Violência policial contra negros no Brasil e no mundo

  • 0

Vocês poderiam dar nota de acordo com as competências do ENEM? obrigada!🤗

 

O “Black lives matter” –vidas negras importam- foi um movimento criado nas redes sociais em prol do descontentamento e da revolta por parte dos internautas. O seu objetivo era mobilizar a população mundial e promover uma reflexão sobre as injustiças que eram cometidas contra a sociedade negra. Infelizmente, não foi o suficiente para exterminar tais acontecimentos desumanos do mundo, já que eles ainda persistem na atualidade.

Contudo, vale ressaltar que o Brasil é um país em dívida histórica com sua população negra. Para ela, não existe democracia ou igualdade de direitos, tanto na área de trabalho quanto na questão que diz respeito à inserção social. Além disso, os negros são vítimas da brutalidade policial em todo o mundo. Para a polícia, um indivíduo de pele escura é visto como um marginal, um suspeito, e em muitos casos, em vez de apenas cumprir o seu dever de forma correta, ela apenas acaba tirando vidas inocentes.

Embora casos como o de George Floyd, nos Estados Unidos, e o de João Pedro, no Brasil, serem recentes, injustiças  já eram cometidas como espelho do racismo desde a escravidão. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), em apenas dez anos mais de 400 mil afro-brasileiros foram vítimas da violência policial. Como consequência, o trauma e constrangimento impedem os demais de levar uma vida normal.

Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Cabe ao Ministério da Justiça e Segurança Pública , criar projetos de leis que devem ser entregues à Câmara dos Deputados, que visem a punição contra quaisquer tipo de violência cometida pela polícia de cunho preconceituoso, e o investimento em campanhas para o combate do racismo. Espera-se com essas medidas, libertar a população negra da discriminação racial, e ajudá-la a obter uma vida normal, livre dos traumas que são vivenciados na sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá tudo bem? Percebi que você escreve muito bem , porém há alguns erros que devem ser apontados, como a falta de tese na introdução que acabou deixando o desenvolvimento tmb sem uma tese a ser desenvolvida , o uso do gerúndio que deixa seu texto menos fluido, faltou repertório consistente no seu desenvolvimento um e no dois vc trouxe muita informação e pouca argumentação , por fim , sua conclusão ficou incompleta, faltou

    • 1
  2. C1 (competência 1) – 160
    “O seu objetivo era…”, prefira “seu objetivo era..”
    “combate do racismo.”, o certo seria “combate ao racismo”
    “Justiça e Segurança Pública, (vírgula incorreta) criar projetos…”
    “Espera-se (vírgula) com essas medidas, libertar a população negra da discriminação racial, (vírgula incorreta) e ajudá-la a obter uma vida normal..”
    C2 – 160
    Você demonstra que possui repertório, mas quando citou os casos (João Pedro, no Brasil..) acho que devia ter pegado só um caso e explicado, não suponha que o leitor já conhece tudo, entende? Porque aí você discorreria sobre um assunto todo no seu terceiro parágrafo e não deixaria ele tão curto (a quantidade de linhas é avaliada)
    C5 – 80
    Aqui acho que você pecou.
    Primeiramente, você não inovou, seu desenvolvimento 1 e 2 trataram do mesmo assunto, como se só estivesse repetindo o tema. Tente pensar em uma causa do problema ou uma consequência e reservar um parágrafo só pra isso.
    Por exemplo, nesse tema você poderia deixar um parágrafo pra tratar do individualismo (não pensar no outro), como uma das causas do racismo, ou sobre a ignorância. Seria interessante explorar a herança histórica escravista do Brasil, que gera o racismo, que você simplesmente citou nos dois parágrafos, mas não aprofundou (não fique só no senso comum).
    “Para ela, não existe democracia ou igualdade de direitos, tanto na área de trabalho quanto na questão que diz respeito à inserção social.” Aqui você generalizou; os negros possuem sim direitos e existe democracia pra eles, você deveria falar que essa democracia está deficiente pra eles ou algo assim.
    ” já eram cometidas como espelho do racismo desde a escravidão. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas),” Parece que simplesmente jogou o assunto da escravidão e depois partiu pra um dado da ONU; você tem que explicar qualquer argumento usado.
    C4 – 180
    “Contudo, vale ressaltar que o Brasil é um país em dívida histórica..” O conectivo ‘contudo’ foi usado incorretamente, pois significa oposição, como se você falasse ‘mas’.
    Acho que fora isso você usou os conectivos muito bem.
    C5 – 160
    A proposta foi uma ótima ideia, mas faltou detalhamento. Que campanhas? Onde elas serão implantadas (pra quem)? Do que elas vão tratar?
    Você está no caminho certo, basta treinar essas coisas que falei. Não sou corretor profissional mas espero ter ajudado com o que sei, valeu!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.