Olá, vestibulando

Preparado para as provas que ainda fará de vestibular este mês? E para a segunda fase em janeiro? Agora estamos na reta final e, justamente por isso, não é hora de desanimar, principalmente com relação à redação, já que ela é exigida com frequência nas provas da segunda fase dos processos seletivos. Portanto, vale ainda ficar atento a alguns detalhes sobre isso.

 

Já falamos bastante sobre a importância de se construir um texto coerente, coeso, com bom domínio da linguagem, apresentando vocabulário variado, com conhecimento de mundo e com autoria. Para que tudo isso seja conseguido, é sempre importante ser um bom leitor, a fim de acumular informações diversas, saber o que está acontecendo no Brasil e no mundo e, além disso, tomar contato com diferentes construções frasais. Porém, além de textos diversos, há algumas leituras essenciais para você nesta fase da caminhada, vestibulando, e a primeira delas é o edital do vestibular.

 

User Manual_000000_50É muito comum passar por uma prova de vestibular e nem sequer olhar o Manual do Candidato, não é mesmo? Mas essa deveria ser uma prática corriqueira do vestibulando, já que no edital da prova constam todas as informações mais relevantes para que, no dia do exame, você não tenha uma surpresa desagradável. Voltando essa leitura especificamente para a redação, no Guia do Participante, você poderá encontrar os itens que serão avaliados, o que pode orientar ainda mais sua escrita, pois você poderá visualizar quais critérios são mais pontuados em seu texto naquela universidade que escolheu cursar. Além do mais, poderá identificar qual gênero textual é cobrado na prova, o que também faz bastante diferença no momento da realização do exame.

 

Document_000000_50A partir da identificação do gênero que deverá desenvolver, partimos para a segunda leitura essencial nesta etapa, a de textos diversos. Se você terá de fazer um texto dissertativo, vestibulando, recorra agora à leitura de artigos de opinião e editoriais de jornais e revistas, para observar a argumentação realizada pelos colunistas, conhecer novas expressões linguísticas que pode usar e também tomar contato com assuntos diversos que permeiam a atualidade. Já se sua prova é do estilo Unicamp, UEPG, UEM, UEL, entre outras, que exigem gêneros diversos, passe a ler textos dos mais diferentes gêneros textuais, a fim de relembrar itens fundamentais à estrutura desses gêneros.

 

ring_detailsUma terceira leitura imprescindível nesta etapa, vestibulando, é a leitura atenta da proposta de redação no dia da prova. Esteja muito atento a todas as exigências da proposta, pensando muito bem em qual recorte temático deverá abordar em seu texto. Lembre-se: não atender à proposta de redação ou não atender ao gênero solicitado pode zerar sua redação. Portanto, fique atento! Leia com calma, faça um esboço do que não pode faltar em seu texto e, a partir daí, faça uma boa prova. Com esforço e atenção, você tem tudo para se sair bem.

 

Vamos começar essas leituras agora mesmo?

 

Boas leituras e até a próxima!

Profª Aline