Antes das redes sociais aparecerem, o mundo sabia diferenciar o que poderia vir a ser público, após a chegada das redes sociais nota-se uma distorção do privado e do público. Cada vez mais as pessoas expõem suas vidas, com fotos, vídeos, postagens, comentários e suas opiniões, isso mostra como viver em rede hoje em dia pode ser um risco a vida privada.
Figuras públicas que tem nas redes sociais como principal meio de trabalho, são uma prova da distorção do privado e do público. O youtuber Christian Figueiredo, expõe sua vida em todos os seus vídeos, como se fosse um reality show, não deixando espaço para uma vida privada. Outro exemplo de youtuber que sofre dessa distorção é o Lubatv, que precisou tirar uma longa pausa da internet para ter um tempo só para ele. Nota-se que as pessoas estão precisando sair das redes sociais para se sentirem elas mesmas, sem a pressão de parecerem sempre perfeitas, para quem está do outro lado da tela.
Por outro lado, a internet e as redes sociais, não são de todo ruim. Em 2015 um usuário do Reddit, teve a sua vida salva após detectar envenenamento por carbono, com a ajuda dos comentários em sua postagem, isso não seria possível se ele não falasse sobre sua vida privada, casos assim são cada vez mais normais. Nota-se o quanto as redes sociais podem ser benéficas se usadas de forma correta e sem exageros.
Levando-se em consideração esses aspectos, é possível ver que não há muitos limites entre o público e o privado nas redes sociais. E isso tem benefícios e malefícios, fazer campanhas sobre uso consciente das redes sociais pode ser uma maneira de resolver esses malefícios, assim como, a desnaturalização de expor tudo que acontece na internet.
livia mota
oii
Bom pelo o que eu percebi voce poderia usar mais conectivos que esta na C4 como: portanto. por conseguinte, desse modo ,conquanto.. no ultimo paragrafo C5 vou te da uma dica para que voce consiga seus 200 pontos nessa competencia
Pode colocar do seu jeito de acordo com essa ideia aqui que acho legal:
Por conseguinte, médicos, vereadores e pacientes devem inconforma-se bem como engajarem-se no ato de criarem palestras e campanhas sobre a importância da saúde pública, juntamente com o Ministério da Saúde e o Conselho da Saúde,de modo que reúnam-se em videoconferência,com a finalidade de conceber o Instituto da Saúde Pública (ISP),o qual lutará pela formação do Conselho e Fundo, de modo que não só o Legislativo apóie mas também o Executivo a financie. A fim de que faça valer as garantias constitucionais divergente do denominado “Sob Pressão”
VOCE CRIA UM INSTITUTO PODE TAMBEM RETOMAR AO REPERTORIO E INICIANDO COLOCANDO COMO NESSES EXEMPLO 3 PESSAOS QUE FARA TAMBEM AS ACOES JUNTAMENTE COM a Secretaria, MINISTERIO …
Arthur Neiva
Olá. Analisando seu texto é perceptível observar aspectos que demonstram uma falta de contato com o tipo textual oriundo, possivelmente, da falta de prática. (Nada que o estudo constante não resolva)
Veja bem, essa temática mostra-se complexa para se trabalhar em um texto, haja vista que não demonstra um problema social bem definido e abre margem para interpretações equivocadas. Por isso, é importante uma boa estratégia textual com uma tese clara e objetiva.
Comentário da Introdução
Você começa com uma possível alusão temporal que não se justifica e deixa o texto confuso. “Antes que as redes sociais aparecerem” antes quando? Há 10, 20, 30 anos? “o mundo conseguia diferenciar o que vir a ser público” o mundo quem? Como isso ocorria?
Entende? Seja clara para começar um texto cite, por exemplo, uma alusão história ou literária que esteja realmente presente na realidade humana. Isso fará que seu texto tenha solidez.
Não somente isso, é importante ter uma boa conexão com a temática abordada no texto para não deixar suas ideias desconexas. Na introdução é importante ter uma tese clara para introduzir os argumentos. Veja no seu texto:
“Cada vez mais as pessoas expõem suas vidas, com fotos, vídeos, postagens, comentários e suas opiniões, isso mostra como viver em rede hoje em dia pode ser um risco a vida privada”
De que forma isso acontece? Você tem um esqueleto de tese, mas ainda é preciso ser mais clara é específica. Lembre-se que a exposição deve ser “agarrada” à temática trabalhada. Deve ser objetiva e profunda.
Veja como redações nota +900 articulam suas
introduções e teses para compreender com mais clareza
Comentário do Desenvolvimento:
Seu desenvolvimento carece de uma estratégia argumentativa. O que você defende no segundo parágrafo? Seus exemplos não são alusivos para um texto argumentativo, pois são desconexos. Veja:
“Figuras públicas que tem nas redes sociais como principal meio de trabalho, são uma prova da distorção do privado e do público. O youtuber Christian Figueiredo, expõe sua vida em todos os seus vídeos, como se fosse um reality show, não deixando espaço para uma vida privada”
Como isso acontece? Por que isso é relevante para o argumento? Por que esse tipo de comportamento é maléfico?
“Lubatv, que precisou tirar uma longa pausa da internet para ter um tempo só para ele.” Quem? Por que?
Entende? É importante ter uma tese clara no argumento. São muitas ideias desconexas que não deixam clara sua ideia.
“Nota-se que as pessoas estão precisando sair das redes sociais para se sentirem elas mesmas, sem a pressão de parecerem sempre perfeitas, para quem está do outro lado da tela.” Por que? Você não explica o motivo dessa dissociação entre público e privados ser maléfica. Deve ser claro e contido no texto. Não pode ficar “sub-intendido”
“Por outro lado, a internet e as redes sociais, não são de todo ruim.” Como assim? Você não esclareceu os malefícios do uso indiscriminado das redes.
“Em 2015 um usuário do Reddit, teve a sua vida salva após detectar envenenamento por carbono, com a ajuda dos comentários em sua postagem”
Quem? Que jornal divulgou esse acontecimento? De onde veio isso?
Para um bom desenvolvimento é importante ter uma ideia clara sobre o que será defendido. Por exemplo: Se há uma dissociação maléfica entre público e privados nas redes, oriente-se por perguntas de “Como isso acontece?”, “Por que isso ocorre”, “Qual a implicação disso”…
Comentários sobre a conclusão:
Na conclusão do Enem é importante conter uma prática de intervenção que amenize ou solucione a problemática apontada nos argumentos. Especificamente é necessário conter 5 elementos para a nota máxima. São eles: Quem deve fazer? O que deve ser feito? Como fazer? Qual o resultado dessa intervenção? E, por fim, deve conter um detalhe de um dos elementos.
Na sua conclusão não é possível observar esses 5 elementos, mas apenas o que deve ser feito sem o devido detalhamento.
Com tudo supracitado, sua nota é
Competência 1 = 160
Competência 2 = 120
Competência 3 = 120
Competência 4 = 120
Competência 5 = 80
Nota = 600
Continue com a prática constante que você vai melhorar. Leia redações +900 para um contato aprofundado com a redação argumentativa.