Consoante o teólogo Tomás de Aquino, todos os indivíduos devem ser tratados com a mesma importância, no entanto, a violência policial contra negros no Brasil e no mundo vai de encontro com a ideia do teólogo. Nessa perspectiva, em razão da ausência de medidas governamentais e falta de ações educacionais, emerge um problema complexo que precisa ser erradicado.
A princípio, em função da ineficiência do Estado, a realidade de racismo e agressividade se perpetua. Segundo o filósofo contratualista John Locke, os seres humanos tem direitos naturais inalienáveis, sendo o da vida, respeito. Porém, percebe-se no cenário atual a restauração da lógica de desrespeito e violação dos direitos humanos em função da cor de pele, o que deve mudar imediatamente.
Ademais, por causa da lacuna educacional a problemática não é resolvida. Conforme o renomado filósofo Immanuel Kant ” o homem é a única criatura que precisa ser educada”, nesse ângulo, as instituições de ensino não tem corraborado com uma formação eficiente dos policiais, de forma a passar conhecimento sobre humanidade.
Portanto, em vista do posicionamento tomado, o Ministério da Educação e Ministério da Segurança devem promover debates públicos acerca o assunto e elaborar políticas públicas para enfrentar essa violência exacerbada, por meio de investimentos e participação de profissionais capacitados. Logo, é provável que a ideologia do Tomás de Aquino descrito anteriormente seja concretizada.
[email protected]
Olá, eu adorei sua redação e o tema que abordou.
Mas vamos as seguintes observações:
-Teria ficado melhor se estivesse colocado dados sobre o assunto.
– procure desenvolver melhor seus argumentos, atraves de dados, referencias bibliograficas e etc.
-Na sua conclusão eu senti falta de mais detalhamentos.
liviali19
Oi Samara, tudo bem? Espero que sim.
Vou listar algumas considerações sobre sua redação e espero poder te ajudar.
INTRODUÇÃO: Sua introdução está muito boa, não tenho nada a comentar. Você embasou, exlicitou o tema e trouxe seus argumentos com a tese.
DESENVOLVIMENTO 1: gostei do tópico frasal e do repertório sociocultural, mas você não desenvolveu bem seu argumento. Você fechou o parágrafo sem problematizar mais a questão. Poderia ter desenvolvido mais, mostrado para o corretor que o que você fala é verdadeiro e realmente piora a situação dos negros na sociedade, sabe? Além disso, acho que tangenciou o tema, porque não destacou no parágrafo a questão em si da violência policial.
DESENVOLVIMENTO 2: mais uma vez você não desenvolveu, sua argumentação ficou muito rasa. Outra coisa, tente trazer repertórios de diversas áreas. Você destacou apenas filósofos, tente trazer filmes, livros, pensadores de outras áreas, séries (DICA: episódio da 5 temporada de Brooklyn 99, acho que o ep se chama moo moo, mu-mu algo assim, e trata da temática de forma bem eloquente, pois um policial estava na sua rua, sem roupas de policial, e o guarda o aborda como se ele fosse um criminoso, da forma mais desrepeitosa possível e ele só estava buscando um pano. O episódio também traz o paralelo com situações dessas com pessoas brancas, pois um personagem branco diz que mesmo quando ele invadia a casa dos amigos para fazer alguma brincadeira os policiais nunca desconfiaram de que fosse ladrão, acreditavam na palavra dele, sabe?).
CONCLUSÃO: Faltou a finalidade e o detalhamento. Faça propostas bem detalhadas.
LarissaEnem
Oiiii Samar !!!
Adorei seu texto, ficou ótimo, porém tenho algumas considerações a fazer.
Coloque um dado estatístico para dar veracidade ao seu texto é muito importante isso.
E pra mim você também poderia mudar um dos seus argumentos, preferêncialmente o primeiro, pois a falta de medidas governamentais também abrange a falta de ações educacionais, entende o que eu quero dizer? Um coisa faz parte da outra…
TIrando isso o seu texto tá perfeito pra mim, vai arassar no Enem, Boa Sorte, bjs
Gabriel Cláudio
– Uma boa redação, em comparação a sua redação de tema “Evasão escolar no Brasil” melhorou bastante, pouquíssimos detalhes à serem melhorados/corrigidos.
Sugestões:
2º Parágrafo
•Na frase (Segundo o filósofo contratualista John Locke, os seres humanos tem direitos naturais inalienáveis, sendo o da vida, respeito.) caso o trecho “os seres humanos tem direitos naturais inalienáveis, sendo o da vida, respeito.” se trate de uma citação da real frase dita pelo filósofo, deveria estar entre aspas, mas caso contrário está correto.
3º Parágrafo
•Na frase (…as instituições de ensino não tem corraborado com uma formação…) ocorreu um erro ortográfico na palavra “corrAborado” onde deveria ser “corroborado”.
•Faltou um argumento para ressaltar o contexto de “incompetência” vamos dizer assim, para esclarecer tal motivo das instituições de ensino não estarem sendo eficientes no serviço de educação, quais situações acontecem para se confirmar tal afirmação. Da mesma forma que faltou no segundo parágrafo. A redação ganha valor quando se detalha e se exemplifica sobre o assunto abordado e seria muito importante o uso de estatísticas para definir como se comporta tal assunto! Lembra que comentei sobre isso em outra redação?!
4º Parágrafo
•Na frase (Logo, é provável que a ideologia do Tomás de Aquino descrito anteriormente seja concretizada) a palavra “descrito” deveria estar escrita com (a), ficando “descrita” já que se refere a (ideologia) de Tomas.
Obs: Para me retratar da correção que fiz na sua redação de tema “Evasão escolar no Brasil” vim afirmar que errei ao corrigir sua escrita na palavra “Estado” no terceiro parágrafo, ela realmente é escrita com (e) maiúsculo, pois está se tratando da nação politicamente organizada ou melhor dizendo da instituição e não da unidade de federação como interpretei.
Gostei muito da redação, principalmente da evolução, está de parabéns, espero ver cada vez mais sua redação melhorar!