No filme “Coringa”, o personagem principal (Arthur) invade a casa de um homem considerado rico na cidade de Gotham. Dentro da casa, Arthur se depara com uma sala de cinema, a qual fica fascinado. Porém, é visível a diferença de classes ali presentes, em que apenas a classe alta tinha o privilégio de frequentar tal local. Paralelamente a isso, encontra-se uma situação semelhante no Brasil, em que apenas cidades grandes possuem cinemas, onde há uma maior parcela de pessoas da classe alta. Junto a isso, a falta de investimentos do governo é algo importante a ponderar para obter uma democratização ao acesso.
Em primeiro plano, é importante destacar a centralização dos cinemas em cidades grandes. Esse fato deve-se principalmente a ida de grande parte da população para os centros urbanos, o que gerou uma certa “miopía estatal” diante das pequenas cidades.
Análogo a isso, é importante destacar a falta de atenção governamental, que optou pelo investimento em lugares de maior lucro, desconsiderando os locais onde a existência de cinemas era algo difícil de acontecer, como em cidades menos desenvolvidas.
Portanto, a presença do governo é algo de extrema importância, que deve criar leis de incentivo fiscal para diminuir os impostos no ramo cinematográfico em cidades pequenas, com o objetivo de atrair grandes empresas com um incentivo econômico. Em paralelo, o governo em parceria com o BNDES, deve oferecer empréstimos a condições melhores a empresas interessadas em investir, com o intuito de facilitar a criação de novas salas de cinema. Assim sendo, talvez mais pessoas possam ter acesso ao cinema, tal como Arthur teve o privilégio de ter.
- Gabriel Oliveira publicou 2 semanas atrás
- You must login to post comments
Ótima redação, muito bem construída, o uso dos conectivos esta perfeito.
A unica atenção que você precisa tomar é com as concordâncias nominais e verbais,(certos trechos esta no singular onde deveria estar no plural), e com o tamanho de cada parágrafo, esta desproporcional o seu desenvolvimento com a introdução e conclusão. No mais esta ótima a sua redação.
- Jonatas Ferreira corrigiu 2 semanas atrás
- You must login to post comments
Já gostei do início citando o Coringa, haha.
Enfim, minha análise:
- Poderia evitar a repetição do Artur na introdução, o trocando por algum pronome.
- De resto, excelente introdução! Apresenta muito claramente sua tese.
- Senti uma falta de desenvolvimento dos argumentos. Sinto que você tem muito mais potencial do que você escreveu nesse parágrafo.
- Senti falta do “como” na sua intervenção. De que lugar sairá o suprimento para garantir que este incentivo fiscal não promova um rombo fiscal? Ademais, alguns corretores podem implicar com seu detalhamento.
Minha nota:
C1 -> 200 – Sem erros grandes de português.
C2 -> 120 – Apresentou repertório produtivo na introdução… E parou por ai.
C3 -> 120 – Motivo similar ao da C2. A falta de repertório prejudicou o projeto do texto.
C4 -> 200 – Sem erros notórios de coesão.
C5 -> 140 – Eu sei que não há 140 nas opções dos corretores, mas, para mim, ficaria entre 120 e 160, dependerá do corretor.
- Igor Augusto corrigiu 2 semanas atrás
- You must login to post comments
Você precisa fazer login antes para publicar.