“Eu acredito que podemos mudar o mundo através da alimentação”. A frase é da Bela Gil, chef de cozinha e apresentadora, que defende uma alimentação consciente e saudável, em meio a tanto desequilíbrio nutricional. De fato, a sociedade atual está cada vez mais acelerada, o que faz com que as pessoas tenham pouco tempo para se alimentar, levando a uma alimentação resumida a produtos industrializados e aos famosos fast-foods.
De acordo com o Ministério da Saúde, 1 em cada 5 brasileiros está obeso, o que contribui para o aumento de hipertensão e diabetes. Um dos fatores mais relevantes é a mudança dos hábitos alimentares entre a população, já que, com pouco tempo para comer, as pessoas deixaram de fazer as refeições em casa e passaram a optar por comidas prontas, que acabam sendo mais rápidas e mais calóricas. Com o tempo cada vez mais apertado, as pessoas deixaram de fazer suas refeições na mesa e de comer com calma e prestando atenção no que está ingerindo para comer em qualquer lugar, algo quase sempre já pronto, sem fazer a correta mastigação, praticamente engolindo o alimento, o que influencia no aumento de casos de obesidade no Brasil.
Outro fator que influencia diretamente no aumento de pessoas obesas são as noites com baixa qualidade do sono, pois a melatonina, responsável pelo sono reparador, faz com que as células consigam mobilizar gorduras de forma adequada. Mas, atualmente, não tem sido fácil chegar nesse estágio do sono, quando a tensão e o estresse do dia a dia estão mais intensos, as pessoas acabam não conseguindo se desligar do celular e interrompendo o sono, acordando várias vezes durante a noite, acarretando mais cansaço, e a pessoa acaba sentindo a necessidade de consumir mais alimentos.
Portando medidas são necessárias para resolver esse problema. O Ministério da Saúde deverá criar campanhas para o incentivo à alimentação caseira e cada vez mais natural, além de mostrar os malefícios da obesidade. A televisão, em parceria com as mídias sociais, deverá criar campanhas para mostrar a população como as comidas prontas fazem mal para o organismo. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora na qualidade de vida e a redução da obesidade na população brasileira.
- Maria Luiza Berner publicou 2 semanas atrás
- You must login to post comments
Muito boa sua dissertação. Parabéns!
- Di Soares corrigiu 2 semanas atrás
- You must login to post comments
Você precisa fazer login antes para publicar.