Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Trabalho e saúde mental

Trabalho e saúde mental

Texto 1

A síndrome de burnout, ou síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio psíquico descrito em 1974 por Freudenberger, um médico americano. O transtorno está registrado no grupo 24 do CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) como um dos fatores que influenciam a saúde ou o contato com serviços de saúde, entre os problemas relacionados ao emprego e desemprego. 

Sua principal característica é o estado de tensão emocional e estresse crônicos provocado por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.

Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver o transtorno. (Disponível em https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-burnout-esgotamento-profissional/. Acesso em 29 dez 2019)

 

Texto 2

A organização do trabalho pode apresentar-se como fator de fragilização mental dos indivíduos, o que torna as organizações como parte responsável pela Saúde Mental de seus integrantes. De acordo com os dados divulgados pela Fundacentro (2007), entre 2000 e 2005 foram registradas 144.789 doenças relacionadas ao trabalho, e pesquisas do Laboratório de Saúde do Trabalhador da Universidade de Brasília demonstram um aumento de 260% do número de afastamentos por doenças mentais entre os anos de 2000 a 2006. Atualmente, 83 mil brasileiros se afastam do trabalho todo ano por problemas de Saúde Mental. Em 2006, os transtornos de humor representaram o segundo motivo de ausência de trabalho e, nesse mesmo ano, o custo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com auxílio-doença para quem sofria de transtornos neuróticos e relacionados ao estresse foi de R$ 90 milhões (Mello, 2008).

O aumento do número de registro de doenças relacionadas ao trabalho a cada ano instiga os pesquisadores a investigar a relação entre o surgimento de doenças (físicas, mentais ou psicossomáticas) e a organização do trabalho e as modificações nas relações sociais de produção, principalmente a partir da década de 1970. Muitas mudanças ocorreram a partir desta data, entre elas: revolução tecnológica, interdependência global das sociedades econômicas e políticas, reestruturação produtiva (gestão flexível, formação de redes, fusões, incorporações etc.), o capital financeiro circulando com mais desenvoltura, geração de um novo sistema de comunicação digital, entre outras (Faria, 2004a).

Essas mudanças geradas pelo globalismo e pela abertura econômica influenciaram tanto as pessoas e a sociedade quanto as organizações que precisaram transformar suas estruturas, suas atividades e seus processos para continuarem competitivas e se adaptarem à nova dinâmica do mercado mundial.

(VASCONCELOS, A. FARIA, J.H. Saúde Mental no Trabalho: contradições e limites. In: Psicologia e Sociedade, 2008)

 

Texto 3

pastedGraphic.png

 (Disponível em https://www.west-info.eu/it/il-cervello-resta-giovane-col-lavoro-stressante/. Acesso em 29 de dez 2019)

Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

O trabalho na sociedade contemporânea e saúde mental 

Conteúdo relacionado

5 Comments

  1. o trabalho na sociedade contemporânea e saúde mental
    O trabalho visa um grande reconhecimento pessoal e interpessoal, que passa ser algo no entanto, no dia a dia muito invasivo. O favorecimento de pessoas inacessíveis ao mercado de trabalho busca tentar melhorar a vida dos nossos “desfavorecidos” em relação ao grandioso mercado de trabalho do nosso pais.
    No entanto passa a piorar, não só a vida das pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental, mas também todo o público alvo do nosso pais. Atualmente os índices de depressão e ansiedade (doenças mentais) só vem crescendo no mundo todo, temos como um dos fatores recorrentes a essas doenças o trabalho em excesso.
    O trabalho em excesso não traz apenas doenças tais como “depressão e ansiedade” mas, traz também outras inúmeras doenças que podem levar a morte. Por tanto, trabalho em excesso não faz bem nem para nossa mente nem para o nosso corpo.

