Violência policial contra os negros no Brasil e no mundo

  • 0

Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, há a retratação de uma sociedade perfeita, onde a mesma padroniza-se pela ausência de conflitos e problemáticas. Contudo, ao observar a realidade contemporânea, constata-se que o exposto de More apresenta um equívoco, pois, a violência policial contra os negros no Brasil e no mundo é uma barreira para a efetivação do plano do autor. Dado o exposto, convém avaliar as raízes desse fato. 

Primordialmente, faz-se necessário pontuar que a violência policial contra os negros no Brasil e no mundo perpassa a negligência do comprimento devido da lei. De acordo com o pensador Thomas Hobbes, é dever estatal promover à população proteção e bem-estar, porém, a teoria não é devidamente efetivada levando em consideração a violência policial contra os negros no Brasil e no mundo. Essa falta de aplicabilidade da lei acontece, pois o Estado privilegia os policiais os deixando isentos de punição devida. Dessa maneira, é imperativo que essa atitude é prejudicial e faz-se importante sua mudança. 

Ademais, a violência contra os negros no Brasil e no mundo encontra terra fértil na falta de empatia da sociedade. Na obra “modernidade líquida”, de Zygmunt Bauman, infere-se que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência a falta de empatia, pois, para se colocar no lugar do outro, é necessário deixar de olhar apenas para si. Essa liquidez que influi sobre a violência policial contra os negros no Brasil e no mundo funciona como forte empecilho para sua resolução, porque a sociedade se recusa a acreditar que isso é um problema coletivo. 

Portanto, para mitigar os efeitos dessa problemática, ações devem existir. Para que isso ocorra, é necessário que a Organização das Nações Unidas lance palestras e entrevistas com a presença de lideranças e influenciadores negros. Essas ações devem ser webconferencionadas, traduzidas e publicadas nas redes sociais do orgão supracitado, com o objetivo de proporcionar maior alcance e trazer mais lucidez acerca da violência policial contra os negros. Ação que, iniciada no presente, deve diminuir os casos de agressão policial contra os negros no Brasil e no mundo. 

Compartilhar

1 Correção

  1. A contextualização está muito boa, parabéns! Compreendo a última frase do primeiro parágrafo, porém faltou a tese, que seria apresentar o seu ponto de vista que será apresentado nos próximos parágrafos, onde colocará argumentos sobre tal assunto.
    Os argumentos foram coerentes e com a explicação do que citado sobre tal pessoa, mas faltou a retomada no final da redação do que esses escritores e pensadores falaram e foi citado no início e meio do seu texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.