Violência sexual contra crianças

  • 0

Em São Mateus, no Espírito Santo, um caso particular tomou a atenção da mídia nos últimos tempos, a menina que foi estuprada pelo tio por anos e acabou engravidando. A menina de apenas 10 anos foi submetida a mais pressão psicológica em um mês do que muitos de nós sofreremos em uma vida, a sociedade sentiu-se no poder de julgá-la quando o caso veio à tona, provando mais uma vez que vivemos em um mundo onde quando uma mulher é estuprada, assediada ou agredida a culpa sempre acaba caindo sobre ela. Tendo isso em vista, a violência sexual contra crianças em sua maioria tem causas como o machismo impregnado na sociedade e a falta de instrução nas escolas.

Não é raro escutarmos pessoas falando que se uma mulher foi estuprada ou assediada provavelmente tinha motivo. Isso se evidencia ao escutarmos frases como “Quem mandou andar sozinha tarde da noite!”, “Mas com essa saia também!”, “Quem disse para ir naquela festa sozinha!”, “Com aquela roupa ela estava pedindo!”, essas são algumas justificativas que a maior parte da sociedade usa para os casos de estupro. O estupro nunca foi e nunca será culpa da vítima mas infelizmente o machismo na nossa sociedade faz com que as vítimas sejam tratadas como as culpadas, não somente mulheres adultas ou adolescentes acima dos 15 sofrem com essas frases, mas também as crianças. Uma criança de 10 anos não pode usar um vestido porque se algo acontecer a ela a culpa será dela por estar com aquela roupa, não da pessoa que a estuprou, maltratou ou assediou.

Ademais, a falta de instrução nas escolas também ajuda os casos de estupro de menores a aumentar cada vez mais, isso porque quando não são instruídas sobre quais partes do corpo outras pessoas podem tocar, as crianças são facilmente manipuladas pelos mais velhos e não tem noção do perigo e da violência a qual estão sendo submetidas. Segundo o levantamento feito pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos nesse ano, cerca de 86,8 mil registros feitos pelo Disque Direitos Humanos são de violações de direitos de crianças ou adolescentes, sendo 11% deles denúncias de violência sexual contra crianças.

Portanto, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em conjunto com a ONU, deveriam trabalhar para implementar nas escolas um programa de educação sexual juntamente com o acompanhamento de terapeutas ocupacionais, a fim de ensinarem as crianças sobre quais parte do corpo podem e quais não podem ser tocadas por outros, assim como instruí-las a buscar ajuda caso isso aconteça e também apresentar o acompanhamento de terapeutas para avaliar as condições das crianças e apresentar um local seguro onde elas possam se abrir. Desse modo o número de casos de violência sexual contra crianças diminuiria de forma significativa.

Compartilhar

5 Correções

  1. observei alguns erros na sua redação, apesar de muito boa.
    introduçã:
    1- uso da linguagem em primeira pessoa na introdução ”muitos de nós sofreremos em uma vida” e ”mais uma vez que vivemos”.
    2- não sei como ficou no papel, mas, achei a introdução longa.

    desenvolvimento 1:
    1-começa novamente com linguagem e primeira pessoa.
    2- a sua redação traz muitas críticas, porém, não utiliza de dados, apenas senso comum. Lembrando você precisa dar suporte ao que você quer transmitir, seja por meio de dados estatísticos, alusões ou citações.

    desenvolvimento 2:
    1-gostei da forma trabalhada, o dado foi bem utilizado.

    conclusão:
    1- gostei da conclusão.

    ainda que uma critica curta, espero que ajude no seu desenvolvimento.

