Promulgada em 1988, a Constituição Federal do Brasil assegura a todos os indivíduos do país em seu artigo 6º, o direito à cultura. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que a Carta Magna apresenta, uma vez que no Brasil existem barreiras que dificultam o acesso democrático ao cinema. Esse cenário antagônico é fruto tanto do baixo investimento estatal, quanto da fragilidade econômica baixa da população brasileira. Diante disso, é fundamental a discussão desses aspectos a fim do pleno funcionamento da sociedade.
A priori, é fulcral ressaltar o déficit de capital inserido pelo Estado na seara audiovisual. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da sociedade, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Nesse aspecto, a negligência estatal corrobora com o oligopólio dos cinemas privados, que cobram tarifas elevadas, impossibilitando o acesso de parte da população nacional ao cinema, sobretudo em cidades no interior.
Ademais, é imperativo pontuar a carência financeira da maioria da população do Brasil como impulsionador da problemática. De acordo com a agência estatal, Ancine, grande parte das salas de cinema se concentram em shopping centers, ou seja, estão presentes em sua maioria nas capitais e cidades de médio e grande porte. Desse modo, cidades interioranas acabam não possuindo salas de cinema. Entretanto, aplicativos como o Netflix, acabam possibilitando o acesso da população mais carente há uma gama de filmes e afins, porém, com atraso em relação a grandes cidades.
Portanto, são necessárias medidas exequíveis que visem a democratização do cinema no Brasil. Para tanto, necessita-se que o Tribunal de Contas da União direcione capital, que por meio do Ministério da Cidadania, será revertido na construção de cinemas comunitários em cidades de pequeno porte, principalmente em bairros periféricos, com o intuito de exibir peças cinematográficas gratuitamente, além de disponibilizá-las em uma plataforma digital. Desse modo, o direito constitucional da cultura e do lazer terá eficácia e o acesso ao cinema será democrático no Brasil.
- Jercyanne Dias publicou 1 mês atrás
- You must login to post comments
Excelente redação, porém achei que faltou evidenciar a distinção dos argumentos no D1 e D2 pois estão muito interligados. Um dos motivos que torna necessário o investimento estatal devido a condição financeira precária da população.
Além disso, vc relacionou a plataforma Netflix como solução alternativa para as pessoas carentes sem questionar ou ressaltar o custo da assinatura mensal, e a necessidade de possuir sinal, e aparelhos televisores nas residencias (Você poderia usar esse argumento como alternativa para a população mais afastada dos centros culturais).
Acredito que só esses fatores mesmo podem reduzir sua nota, para mim seria uma redação nota 1000, mas pode acontecer de variar, 960,980 ou 1000 mesmo por serem dois corretores.
Att.
- Joyce Bender corrigiu 1 mês atrás
- Muito obrigada! Espero que assim seja. Abraço.
- You must login to post comments
Gostei bastante! Você demonstrou repertório e articulou tudo muito bem diante do tema proposto. Achei que você se perdeu um pouco quando disse que a Netflix seria uma saída para quem não tem muitos recursos. Creio que sua nota pode variar entre 920 e 960.
- Almir Cadena corrigiu 1 mês atrás
- You must login to post comments
Texto bem construído, com poucos desvios, mas a semelhança entre os dois tópicos frasais é grande, somada ao fato da menção á Netflix, que não caracteriza uma opção áqueles que não vão ao cinema muitas vezes. No mais, excelente texto!
- Milena Porto corrigiu 1 mês atrás
- Pode corrigir a minha redação, por favor? https://psalm.escreveronline.com.br/redacoes-comunidade/redacao/democratizacao-do-acesso-a-cultura-no-brassil-enem-2019 Gratidão
- You must login to post comments
Texto bem construído, com poucos desvios, mas a semelhança entre os dois tópicos frasais é grande, somada ao fato da menção á Netflix, que não caracteriza uma opção áqueles que não vão ao cinema muitas vezes. No mais, excelente texto!
- Milena Porto corrigiu 1 mês atrás
- You must login to post comments
Otimo texto e argumentos muito bem estruturados, não vejo problemas, quanto a gramatica não sei ao certo, por que não tenho mt certeza nessa competencia, mas ao meu ver tbm está perfeita.
- Danilo Augusto Gomes corrigiu 1 mês atrás
-
Pfvr corrija a minha
- You must login to post comments
Você precisa fazer login antes para publicar.