O combate ao crime organizado no Brasil

  • 0

Toma-se conhecimento as inúmeras dificuldades em combater o crime organizado no Brasil, tendo em vista o CV(comando vermelho) e o PCC( primeiro comando da capital), que ainda estão presentes em pleno século XXI. Isso devido ao país corrupto em que vivemos, ademais o grande crescimento do crime organizado no Brasil e seus poderes na sociedade. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.

Em primeiro lugar, é importante destacar como a corrupção no Brasil tem relação com o crime organizado. Indubitavelmente a corrupção está em todo lugar e em toda classe social, esse é um mal comum que infelizmente convivemos. No livro “As raízes do crime organizado” de J. Haroldo dos Anjos, nos revela exatamente como o crime organizado está entranhado dentro do próprio Estado por décadas. Isso demonstras como estas têm ligações e impactam diretamente tudo em sua volta.

Consequentemente, o crime organizado ganha mais força e não para de crescer, conforme mostra uma pesquisa feita pela DW Brasil, diz que em um curto período de tempo as facções criminosas mais que dobraram no Brasil, muitas das vezes estas comandadas por presos. Logo, podemos concluir a deficiência no sistema penitenciário.

Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para combater o crime organizado no Brasil, urge que o Estado juntamente com o Ministério da segurança publica crie, por meio de verbas governamentais, um corpo policial totalmente especializado em desmantelar quaisquer organizações criminosas, visando extingui-las totalmente. Somente assim, será possível acabar com o crime organizado e vivermos em um país com mais segurança.

Compartilhar

3 Correções

  1. Toma-se conhecimento as inúmeras dificuldades em combater o crime organizado no Brasil(2), tendo em vista o CV (comando vermelho) e o PCC (primeiro comando da capital), que ainda estão presentes em pleno século XXI. Isso devido ao país corrupto em que vivemos (1), ademais o grande crescimento do crime organizado no Brasil(2) e seus poderes na sociedade. Nesse âmbito, pode-se analisar que essa problemática persiste por ter raízes históricas e ideológicas.

    Em primeiro lugar, é importante destacar como a corrupção no Brasil (2) tem relação com o crime organizado (5). Indubitavelmente (3) a corrupção está em todo lugar e em toda classe social, esse é um mal comum que infelizmente convivemos (4). No livro “As raízes do crime organizado” de J. Haroldo dos Anjos, nos revela (6) exatamente como o crime organizado está entranhado dentro do próprio Estado por décadas (7). Isso demonstras como estas têm ligações e impactam diretamente tudo em sua volta.

    Consequentemente, o crime organizado ganha mais força e não para de crescer, conforme mostra uma pesquisa feita pela DW Brasil, diz que em um curto período de tempo as facções criminosas mais que dobraram no Brasil(2), muitas das vezes estas comandadas por presos (8). Logo, podemos concluir a deficiência no sistema penitenciário.

    Portanto, é preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para combater o crime organizado no Brasil(2), urge que o Estado juntamente com o Ministério da segurança publica (9) crie, por meio de verbas governamentais, um corpo policial totalmente especializado em desmantelar quaisquer organizações criminosas, visando extingui-las totalmente. Somente assim, será possível acabar com o crime organizado e vivermos em um país com mais segurança.

    Observações:
    1= “isso devido a corrupção existente no país” …
    2= use sinônimos
    3=coloque uma vírgula
    4= “um mal comum que, infelizmente, assola a sociedade” …
    5= explique qual seria essa relação, pois não ficou claro em seu texto.
    6= “é apresentado” …
    7= como a obra apresenta essa conjuntura??
    8= explique…
    9= “públicas”

    C1(200) = A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    C2(160) = A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    C3(80) = A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    C4(80) = A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    C5(160) = A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 680

    • 1
  2. Oii tudo bem? Sou nova aqui então já me desculpa se estiver muito errado
    C1: 200
    C2: 160 ( não achei o tópico frasal do segundo parágrafo)
    C3: 120 ( Em alguns momentos ficou mais expositivo que argumentativo/ poderia ter aprofundado mais o segundo parágrafo)
    C4: 160 ( Poderia ter mais conectivos)
    C5: 160 ( Faltou o detalhamento)
    800

    • 1
  3. Oii, tudo bem? Vou dar minha opinião ok?
    Gostei do formato do seu texto, mas deveria focar mais em argumentar, pois, ficou mais expositiva do que argumentativa.
    Repetição de palavras, como Brasil. Pode ser substituída por País
    Há alguns erros, por exemplo “Pública”— Públicas
    Nota: 700

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.