O documentário ‘’Olhos que condenam’’ aborda uma história verídica que ocorreu nos Estados Unidos na década de 1980, na qual 5 jovens negros foram condenados injustamente por estupro, com isso o caso ficou conhecido mundialmente como um dos maiores erros cometidos pela polícia do Estado de Nova Iorque. Infelizmente, a situação não se destoa da realidade do Brasil, na medida que, o racismo presente na corporação policial é um problema, visto que, muitos negros são mortos por policiais no país.
É importante ressaltar, em primeiro lugar que todos são iguais perante a lei. Entretanto, diariamente é visto notícias de jovens negros sendo mortos pela polícia brasileira, como o caso de João Pedro Mattos, um adolescente que foi atingido por uma bala nas costas enquanto brincava com primos dentro de casa. Segundo a pesquisadora Jacqueline Sinhoretto, dentro da polícia a uma distorção nas maneiras de agir em relação a específicos grupos étnicos, isto é, o racismo institucional ainda é um impasse vigente nas corporações.
Convém mencionar, em segundo plano que, a Constituição Federal de 1988 assegure o direito à segurança a toda população, percebe-se que o Estado está falhando com uma parte da sociedade, uma vez que os negros no Brasil tem 2,7 mais chances de serem mortos do que pessoas brancas, conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Diante do exposto, o racismo presente tem como a consequência a morte mais de negros no país. De acordo com Martin Luther King, ‘’temos de aprender a viver todos como irmãos ou morremos todos como loucos’’, ou seja, faz-se necessário erradicar a discriminação nos grupos policiais.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Cabe ao Poder Público, com auxílio dos prefeitos do municípios, criar um sistema de fiscalização nas delegacias, por meio de projeto de lei entregue à Câmara dos Vereadores, com o fim de supervisionar o comportamento de funcionários e relatar qualquer conduta inadequada. Desse modo, espera-se com essa medida frear a violência policial contra os negros no Brasil.
manuelamartinezIniciante
Violência policial contra os negros no Brasil
Compartilhar
Danieel
Boa tarde Manuela, também vi alguns erros e principalmente na conclusão. Sua proposta de intervenção já existe e se chama corregedoria ou simplesmente o 190, qualquer pessoa pode ligar ou ir até a corregedoria do seu estado e denunciar a conduta irregular de um agente de segurança. Outro erro município não tem jurisdição sobre polícia, somente a Federação (PM, BM e etc.) e o Estado brasileiro (PF, PFF e PRF).
“com auxílio dos prefeitos do municípios”, nessa parte do texto creio que deve haver algum erro de concordância, regência. Acho que o correto seria “com auxílio dos prefeitos doS municípios”.
Sara Suzany
Olá Manuela tudo bem? Seu texto está muito bom mas eu identifiquei algumas coisas que podem te ajudar a melhorá-lo. Você fez várias referências o que enriqueceu bastante o seu tempo e ficou ótimo, mas cuidado para não parecer que você simplesmente jogou porque acha que tem a ver, deixe claro após as citações a relação com o problema em questão. Cuidado com a ausência de conectivos, sempre que você coloca um ponto de continuação deve colocar um conectivo para dar a coesão no texto, esse link tem vários, pode te ajudar: https://blog.imaginie.com.br/conectivos-para-redacao/
Cuidado com a gramática também e a pontuação.
Sobre sua conclusão você apresentou agente, ação, meio, modo mas não detalhou, se seu foco é o enem eles provavelmente tirariam pontos por isso.
Espero ter te ajudado ;)