No filme, “Cidade de Deus”, de origem brasileira, é mostrada uma realidade de um grupo de jovens negros que crescem em meio à um contexto de violência e criminalidade durante a ascensão de grandes grupos criminosos nessas localidades. Visto isso, em consonância com este panorama, está o atual cenário de grandes regiões metropolitanas brasileiras. Nesse viés, em que um ineficaz setor judiciário somado à falta de investimentos estatais nos setores de segurança, configuram a formação de uma malha urbana padronizada pela alta incidência criminal e de violência.
Em primeiro plano, é evidente que a falta de investimentos públicos no setor de segurança esteja entre as causas da situação. Assim, de acordo com o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da Justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros à todos os setores, promovendo o acesso à uma vida digna a todos os cidadãos. Contudo, seguindo está lógica de pensamento, se torna notório que esse comportamento não está presente no poder estatal brasileiro, nesse viés, em que o baixíssimo capital destinado à manutenção das forças policiais é, muitas vezes, abaixo do que é necessário para a atuação do supracitado órgão de forma eficiente, de tal modo, que a utilização de equipamentos defeituosos, e serviços de atendimento precários ainda configuram a atual situação dos corpos de segurança urbana de todo país.
Outrossim, um deficiente sistema judiciário também atua para a perpetuação do empasse. Desse modo, o atual contexto de inoperância da esfera jurídica exemplifica a teoria das “Instituições Zumbis”, elaborada pelo filósofo Zygmunt Bauman, que afirma a existência dos supramencionados órgãos, contudo, não exercem seu devido papel social. Dado que, sua total ineficiência, no que concerne a atribuições de penas mais rígidas e um processo de julgamento e condenação mais rápido e democrático, resulta na maior incidência de violência nos grandes aglomerados urbanos.
Infere-se, portanto, que medidas públicas são imperiosas para elucidar o problema. Para isso, é necessário que o governo federal juntamente ao Ministério da Economia, a partir de projetos de lei que tem como objetivo proporcionar maiores investimentos aos corpos policiais do país, ofereça uma melhor infraestrutura a este órgão para, assim, tornar sua ação mais efetiva, proporcionando uma redução significativa de violência nas grandes metrópoles. Ademais, também é cabível ao Ministério da justiça, por meio de reformas no setor jurídico, garanta que seu papel social seja realizado com eficácia, com a finalidade de impor as devidas punições aos indivíduos que possuem um modelo comportamental prejudicial ao coletivo. Logo, será possível a formação de uma sociedade mais democrática e distante da mostrada no filme “A cidade de Deus”.
ANGELMUSIC
BOA NOITE, TUDO BEM?
Tema bom. Vamos lá !!!!!
Redação estruturada quanto á argumentação
Possui conectivos
parágrafos coesos
Ideais/ pensamentos explícitos
Presença de outras áreas do conhecimento
Conclusão desenvolvida
Tópicos frasais estruturados
**** CORREÇÃO EDITADA *****
INTRODUÇÃO:
[1] No filme, “Cidade de Deus”, de origem brasileira, é mostrada uma realidade de um grupo de jovens negros que crescem em meio [2] à um contexto de violência e criminalidade durante a ascensão de grandes grupos criminosos nessas localidades. Visto isso, em consonância com este panorama, está o atual cenário de grandes regiões metropolitanas brasileiras. Nesse viés, em que um ineficaz setor judiciário somado à falta de investimentos estatais nos setores de segurança, configuram a formação de uma malha urbana padronizada pela alta incidência criminal e de violência.
CORREÇÃO:
[1]: Não há necessidade de virgula aqui.
[2]: Gramática Geral … “Á UM” —-> Se não se refere a horas não se utiliza a crase. Substituir por: a um
OBS: Cuidado com o tamanho do parágrafo para não exceder a quantidade de linhas.
DESENVOLVIMENTO 01:
Em primeiro plano, é evidente que a falta de investimentos públicos no setor de segurança esteja entre as causas da situação. Assim, de acordo com o filósofo John Rawls, em sua obra “Uma teoria da Justiça”, um governo ético é aquele que disponibiliza recursos financeiros [1] à todos os setores, promovendo o acesso [2] à uma vida digna a todos os cidadãos. Contudo, seguindo está lógica de pensamento, se torna notório que esse comportamento não está presente no poder estatal brasileiro, nesse viés, em que o baixíssimo capital destinado à manutenção das forças policiais é, muitas vezes, abaixo do que é necessário para a atuação do supracitado órgão de forma eficiente, de tal modo, que a utilização de equipamentos defeituosos, e serviços de atendimento precários ainda configuram a atual situação dos corpos de segurança urbana de todo país.
CORREÇÃO:
[1]: Substituir por: a todos ( SEM CRASE)
[2]: Gramática Geral… Substituir por: a uma
OBS: Mas uma vez cuidado com o tamanho do parágrafo, pois o mesmo excedeu a a quantidade de linhas cobradas. ATENTE-SE A ESSE REQUISITO.
DESENVOLVIMENTO 02:
Outrossim, um deficiente sistema judiciário também atua para a perpetuação do empasse. Desse modo, o atual contexto de inoperância da esfera jurídica exemplifica a teoria das “Instituições Zumbis”, elaborada pelo filósofo Zygmunt Bauman, que afirma a existência dos supramencionados órgãos, contudo, não exercem seu devido papel social. Dado que, sua total ineficiência, no que concerne a atribuições de penas mais rígidas e um processo de julgamento e condenação mais rápido e democrático, resulta na maior incidência de violência nos grandes aglomerados urbanos.
