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Redes sociais e consumo

Redes sociais e consumo

Texto 1: 

“Os novos consumidores surfaram a onda da inovação digital, adotaram a conectividade, mergulharam na mobilidade, ganharam vozes diversas nas redes sociais e pediram uma nova forma de se relacionar com marcas, empresas, instituições”, explica Sandra Salgado, Doutorado em Gestão de Informação no IMS – Information Management School, na Universidade Nova de Lisboa em Co-Participação da ECA/USP.

Com o brasileiro se mostrando cada vez mais participativo e conectado, esses novos hábitos acabaram afetando diretamente a forma com que as empresas têm se relacionado com os clientes e consumidores em potencial. Um ponto de grande destaque sobre o assunto é que a hiperconectividade e toda a facilidade com a qual as pessoas trocam informações atualmente tem feito com que as tradicionais burocracias e demoras se tornem cada vez menos toleradas. (Adaptado de https://canaltech.com.br/redes-sociais/redes-sociais-os-novos-comportamentos-de-compra-e-consumo-70329/. Acesso em 18/02/2018) [protected]

 

Texto 2:

No relacionamento com o varejo, as principais atividades realizadas pelos brasileiros por meio das redes sociais são descobrir marcas (43%), pesquisar retornos (feedbacks) sobre uma marca (43%), seguir marcas favoritas (39%), entre outras. Em todas essas atividades os resultados do Brasil superam o da média global. (…)

As redes sociais são apontadas pelo consultor como um dos fatores capazes de provocar mudanças diretas no varejo. (…)(Adaptado de http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,redes-sociais-definem-decisao-de-compra-imp-,1632132. Acesso em 18/02/2018)

 

Texto 3:

De acordo com o levantamento, 77% dos consumidores informaram que as informações obtidas nas redes sociais — por meio de comentários de amigos ou nos perfis das varejistas — tiveram impacto nas suas decisões de compra.  Entre os ouvintes, 43% disseram que descobriram marcas desconhecidas ou marcas nas quais tinham interesse nas redes sociais; 43% também relataram que pesquisam sobre o retorno de uma marca. Do total, 39% seguem as marcas favoritas nas redes sociais e 35% assistem vídeos sobre marcas ou produtos nessas mídias. (Adaptado de http://www.valor.com.br/empresas/3901342/redes-sociais-influenciam-decisao-de-compra-de-77-dos-brasileiros. Acesso em 18/02/2018)

 

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Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Vantagens e desvantagens sobre a relação entre as redes sociais e o consumo.

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