A Ditadura Militar, ocorrida no Brasil no ano de 1964, foi um movimento marcado por bastante violência e repressão. Hodiernamente, a sociedade brasileira encontra-se num cenário onde a taxa de violência urbana cresce cada vez mais. Nesse sentido, essa problemática se deve não somente pela pobreza e desigualdade social, como também pela negligência estatal. Sendo assim, tais fatos devem ser decorridos para que este quadro não continue a perdurar.
Em primeira análise, é lícito afirmar que o aumento da violência no Brasil envolvem fatores socioeconômicos. Conforme Dráuzio Varella afirma em sua teoria “Violência Epidêmica”, pessoas de classe baixa que vivem nada na miséria, são mais tendenciosas a entrar no mundo do crime. Dessa forma, a teoria de Varella comprova-se quando se observa que essa parcela da população veem na criminalidade a esperança de uma vida melhor, sendo assim, roubam, cometem assaltos e consequentemente a violência urbana aumenta exponencialmente. Evidencia-se então que situações de pobreza extrema podem levar de certa forma a violência.
Ademais, a falha do Estado na repreensão de crimes e atos violentos, colaboram na permanência dessa conjuntura. Sob esse viés, é nítido que o governo não investe na área da segurança como deveria, haja vista que os policiais não recebem muito bem. Diante disso, Nicolau Maquiável diz em seu livro “O Príncipe”, que é dever e obrigação suprema do governante proteger o país que governa. Todavia, a falha e a negligência por parte do Estado impossibilita assegurar e proteger a nação verde amarela.
Portanto, para que o número de casos de violência urbana possa vir a diminuir, urge que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Justiça invista na área de segurança por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Tal projeto deve visar o aumento no salário de profissionais da área, e o reaparelhamento de policiais e seguranças. Cabe também ao Governo Federal, destinar recursos econômicos para a população mais pobre, para que pouco a pouco ela avance para uma vida mais estável e assim, jovens e crianças percebam que a violência não é e nunca será a melhor opção.
LuluRodriguesIniciante
Violência urbana no Brasil
Compartilhar
cartola682
A Ditadura Militar, ocorrida no Brasil(1) no ano de 1964, foi um movimento marcado por bastante violência e repressão. Hodiernamente, a sociedade brasileira encontra-se num cenário onde a taxa de violência urbana cresce cada vez mais. Nesse sentido, essa problemática se deve(2) não somente pela pobreza e desigualdade social, como também pela negligência estatal(9). Sendo assim, tais fatos devem ser decorridos para que este quadro não continue a perdurar.
1 – Vírgula para separar local e data.
2 – se deve à pobreza e à desigualdade (‘deve’ precisa de preposição).
9 – tese por causas: Causa 1: pobreza e desigualdade social Causa 2: negligência estatal.
Em primeira análise, é lícito afirmar que o aumento da violência no Brasil envolvem fatores socioeconômicos. Conforme Dráuzio Varella afirma em sua teoria “Violência Epidêmica”, pessoas de classe baixa que vivem nada na miséria, são mais tendenciosas a entrar no mundo do crime. Dessa forma, a teoria de Varella comprova-se quando se observa que essa parcela da população veem(11) na criminalidade a esperança de uma vida melhor, sendo assim, roubam, cometem assaltos e consequentemente a violência urbana aumenta exponencialmente. Evidencia-se(3) então (3)que situações de pobreza extrema podem levar de certa forma a(10) violência.
3 – Vírgula
10 – à violência
11 – Generalização. Nem todas as pessoas pobres veem a criminalidade dessa forma. Isso te prejudica na competência 3.
Observação: repetição da palavra violência em linhas próximas e no mesmo parágrafo.(competência 4)
Ademais, a falha(4) do Estado na repreensão de crimes e atos violentos,(5) colaboram na permanência dessa conjuntura. Sob esse viés, é nítido que o governo não investe na área da segurança como deveria, haja vista que os policiais não recebem muito bem. Diante disso, Nicolau Maquiável diz em seu livro “O Príncipe”,(7) que é dever e obrigação suprema do governante proteger o país que governa. Todavia, a falha e a negligência por parte do Estado impossibilita(8) assegurar e proteger a nação verde amarela.
5 – sem vírgula(separando sujeito de predicado)
4 – as falhas do Estado / colaboram
7 – sem vírgula(separando verbo de complemento)
8 – falha e a negligência / impossibilitam
Competência 3: Você deu um exemplo dos policiais que não recebem muito bem. No entanto, poderia ter dado mais exemplos que demonstrassem o porquê você acredita que o Estado é falho para aprofundar a argumentação.
Observação: repetição da palavra falha, Estado, proteger; além da redundância em “governante proteger o país que governa.(competência 4)
Portanto, para que o número de casos de violência urbana possa vir a diminuir(finalidade), urge que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Justiça(agente) invista na área de segurança (ação)por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados(meio). Tal projeto deve visar o aumento no salário de profissionais da área(12), e o reaparelhamento de policiais e seguranças.(detalhamento)(13) Cabe também ao Governo Federal(agente 2), destinar recursos econômicos para a população mais pobre(ação 2), para que pouco a pouco ela avance para uma vida mais estável(finalidade 2) e assim, jovens e crianças percebam que a violência não é e nunca será a melhor opção.(detalhamento 2)
12 – evitar repetições de palavras próximas
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 160
C5: 180
880
Gildeanerose
Boa tarde! Espero poder ajudar.
Introdução- Sem erros.
Desenvolvimento 1-
Ausência de conectivo no inicio do segundo período.