  2. Boa noite!
    Em sua primeira frase, percebi que o verbo “ser” e o pronome indefinido “algo” poderiam ser colocados em outra posição na frase.
    Em sua segunda frase, não é necessário o uso de “tentar”, já que o sujeito busca algo (não é necessário dizer que ele tenta, sendo que a busca pode gerar resultados positivos ou negativos, ou seja, tentar).
    A conjunção “mas” usada em sua terceira oração é adversativa, porém a ideia que você quer transmitir é de “não só isso quanto aquilo”, portanto, o correto a usar seria alguma conjunção subordinativa comparativa, por exemplo “tal qual”. Lembre-se de retirar o “também” caso use tal qual.
    Na sua quarta oração, você poderia ter utilizado somente “depressão e ansiedade” ou “doenças mentais”. Você poderia também ter retirado a palavra “só”. O verbo “ter” poderia ter sido escrito em outra flexão: de “temos” para”tendo”. Entre “doenças” e “o trabalho”, coloque uma vírgula.
    Em seu último parágrafo, você não precisa utilizar aspas em “depressão e ansiedade”, “portanto” é escrito junto (“portanto” é uma conjunção conclusiva e “por tanto” significa quantidade ou valor”, e é bom evitar marcas de oralidade, como em “…nem para nossa mente nem para nosso corpo.”.
    *Dica: procure citações ou dados para deixar seu texto mais rico em detalhes e reforçar a ideia que você está defendendo!*
    Se me permite reescrever seu texto:
    “O trabalho na sociedade contemporânea e saúde mental
    O trabalho visa um grande reconhecimento pessoal e interpessoal, no entanto, algo que passa a ser, no dia a dia, muito invasivo. O favorecimento de pessoas inacessíveis ao mercado de trabalho busca melhorar a vida dos nossos “desfavorecidos” em relação ao grandioso mercado de trabalho do nosso pais.
    No entanto passa a piorar, não só a vida das pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental tal qual todo o público alvo do nosso pais. Atualmente os índices de doenças mentais vem crescendo no mundo todo, tendo como um dos fatores recorrentes a essas doenças, o trabalho em excesso.
    O trabalho em excesso não traz apenas doenças tais como depressão e ansiedade mas, traz também outras inúmeras doenças que podem levar a morte. Portanto, trabalho em excesso não faz bem para nossa mente e para o nosso corpo.

  3. O trabalho na sociedade contemporânea e saúde mental.
    Por que está ocorrendo tantos problemas mentais na nossa sociedade atual? Eis a pergunta.O trabalho cada vez mais é a causa destes problemas , muitos sofrem de desgaste, depressão, estresse entre outras causas, fazendo com que ocorra o surgimento de doenças mentais através destes problemas.Com isso a saúde dos trabalhadores piora com o tempo, desde que o mundo começou a focar no capitalismo e no globalismo,que ocorreram depois da Revolução Industrial, fazendo com que tudo mudasse até os dias atuais.
    Neste mundo capitalista que vivemos hoje em dia, faz com que muitas pessoas queiram ser reconhecidas,elogiadas,promovidas em suas vidas profissionais e até mesmo poder ter o querem. Entretanto muitos trabalhadores não possuem esta oportunidade de se darem bem em suas vida, eles apenas trabalham para dar a sua família uma casa para morar, pagar as contas,roupas, uma boa vida e comida dentro de casa.Devido a este problema muitas pessoas no Brasil e ao redor do mundo fazem trabalho extra para conseguirem um dinheiro a mais,fazendo com que percam seu tempo de poder dormir bem.
    Portanto há vários casos de problemas mentais, este tempo que é perdido pra descansar a mente, traz muitas consequências para a saúde mental podendo também afetar a física. Os distúrbios ocorrentes,os sonos constantes e as doenças são os resultados de tanto tempo de trabalho e pouco tempo de descanso.
    Para que este problema seja resolvido ,o governo pode determinar o tempo de trabalho sem nenhuma exploração, trazendo uma nova reforma trabalhista que possa beneficiar tanto o trabalhador quanto as empresas e o próprio pais,mas com um salário que a população possa viver bem sem preocupação, fazendo com que os problemas mentais sejam resolvidos, e que as pessoas possam ter um bom descanso no trabalho e na vida pessoal.

  4. Olá, Sarasena!
    Segue minhas observações:
    “Por que está ocorrendo tantos problemas mentais na nossa sociedade atual. ” O correto seria: Por que estão ocorrendo….
    “Portanto há vários casos de problemas mentais, este tempo que é perdido pra descansar a mente, traz muitas consequências para a saúde mental podendo também afetar a física…” Essa parte não entendi bem, está com a ideia que descansar é o problema. Nesse ponto você precisa melhorar sua argumentação.
    Espero ter ajudado ;)

Comente