Vive no século xx!: Os limites entre o público e o privado

  • 0

A internet surgiu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria, no qual dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos exerciam enorme controle e influência no mundo. Nesse contexto, a parti daquele período o uso da internet foi se difundido pelo mundo todo e hodierno é indispensável no meio social. Dessa forma, em função dessa realidade é importante analisar dois casos para que seja possível maximizar o uso do ciberespaço no Brasil.

A princípio, como o principal objetivo do governo é garantir direitos indispensáveis às pessoas, faz-se relevante que ele aplique políticas públicas energéticas voltadas a uma harmonia no mundo cibernético. Por esse ângulo, na obra Leviatã do escritor Thomas Hobbes, aborda o papel do Estado em manter uma ordem social, por esse ângulo, fazendo um paralelo a essa ideia, o poder público deve efetivar ações no que tange o viver em rede no século xx! no país. Assim, no atual panorama que o país se encontra, o papel do Estado é de suma importância.

Ademais, a posição da sociedade frente ao ambiente cibernético deve ser de forma consciente. Nessa perspectiva, Aristóteles, grande pensador da antiguidade defende a importância do conhecimento para obtenção da plenitude da essência humana, então, para usar a internet de forma responsável, a população precisa  pensar criticamente e agir conforme o ideal aristotélico.

Portanto, de acordo com o posicionamento assumido, o governo brasileiro deverá desenvolver planos de harmonização no que tange a internet e o meio social, por meio de profissionais capacitados e leis que regulam esse cenário e, caberá à população usar a rede conscientemente, isso tudo é para o objetivo de o viver em rede se torne o mais agradável possível. Nessa instância, é provável que com o tempo a situação tende a melhorar no que diz respeito a internet no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oii, bom dia!!
    Seu texto esta bom em relação as alusões, como citar pensadores e fatos da história, porem senti falta do tema em si, ao longo do seu texto, afinal quais são os limites entre o publico e o privado? Não encontrei isso ao longo da sua redação.
    Outro ponto, esse tipo de tema exige um posicionamento, sua opinião de forma implícita no texto, mas que o corretor consegue ver o seu pensamento, esses temas são cobrados por vestibulares, como o da Unesp, o qual não exige uma proposta de intervenção na sua conclusão.
    Se o seu foco é o Enem, sugiro temas problemas, aqueles que precisam da proposta de intervenção.
    Não consigo dar uma nota, afinal não sei qual modelo de correção você queria que usasse (Enem ou Unesp).
    Contudo, sua escrita e muito boa, só precisa “decidir” o modelo de texto que quer seguir, ou seja:
    Enem: utilizar um tema problema
    Unesp e outros vestibulares: Analisar o que e cobrado por cada banca, e englobar TODO o tema.
    Boa semana!!

    • 1
  2. Portanto, de acordo com o posicionamento assumido, o governo brasileiro deverá desenvolver planos de harmonização no que tange a internet e o meio social, por meio de(1) profissionais capacitados e leis que regulam esse cenário e, caberá à população usar a rede conscientemente, isso tudo é para o objetivo de o(2) viver em rede se torne o mais agradável possível. Nessa instância, é provável que com o tempo a situação tende a melhorar no que diz respeito a internet no país.

    1- Troque essa expressão por “ através de “
    2- Troque isso tudo é para o objetivo de o viver em rede se torne o mais agradável’’ por : “Somente assim, a rede poderá ser o mais agradável possível ”

    Gostei muito do texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.