O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira

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“O importante não é viver, mas viver bem”. De acordo com o filósofo Platão, a qualidade de vida é essencial, de modo a ultrapassar a própria existência. Conquanto, a realidade do Brasil hodierno é antagônica ao pensando filosófico, tendo em vista que a população sofre com o mal das doenças mentais. Isso se deve, majoritariamente, à desinformação dos brasileiros e à ineficácia governamental. Portanto, medidas são necessárias para a desintegração do empasse.

A princípio, evidencia-se a falta de conhecimento da sociedade no que tange à saúde mental, um empecilho a ser superado. Sob essa ótica, na concepção no filósofo Sócrates, a busca pelo saber deve ser contemplada para o progresso coletivo.Entretanto, isso não acontece no Brasil, já que a escola, um ambiente que deveria informar ao estudante sobre os aspectos mais importantes da vida, pouco discute a temática da depressão.Como consequência disso, nota-se cidadãos mentalmente doentes que não buscam ajuda profissional pela falta de conhecimento.

Outrossim, a ausência de providência do poder público é outra raiz do problema. Sobre isso, segundo o sociólogo Thomas Hobbes, é papel do Estado garantir bem-estar social. Todavia, diferente do que Hobbes prega, o atendimento de saúde pública no país é de pouca qualidade devido o baixo investimento do governo em verbas voltadas aos hospitais.Com isso, indivíduos com doenças mentais, como por exemplo, ansiedade e depressão, não têm o devido atendimento garantido em lei.

Com base no exposto, o debate acerca do estigma associado às doenças mentais é imprescindível para um coletivo saudável. Dessa forma, cabe as instituições de ensino, na conjuntura de profissionais da saúde, aderir nas aulas de biologia, discussões e palestras nas quais ensinem só aluno o que são doenças mentais é como combatê-las, de maneira a desmistificar a desinformação. Ademais, é papel do Ministério da Economia, com o auxílio de 25% dos impostos públicos, investir em verbas para hospitais públicos, de forma a elevar o número de médicos e medicamentos para os pacientes. Dessarte, a premissa de Platão será respeitada com tais implementações.

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4 Correções

  1. Hello Luana. Tudo bem ? Espero que sim !

    *Parabéns pela produção, está muito bem escrita.

    ✔️Pontos que se fazem explícitos na sua redação:

    – CONECTIVOS diversificados.
    – Paragrafos Estruturados.
    – Argumentacao coesa.
    -Tese apresentada de maneira objetiva.
    – Não houve fuga do tema.
    – Conhecimento de outras áreas.
    – Tópicos frasais explícitos e coerentes.
    – Conclusão desenvolvida.
    – Presença de todos os agentes conclusivos.
    – Estrutura (s) paragrafal (is) obedecida (s) com eficiência.

    📍 Obs:

    ⚡ Cuidado apenas com o tamanho da conclusão em relação aos Desenvolvimentos, pois ela está maior que os demais. Isso não pode acontecer. Ok?

    _-_-Correção por competência_-_-_-

    Competência 1: 180
    Competencia 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

    Sucesso (☆▽☆)

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  2. Oi, tudo bem? A organização da sua redação é um ponto forte, consigo identificar cada elemento apenas batendo o olho.
    C1- 200
    Demonstra domínio da linguagem formal, entretanto, há pequenos erros – acredito serem de digitação (devido ao corretor automático, presumo), portanto, desconsidero-os. Atente-se a eles antes de enviar.
    C2- 200
    Repertório pertinente e produtivo.
    C3- 200
    As ideias estão apresentadas em uma ordem lógica; defende o ponto de vista muito bem.
    C4- 200
    Conectivos diversificados – tornaram o texto muito coeso.
    C5- 160
    Uma dica é focar em uma única proposta de intervenção e no seu detalhamento. Poupa linhas e garante muitos pontos nessa competência.

    Espero ter sido útil. Bons estudos!

    • 1
  3. olá,tudo bem?
    seu texto apresenta toda a estrutura dissertativa-argumentativa, com um plano de texto e teses bem claras
    acredito que você poderia fazer conclusões nos parágrafos de desenvolvimento, assim interligaria melhor as ideias
    C1-200
    vi alguns erros de virgula, mas nada tão grave
    c2-200
    c3-160
    c4-200
    c5-200

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  4. é focar em uma única proposta de intervenção e no seu detalhamento. Poupa linhas e garante muitos pontos nessa competência.
    Seu texto apresenta toda a estrutura dissertativa-argumentativa, com um plano de texto e teses bem claras
    _-_-Correção por competência_-_-_-

    Competência 1: 180
    Competencia 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 200
    Competência 5: 200

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