CORREÇÃO:
> Parágrafo estruturado tanto nas ideias quanto na estrutura paragrafal
>Presença dos três períodos necessários
CONCLUSÃO:
Infere-se, portanto, que medidas públicas são imperiosas para elucidar o problema. Para isso, é necessário que o [1] governo federal juntamente ao Ministério da Economia, a partir de projetos de lei que tem como objetivo proporcionar maiores investimentos aos corpos policiais do país, ofereça uma melhor infraestrutura a este órgão para, assim, tornar sua ação mais efetiva, proporcionando uma redução significativa de violência nas grandes metrópoles. Ademais, também é cabível ao Ministério da justiça, [2] por meio de reformas no setor jurídico, garanta que seu papel social seja realizado com eficácia, com a finalidade de impor as devidas punições aos indivíduos que possuem um modelo comportamental prejudicial ao coletivo. Logo, será possível a formação de uma sociedade mais democrática e distante da mostrada no filme “A cidade de Deus”.
CORREÇÃO:
[1] : Substitua por: Governo Federal ( COM A LETRA INICIAL MAIÚSCULA).
[2]: ”por meio de” é uma expressão prolixa. É preferível dizer ”por” ou ”através de” ——–> DICA ESTILÍSTICA.
Presença de todos os agentes conclusivos.
* DICA:
Te aconselho a elaborar somente uma proposta de intervenção que resolva ambos os problemas. Dese modos ficará mais completa e objetiva, evitando assim, de ocorrer o esquecimento de algum agente conclusivo.
*** OBSERVAÇÃO DA CONCLUSÃO:
Cuidado pois a mesma está maior do que os demais parágrafos isso não pode ocorrer, você perderá ponto na competência 3 e 4.
___________________________ ESTRUTURA PARÁGRAFAL___________________
*INTRODUÇÃO: 5 Á 6 LINHAS
* DESENVOLVIMENTO 1: 7 Á 8 LINHAS
*DESENVOLVIMENTO 2: 7 Á 8 LINHAS
* CONCLUSÃO: 7 LINHAS
———–> CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA < ———–
Competência 01: 160
Competência 02: 120
Competência 03: 160
Competência 04: 160
Competência 05: 180
ESPERO TER AJUDADO ^-^
NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS E MUITO MENOS DE PRATICAR, POIS COMO AFIRMA Charlie Chaplin:
" A persistência leva ao sucesso com êxito"
BOA NOITE =) =D
marin4reis
Minha primeira correção e eu não sei dar notas. Mas com o que sei vou tentar ajudar:
tua argumentação é muito boa e soube compreender a proposta dada, mas pode trazer sempre exemplos do presente, algo que aconteceu recentemente, tens que tomar cuidados com as letras maiúsculas em inicio de certas palavras como: “governo federal”.
sofiagaia
Competência 1: Domínio da norma padrão de língua portuguesa.
Sua redação está ótima, mas houve alguns pequenos erros.
“No filme, “Cidade de Deus”: Não se utiliza vírgula nesse caso, pois o uso da vírgula serve para marcar o deslocamento de um termo na frase, e “Cidade de Deus” é o nome do filme e não precisa ser separado.
“é necessário que o governo federal”: Governo Federal precisa de letras maiúsculas, pois se trata de um nome de uma instituição.
“Ministério da justiça”: Mesma coisa. Precisaria de letra maiúscula em “Justiça”.
“Para isso, é necessário que o governo federal juntamente ao Ministério da Economia,”: Necessita de vírgula antes do “juntamente”. “Para isso, é necessário que o Governo Federal, juntamente do Ministério da Economia”.
“Nesse viés, em que um ineficaz setor judiciário somado à falta de investimentos estatais nos setores de segurança, configuram a formação de uma malha urbana padronizada pela alta incidência criminal e de violência.”: Necessita de vírgula antes de “somado”, pois está separando dois motivos.
“Empasse”: Existe na língua portuguesa, mas a palavra é uma extensão do verbo “empar” que significa sustentar (videira, parreira, feijoeiro etc.) por meio de varas ou estacas. Portanto, creio que não teve coerência com o texto. O correto seria “impasse”.
Nota: 160 pontos.
Competência 2: Compreensão da proposta da redação.
Sua redação atende aos requisitos, uma vez que está muito bem articulada e apresenta bons argumentos, caracterizando, assim, um compreendimento do tema.
Nota: 200.
Competência 3: Seleção e organização das informações.
As informações estão organizadas e apresentam coerência com o tema.
Nota: 200
Competência 4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
A sequência do texto foi coerente. Todavia, achei algumas partes repetitivas e desnecessárias.
Por exemplo:
“Visto isso, em consonância com este panorama, está o atual cenário de grandes regiões metropolitanas brasileiras.” : Não seria necessário utilizar o “visto isso”. Poderia ser utilizado somente o “Em consonância com este panorama”, uma vez que as duas frases são de caráter conclusivo.
Nota: 160
Competência 5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
Ótima conclusão. Apresentou o meio, o modo, e como fará para melhorar o problema. Conclusão completa.
Nota: 200
[email protected]
Olá, tudo bem?
Eu não sou profissional na correção, mas vou tentar te ajudar com o que eu sei.
Competência 1: Domínio da norma padrão da língua portuguesa.
Houve alguns pequenos desvios, como “governo federal”, você não utilizou letras maiúsculas.
Nota: 180
Competência 2: Compreensão da proposta de redação.
Nota: 200
Competência 3: Seleção e organização das informações.
Nota: 200
Competência 4: Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto.
Nota: 200
Competência 5: Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os direitos humanos.
Escolha apenas uma tese para solucionar.
Nota: 140
Você argumenta muito bem, traz ótimos repertórios e produz uma conclusão completa com os 5 itens. Parabéns, nota: 920