Ex=… No que se refere a isso, Dráuzio Varella afirma em sua…
C4
Repetição do conectivo “sendo assim,…” no ultimo período da introdução e no terceiro período do desenvolvimento 1.
Ex= pode substituir por: posto isto, isto posto, assim, portanto, por isso, por conseguinte, então, à vista disso, logo, consequentemente, destarte, desta forma, deste jeito, deste modo, desta maneira, dessa forma, desse jeito, desse modo, dessa maneira.
C4
Desenvolvimento 2-
Pontuação- “Ademais, a falha do Estado na repreensão de crimes e atos violentos, colaboram na permanência dessa conjuntura…”
Correto= Retirar vírgula após violentos.
C1
Conclusão
Pleonasmo- “..urge que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Justiça…”
Correto= urge que o Governo Federal com o Ministério da Justiça ou urge que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Justiça.
C1
Expressão prolixa- “…por meio de…”
Correto= através de…
C1
Ausência de conectivo- “… Tal projeto deve visar o aumento no salário de profissionais da área, e o reaparelhamento de policiais e seguranças…”
Correto= Ex.: Dessa forma, tal projeto deve visar o aumento no salário de profissionais da área, e o reaparelhamento de policiais e seguranças.
C4
Ausência de conectivo- “… Cabe também ao Governo Federal, destinar recursos econômicos para a população mais pobre, para que pouco a pouco ela avance para uma vida mais estável e assim, jovens e crianças percebam que a violência não é e nunca será a melhor opção…”
Correto= E ainda, cabe ao Governo…
C4
Parabéns! Só mesmo alguns errinhos de coesão, pela falta ou repetição de algum termo e c1 só da mais uma revisada em vírgula e algumas expressões que podem ajudar a tornar mais direta sua redação.
C1 180
C2 200
C3 200
C4 160
C5 200
940
Espero ter ajudado!
eduardasoarres
A Ditadura Militar, ocorrida no Brasil no ano de 1964, foi um movimento marcado por bastante violência e repressão. Hodiernamente, a sociedade brasileira encontra-se num cenário onde a taxa de violência urbana cresce cada vez mais. Nesse sentido, essa problemática se deve não somente pela pobreza e desigualdade social, como também pela negligência estatal. Sendo assim, tais fatos devem ser decorridos para que este quadro não continue a perdurar.
REPERTORIO- OK
TESES- OK
C1- OK
TEMA- OK
Em primeira análise, é lícito afirmar que o aumento da violência no Brasil envolvem (ENVOLVE, NO SINGULAR) fatores socioeconômicos. Conforme Dráuzio Varella afirma em sua teoria “Violência Epidêmica”, pessoas de classe baixa que vivem nada na miséria, são mais tendenciosas a entrar no mundo do crime. Dessa forma, a teoria de Varella comprova-se quando se observa que essa parcela da população veem (VÊ É O CERTO) na criminalidade a esperança de uma vida melhor, sendo assim, (INSIRA UM PONTO FINAL PARA FAZER A LIGAÇÃO COM CONECTIVOS E COM LETRA MAIÚSCULA NO INICIO) roubam, cometem assaltos e consequentemente a violência urbana aumenta exponencialmente. Evidencia-se então que situações de pobreza extrema podem levar de certa forma a violência.
REPERTÓRIO- OK
LIGAÇÃO COM A TESE- X (DEIXE SUA TESE, DE FORMA MAIS CLARA)
MANUTENÇÃO TEMÁTICA- OK
C1- X
ARGUMENTAÇÃO- OK
Ademais, a falha do Estado na repreensão de crimes e atos violentos, colaboram na permanência dessa conjuntura. Sob esse viés, é nítido que o governo não investe na área da segurança como deveria, haja vista que os policiais não recebem muito bem. Diante disso, Nicolau Maquiável diz em seu livro “O Príncipe”, que é dever e obrigação suprema do governante proteger o país que governa. Todavia, a falha e a negligência por parte do Estado impossibilita (IMPOSSIBILITAM, VOCÊ ESTÁ SE REFERINDO A DUAS COISA, ESTÁ NO PLURAL) assegurar e proteger a nação verde amarela.
REPERTÓRIO- OK
LIGAÇÃO COM A TESE- OK
MANUTENÇÃO TEMÁTICA- X (APLIQUE SEMPRE O TEMA NO SEU DESENVOLVIMENTO)
C1- X
ARGUMENTAÇÃO- X (MOSTRE MAIS O QUE VOCÊ QUER DIZER)
Portanto, para que o número de casos de violência urbana possa vir a diminuir, urge que o Governo Federal juntamente com o Ministério da Justiça invista na área de segurança por meio de um projeto de lei entregue à Câmara dos Deputados. Tal projeto deve visar o aumento no salário de profissionais da área, e o reaparelhamento de policiais e seguranças. Cabe também ao Governo Federal, destinar recursos econômicos para a população mais pobre, para que pouco a pouco ela avance para uma vida mais estável e assim, jovens e crianças percebam que a violência não é e nunca será a melhor opção.
QUEM? OK O QUE? OK COMO? OK DETALHAMENTO- OK EFEITO? OK FECHAMENTO- OK
RETOMADA- X (TRAGA O SEU REPERTÓRIO DA INTRODUÇÃO)
C1- 120
C2- 200
C3- 160
C4-160
C5- 200
NF- 840
OLAA! FAÇO CORREÇÃO DE REDAÇÃO MAIS DETALHADA, CASO TENHA INTERESSE ENTRA EM CONTATO COMIGO OELO WHATSAPP (987291158)
PARABÉNS!!!