Promulgada em 1948 pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação. Conquanto, a formação educacional de surdos no Brasil enfrenta barreiras, impossibilitando que essa parcela da população usufrua desse direito universal. Logo, convém destacar que esse cenário antagônico é fruto não só da falta de escolas especializadas mas também da falta de representação na mídia.
Em primeira análise, é importante destacar que a ausência da população surda no ensino superior e consequentemente no mercado de trabalho é resultado da negligência dos órgãos públicos no que concerne à falta de instituições educacionais especializadas à atender essa parcela da população. Segundo o educador brasileiro Paulo Freire, a inclusão acontece quando se aprende com a diferença e não com a igualdade. Entretanto, a ausência de mecanismos criados pelas autoridades em relação a inclusão de surdos no sistema educacional vai contra aos ideais de Freire.
Ademais, é imperativo ressaltar a falta de representação deste grupo na mídia como impulsionadora do problema. Neste contexto vale ressaltar o conceito “tábula rasa”, defendido pelo filósofo inglês John Locke, que afirma: “O homem nasce como um quadro branco que é preenchido conforme suas experiências”. Notoriamente, a falta de personagens surdos na mídia destoa o pensamento de Locke, visto que o “quadro branco” de pessoas surdas é preenchido com mais dificuldade.
Portanto, é mister que o Estado tome medidas para amenizar a problemática atual. O Ministério da Educação deve garantir que as instituições públicas de ensino sejam favoráveis à estudantes com deficiência auditiva por meio da inserção de libras na grade escolar e com materiais didáticos e profissionais da educação especializados a fim de estimular a entrada dessa população ao ensino superior e ao mercado trabalho. Além disso, estúdios de cinema como a Universal e plataformas de streamings como a Netflix e a Halu devem criar películas que abordem esse tema com personagens que também sofram de perda auditiva. Somente dessa forma, o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos será posto em prática na sociedade brasileira.
Rafaella Coelho
Olá! Sua redação está ótima,mas tem alguns pontos a comentar.
Introdução:
Sua introdução está otima!
Desenvolvimento 1:
Seu desenvolvimento tem o tópico frasal que retorma o seu problema na introdução e desenvolveu o porque se dá tal problema.Também usou o repertório usando só a exposição do sociólogo e depois do ponto fez o comentário de modo semelhante/de modo contrário ao exemplo citado.Porém,faltou você desenvolver quais são esses mecânimos que vai contra a ideia de Paulo Freire e fechar com uma opiniao sua.
Desenvolvimento 2:
Nos desenvolvimento,é sempre bom usarmos conectivos que se “conectam”.Se usou no desenvolvimento 1 Em primeiro análise,no 2 use Em segunda análise para o texto ficar bem organizado.Você repertiu 2 vezes a palavra ressaltar na introdução do seu desenv. (poderia usar,Destacar, salientar, evidênciar entre outros) mas de resto está ótimo!
Conclusão:
Sabemos que na conclusão temos que ter os 5 elementos:Agente(quem vai fazer),ação(através de que,meio(para que),finalidade (efeito) e o detalhamento.
Na seu 1 agente você colocou todos corretamente.Já no 2,faltou colocar o meio(como essas empresas vai abordar,usar essa película?quais temas,assunto? E por fim a finalidade também não foi informada,qual a finalidade dessas empresas criar esses temas?conscientizar a sociedade?o que?.De resto sua conclusão terminou com o que foi colocado lá no começo da introdução.Fechando assim sua redação!
VOCÊ SOUBE DESENVOLVER SUA REDAÇÃO MUITO BEM.PARABÉNS! CONTINUE ASSIM E APROVAÇÃO VEM! <3
PONTUAÇÃO: 900
Competência I=160
Competência II=180
Competência III=200
Competência IV=200
Competência V=160
evaristacunha2
Olá.
Sua redação está bem construída, respeitando a estrutura dissertativa argumentativa.
Seus desenvolvimentos foram excelentes e bem trabalhados.
O uso dos repertórios tornou sus redação diversificada.
Sua proposta de intervenção foi bem completa e obteve todos os agentes.
Continue assim!