Olá, vestibulando!
O ENEM é um dos exames mais aguardados pelos estudantes. Por meio dele, é possível ingressar em universidades federais, dar um up na nota de alguns vestibulares ou ainda conquistar uma bolsa em uma universidade particular. Mas, para garantir uma boa nota final neste exame, você precisa se preparar para obter uma boa nota em redação. Para realizar esta preparação, é importante que você siga as dicas que apresentamos a seguir:
Pratique em dobro
Sejamos realistas, aprender a fazer redação é um processo, que pode ser mais ou menos extenso, isso depende do tipo de preparação que é feito e do nível de dificuldade que o aluno tem. Neste processo, o segredo é praticar bastante a escrita, pois é só escrevendo que a gente aprende a escrever. Considerando que o tempo até a prova do ENEM é curto, é preciso que você pratique em dobro, que você realmente dedique seu tempo a essa preparação, pois só assim conseguirá superar este obstáculo.
Tenha o acompanhamento de um professor
Porém, de nada adianta escrever muitas redações se você não tiver um professor para ler os seus textos e apontar os problemas que precisam ser corrigidos. Se fizer esse percurso sozinho, vai acabar nadando, nadando e morrendo na praia. Por isso é importante ter o acompanhamento de um professor, pois ele poderá identificar se você tem problemas em modalidade ou em construção do gênero, se precisa aumentar o repertório lexical ou de conhecimento de mundo, se precisa aprofundar a argumentação, etc. Com esse diagnóstico, você pode focar nesses pontos e ter um resultado mais rápido.
Analise os erros e reflita sobre eles
O trabalho com a redação exige um movimento de ida e volta ao texto, ou seja, depois que você escreveu e o professor corrigiu, você precisa voltar ao texto e ver tudo o que o professor assinalou como problema. Precisa também refletir sobre esses problemas, ou seja, se você não entender algo que o professor apontou, pergunte a ele, peça que dê exemplos de como deveria ser feito. Isso ajudará você a compreender no que você errou e como pode melhorar. Nesse processo, é importante que você estude os pontos que tem mais dificuldade. Por exemplo, se o professor apontou que você tem problemas para fazer a coesão do texto, estude o que é coesão, quais são os recursos coesivos que podemos utilizar, tente identificá-los em textos que são considerados bons textos, como artigos de jornalistas renomados, por exemplo. Isso o ajudará a compreender sua dificuldade e a aprender a contorná-la.
Então, sem pânico! Mantenha a calma, trace um planejamento de estudos e procure um professor para te acompanhar nessa preparação. Fazendo isso e seguindo as nossas dicas, você pode ter uma boa preparação para a prova de redação do ENEM.
Bons estudos e até a próxima!
Profa. Danusa
Geraldo Tobias Tobias
Profª. Danusa obrigado pelas dicas e argumentações sobre como me preparar para prova de redação.
Grato.
Tobias Filho