    • 0
  2. Olá, tudo bem?
    Senti bastante indignação no seu texto, ele é bom bem feito ,mas foge um pouco do padrão do Enem vou , listar os erros que vi aqui ok
    1- uso da primeira pessoa
    2- gerundismo
    3- falta de conectivos
    4- falta de vírgulas
    5- tese bem explicita (não é um erro é mais um elogio, muito bem )
    6- faltou repertório pro desenvolvimento 1
    7- erros de concordância
    8- informalidade
    9- faltou meio/modo na conclusão
    Seu texto não é ruim , parabéns por ele pois é bem escrito , mas em relação ao texto dissertativo argumentativo ele foge um pouco, apesar disso você argumenta bem e tem ótimas ideias agora é só encaixa-las no padrão
    Enfim espero ter ajudado , continue praticando e bons estudos ; )

    • 0
  3. Vou fazer a minha correção com base no texto Dissertativo Argumentativo

    Desde já perdão se for outro tipo de texto

    Sua ideia do tema é boa e solida, a organização deve ser melhorada, assim como a estrutura. A linguagem proporciona o entendimento de todos, no entanto, aconselho o aprimoramento dela dentro texto. A redundância torna o texto decadente e prolongado, como consequência se perde muito espaço. Sua proposta de intervenção está perfeita na minha opinião.
    O texto no geral está bom, mas está longo, talvez se fosse mais curto algumas correções poderiam ter sido evitadas

    ALGUMAS COISAS QUE PODEM SER MELHORADAS
    Introdução:
    -Em um texto dissertativo argumentativo não se usa “nós”
    -Sua introdução está muito longa
    -Você deve sim deixar já na introdução uma ideia formado sobre o que o texto irá tratar, no entanto ela deve ser menor
    -Trabalhe seu argumento e sua tese nos parágrafos de desenvolvimento

    Paragrafo de desenvolvimento 1:
    -Em um texto dissertativo argumentativo não se usa “nós”
    -Falta de pontuação
    -Cuidado com a redundância
    -O paragrafo está longo
    -É necessário argumentos sólidos

    Paragrafo de desenvolvimento 2:
    -Erros de concordância e ortografia

    Conclusão:
    -Longa

    Obs.: Em caso de provas, não costuma ter muitas linhas (por isso disso que o seu texto está longo)

    • 0
  4. Olá Analu!! Vamos corrigir seu texto …
    A argumentacao, o repertorio ficou muito bem esclarecido e sua tese ficou otima, somente na segunda oração da introdução senti falta de um conectivo, como Nesse sentido ou Ademais so para manter os conectivos interparagrafos.
    No 2* PARAGRAFO vc comecou sem o conectrivo entreparágrafos
    À PRINCIPIO, PRIMEIRAMENTE, é necessario comecar pois é exigido pela banca do enem.
    A sua exemplificacao ficou bem detalhada, no entanto, infelizmente você usou a 1 pessoa do plura em “nossa sociedade machista” e isso nao cabe na estrutura dissertativa, sendo considerado um erro grave que com certeza vc é capaz de corrigir. E procure argumentar colocando outros fatos relacionados ou dados e estatisticas, para nao parecer que vc defende um caso isolado, apresnte fatos e citacoes para enriquecer seu texto.
    NO terceiro paragrafo ao apresentar os dados estatisticos muito relevantes, por sinal, busca relacionar ou trazer uma frase no final ligando as informacoes, para nao ficar nada perdido no texto.
    A conclusao ficou boa, mas faltou o meio pelo qual tudo seria feito, sempre deixe por escrito o meio, pois os corretores procuras essa palavrinha por meio ou por intermedio. Gostei do seu texto, ele precisa de pequenos detalhes para ser acertado.
    Continue escrevendo…
    I – 120
    II – 120
    III – 140

    • 0
  5. C1 = 200, boa utilização da norma culta
    C2= 160, ótima contextualização na introdução, porém é necessário aumentar a produtividade dos dados estatísticos expostos no terceiro parágrafo.
    C3 = 180, texto bem coerente na argumentação
    C4= 200 , uso satisfatório dos conectivos
    C5= 200, possui os 5 elementos.
    NOTA – 920 até 960

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.