram.
C4: 120
Apresente mais conectivos, assim como você usou na introdução, principalmente no desenvolvimento. Ah, e deixe seu texto mais coesivo e coerente.
C5: 120
Modo/Meio? O Ministério da Saúde(além de que deveria estar maiúsculo), seria melhor como um agente, e não como um meio. E a sua proposta não me convenceu.
Nota final: 520
Não fique chateado com a minha correção, ok? É normal que nossas primeiras redações não saiam grande coisa, mas com mais treino e estudo você se aperfeiçoa!!
Abraço :)!