Aprendiz

ENEM- Valorização da língua Portuguesa como instrumento de comunicação e manutenção da cultura.

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O livro “Vidas secas” de Graciliano Ramos, acompanha a família nordestina de Fabiano, cujo qual é caracterizado como analfabeto e insensível sobre diversas questões, principalmente acerca de si mesmo. Fora da ficção, tal lastimável situação, faz-se presente na realidade brasileira, assim colocando o processo comunicacional humano e a própria manifestação cultural em risco. Nesse sentido, é de extrema relevância observar o déficit na base educacional e as consequências decorrentes dessa questão social.

Diante desse cenário, vale salientar que a infraestrutura geral no que diz respeito a educação oferecida aos brasileiros, apresenta sérios problemas. De acordo com o “Censo Escolar” de 2017, quase 60% das escolas em território nacional não contam com rede de esgoto, energia, ou aguá encanada, além de não possuírem salas de aula, bibliotecas e salas de informática, ademais a privação do ensino ocasionada por problemas socioeconômicos também contribui com tal entrave. Desse modo, tal danosa situação ocasiona a desvalorização da língua, o que urgentemente precisa ser combatido.

Efetivamente, os danos a sociedade e ao individuo são extremamente preocupantes. A falta de propagação e manifestação cultural linguística, justaposta ao analfabetismo, representa a fragilidade desse fatores que empobrecem diversos outros, tal como o mercado de trabalho, as relações sociais diárias e o desenvolvimento humano. O filme “Efeito Pigmaleão” -em que a comunidade local de uma escola da periferia parisiense, afetada pelos fatores supracitados, não possui nenhuma perspectiva de futuro- pode ser usado para corroborar a problemática e enfatizar a necessidade de mudanças.

Portanto, para que a realidade vigente no Brasil seja alterada, cabe ao Ministério da educação por meio de reuniões de governança, que pautem o desenvolvimento de instituições de ensino acessíveis aos grupos fragilizados e a reeducação daqueles que não foram devidamente educados, a elaboração de projetos que visem melhorar a qualidade de ensino no país a fim de prestar o devido apoio a toda a comunidade. Assim sendo, o retratado na obra modernista pode ser impedido de transcender aos nossos dias atuais.

OBS: Os espaços colocados entre parágrafos são para melhorar o entendimento, por favor deem nota segundo competências do ENEM, obrigada!

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1 Correção

  1. Oii, Anaiara, tudo bem? Que demora né..? Pois bem, vou corrigir sua redação por parágrafos. Me desculpa qualquer erro, não sou profissional, mas sinta-se a vontade para me corrigir, ok? 😃

    |INTRO|
    —> tese e contextualização bem apresentadas ✅
    —> sem erros gramaticais ✅
    —> minha única observação é sobre o uso “lastimável”, evite esses termos sentimentalistas, o que é lastimável pra você, pode não ser pra outra pessoa

    |D1|
    —> “ no que diz respeito a educação oferecida aos brasileiros” deve estar isolado entre virgulas, toda a frase, pois é uma frase explicativa
    —> antes de “ademais a privação” o mais correto seria vc fechar o período anterior e iniciar este como um novo, colocando a vírgula após o conectivo. Assim sendo: “ salas de informática. Ademais, a privação…”
    —> seu parágrafo de problematização ficou muito bom. Você soube explorar seu repertório, além das causas/consequências, muito bom
    —> a estruturação do parágrafo está impecável

    |D2|
    —> ausência de crase: “à sociedade”
    —> um detalhe importante da sua redação é que vc trouxe, em ambos os parágrafos, repertórios incomuns, isso trouxe um diferencial pro seu texto, parabéns
    —> a estrutura do D1 ficou maravilhosa, atendeu corretamente ao modelo enem, ja o D2 ficou um pouco fora de ordem e não tese a sua tese final (opinião). Cuidado com isso, se atente:
    1- frase de efeito
    2- citação
    3- afirmação
    4- opinião

    |CONCLUSÃO|
    —> ação: a elaboração de projetos que visem melhorar a qualidade de ensino no país
    —> agente: Ministério da educação
    —> meio/modo: por meio de reuniões de governança
    —> finalidade: a fim de prestar o devido apoio a toda a comunidade
    —> detalhamento: que pautem o desenvolvimento de instituições de ensino acessíveis aos grupos fragilizados e a reeducação daqueles que não foram devidamente educados

    —> teve um erro de vírgula que dificultou um pouco a coesão: “ cabe ao Ministério da educação por meio de reuniões de governança, que pautem o…” essa vírgula depois de governança deu a entender que “que pautem” seria ja ação que o MEC precisaria fazer, cuidado. A vírgula deveria estar depois de educação.
    —> ausência de vírgula: “de ensino no país, a fim de prestar…”
    —> Ministério da Educação deve vir todo com inicias maiúsculas
    —> proposta de intervenção criativa e ótima retomada à introdução

    |FEEDBACK|
    Anaiara, sua redação está quase perfeita! Muito bom mesmo o uso de repertório que você trouxe, foram citações inéditas, longe daqueles clichês. Sua argumentação também foi muito boa, você problematizou corretamente, trabalhando as causas/consequências. Seus erros foram apenas de gramática, cuidado com o uso da vírgula, pois um erro de pontuação gera alterações na nota da C1 e, consequentemente, C3 e C4. Parabéns pelo texto, sua escrita é otima! ❤️❤️

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 180
    C5: 200
    NOTA: 920

    Nota representativa!

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