Regente

Violência policial contra os negros no Brasil.

  • 1

Desde os tempos medievais até a sociedade moderna, os negros eram vistos como um ser inferior aos demais da sociedade. Embora não só no Brasil como também no mundo, essa realidade ainda permanece explícita em meio à sociedade, trazendo como consequência, o aumento da violência policial contra os negros. Assim, é válido destacar que os pilares que sustentam esse problema, passa um pelo racismo e pela omissão do governo no desenvolvimento de ações destinadas a resolução do problema.

Em primeiro lugar, observa-se que preocupações associadas a violência policial contra os negros no Brasil, não apenas existem como vem crescendo a cada dia. Nesse sentido, destaca-se como Pilar do problema, o racismo-preconceito e discriminação baseada na cor da pele, trazendo como conseguinte, a exclusão de um ou mais indivíduos do convívio social. Esses fatores por sua vez, atuam em um fluxo contínuo e favorecem a formação de problemas sociais com dimensões cada vez maiores, como por exemplo, a concentração do preconceito racial em uma ampla esfera social.

Outrossim, evidencia-se a omissão do governo em redigir ações na solução do problema. Segundo Michael Montaigne, “a mais honrosa das ocupações e servir ao público e ser útil as pessoas”. No entanto, de maneira análoga, a atuação produtiva encontra-se distante do país, uma vez que a omissão do governo no desenvolvimento de ações destinadas à sociedade são erradicadas, as consequências se tornam visíveis. Destaca-se entre as mais problemáticas, o alto índice de violência contra os negros, transformando por sua vez, a sociedade e/ou país inferior aos demais.

Fica evidente, portanto, a intervenção pontual do problema. Dessa forma, é dever do Estado juntamente com a ONU, atuarem no desenvolvimento de projetos que através das mídias comunicativas, apresentem como objetivo, concientizar a sociedade acerca dos efeitos negativos que o racismo produz tanto aos indivíduos que por elas são atingidos, como também, na formação estrutural de um país. Na sequência, é dever da ONU por meio de palestras desenvolvidas no meio social, expandir a real importância do desenvolvimento de ações que visem resolver tal problema, presente não só na formação estrutural do Brasil como também no mundo.Como efeito, surgira um verdadeiro equilíbrio social.

 

✓ Tema Enem

✓Se possível corrigir o mediante as competências do mesmo.

✓desde já agradeço. Boa noite. 🤗

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá ! A dissertação argumentativa está ótima, a introdução consequentemente também. Eu encontrei um erro, geralmente cometido pelos estudantes, que é repetir palavras excessivamente… em sua caso você repetiu desenvolvimento, ao qual poderia ser substituído (algumas vezes) por elaboração, criação e entre outros (depende do contexto). Retirando este erro, foi uma ótima redação.
    Nota : 860
    Observação : Se você não considera as repetições de palavras um erro, lhe aconselho a relembrar sobre os sujeitos, à onde em umas orações textuais são trocados por outros ( sujeito desinencial, indeterminado e etc).
    Boa noite !

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.