Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a sociedade pode ser comparada a um organismo humano, que se funciona mal, entra em colapso. Quando analisamos o perigo da automedicação, percebemos que esse é um problema frequente e que atinge boa parte da população mundial. Muitas pessoas recorrem se automedicarem por diversos motivos, entre eles o excesso de cobrança.
Em primeira análise, vai ressaltar que o Brasil o país recordista em casos de automedicação. Essa problemática deriva-se de vários motivos, entre eles a dificuldade encontrada por muitas pessoas a terem acesso exames e consultas médicas e pelo fácil acesso entre os medicamentos. A automedicação é um problema que pode gerar outras doenças como por exemplo a dependência, alergias e até mesmo a morte.
Por conseguinte, cabe reconhecer ainda que a pressão aplicada pela sociedade para que exista um padrão de vida e de beleza, leva muitas pessoas a se automedicarem por influência de outras. Como exemplo disso, podemos citar a teoria da sociedade do espetáculo, onde relata que a população vive um show buscando destacar-se cada vez mais uns sob os outros, sem medir esforços e deixando de lado sua própria saúde.
Tendo isso em vista, a automedicação é um problema de saúde pública o qual não pode ser ignorado. Cabe ao Ministério da Saúde junto com deputados, elaborarem – e levarem para a Câmara de Deputados – um projeto que por meio de veículos midiáticos, como as redes sociais e a televisão, conscientize a população sobre o perigo de tal ação. Tomada as devidas providências, espera-se que a automedicação na sociedade brasileira diminua.
Karoline freitas lopes
Reparei alguns erros como o uso da vírgula, por exemplo, mas sua redação ficou muito boa e direta. Gostei muito também que usou um repertório nós três primeiros parágrafos e muitos conectivos. Além disso, você usou o método de circuito no seu texto, isso é bem bacana! A questão é você ficar mais atenta nos detalhes.
alans.
Há desvios da norma culta da língua portuguesa: gramáticais; vírgulas, regência, uso dos pronomes etc.
O texto atende à estrutura dissertativa-argumentativa.
A conclusão está de acordo com o desenvolvido no texto, mas faltou referi-se à Durkheim.
Notas:
Competência 1: 120;
Competência 2: 160;
Competência 3: 120;
Competência 4: 160
Competência 5: 160.
Total: 720