Aprendiz

Viver em rede: limite entre privado e público

  • 0

Em 1949, foi publicado um dos mais atuais livros da contemporaneidade, intitulado “1984”. George Orwell, exímio escritor, quis  mostrar em seu livro uma sociedade distópica na qual ações e pensamentos eram vigiados 24h por dia. Porém, devido ao crescente uso de câmeras em vários lugares e a constante insegurança trazida por vazamentos de dados de usuários na rede, fazem com que essa distopia seja presente nos dias de hoje.

Em primeira análise, com a chegada da internet, atrelada a globalização, muitas barreiras foram quebradas; como a do idioma. Entretanto, com essa quebra de barreira, houve também, a quebra da segurança; segundo pesquisas feitas pela central de inteligência americana (CIA), com a chegada da globalização, houve um aumento significativo no número de assaltos nos EUA, analogamente,  gerando um aumento no número de câmeras nas ruas e trazendo uma sensação de segurança nas pessoas.

Todavia, até quando vai essa segurança? Vale ressaltar que na distopia de Orwell, as pessoas apresentavam a mesma sensação de segurança, até serem escravizadas por ela própria. Ademais, trazendo o livro à realidade, um ex-técnico da CIA, Edward showden, foi acusado de traição contra os Estados Unidos após vazar dados de que a inteligência americana espionava, por meio das câmeras de aparelhos eletroeletrônicos, a privacidade da população Americana.

Portanto, é evidente que essa sensação de segurança é ilusória. Então, se quisermos ter verdadeira segurança, devemos cobrar o governo brasileiro pela limitação e redistribuição de câmeras de segurança, em lugares estratégicos, além de cobrar aos devidos donos de redes sociais, indenização caso venhamos a sofrer com vazamentos de dados. Destarte, poderemos nos afastar da distopia de Orwell tão presente e atual.

Compartilhar

3 Correções

  1. Eu gostei da redação, mas no último parágrafo há carência de informações. Como foi dito acima, é necessário detalhar. Por exemplo, de que forma a cobrança será feita (a diversas maneiras, no caso). Qual a finalidade da cobrança em: “além de cobrar aos devidos donos de redes sociais, indenização caso venhamos a sofrer com vazamentos de dados.”?
    Enfim, mas a redação ficou ótima! A última frase estabeleceu uma boa relação entre o início e o final da redação.

    • 1
  2. Boa tarde!
    Redação com bastante assuntos.

    Sua introdução está boa;
    Desenvolvimento tem que ser mais detalhado. Vc tem que fazer ele com 3 ou 4 períodos e no desfecho final ser mais critico. Você fez explicou mais não achei com muita criticidade não.

    Sua intervenção está incompleta.
    Tenta fazer uma conclusão com todos os quesitos pedido numa redação do enem.

    AGENTE
    AÇÃO
    MEIO/MODO
    DETALHAMENTO
    FINALIDADE….

    Olha os modelos de redação no youtube e no meu meu canal….

    Continue a escrever que vc chegara a nota máxima….

    C1 = 180
    C2 = 180
    C3 = 160
    C4 = 180
    C5 = 180 ============880

    • 1
  3. Sua redação está muito bem elaborada, mas creio que se deve fazer uma troca melhor nas palavras pra dá um sentido completo. Percebi que há bastante citações e bastante conhecimento sobre o tema, mas tenha cuidado na parte das perguntas, é bem bacana fazer o uso delas, porém há riscos como a resposta tem que estar contida na própria pergunta.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.