Aprendiz

violência no transporte público

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   O documentário “Ônibus 174” do diretor José Padilha, expõe a história de um sequestro real de um coletivo da cidade do Rio de Janeiro. No findar da trama um policial do Bope atira em Sandro Nascimento, o sequestrador, na tentativa de extermina-lo, entretanto, o policial erra o tiro e Sandro acerta 3 tiros na professora que estava em seus braços. Sobre tal ínterim, surge a problemática da violência no transporte público que persiste intrinsecamente no cotidiano do cidadão. Convém, dessa forma, analisar as causas desse fenômeno e propor medidas que promovem o seu combate. 

    Precipuamente, a passividade do Estado e principalmente na esfera legislativa, contribui para a permanência do problema. Segundo a Constituição Federal brasileira de 1988, explana o dever do Estado de garantir a segurança pública da prática de atos nocivos e atentatórias ao cidadão. Entretanto, observa-se na realidade contemporânea o oposto no que tange a norma, em razão ao crescimento urbano de forma desorganizado (ocorrido pela aceleração do êxodo rural) em locais que não dispõe das necessidades básicas, como moradia, saúde e educação que, de forma, gera uma série de crises e problemas sociais que, por sua vez, podem repercutir na marginalização e, consequentemente, na criminalização. 

Ademais, destaca-se a ausência de uma educação familiar e social como impulsionadora da problemática. Segundo o filósofo francês Immanuel Kant, o ser humano é fruto da educação e, com a escassez da disciplina adequada, a formação sobre os valores morais do cidadão fica deturpado reverberando no impasse. Além disso, a punição branda e a falta de fiscalização dos agressores que cometem diversos tipos de violência, sendo ela física ou psicológica, interromper o funcionamento pleno da sociedade, tal fator se mostra pelo aumento da violência no transporte público de 35% desde 2016.  

 Portanto, urge que o Ministério da Justiça e Cultura invertem, pelas verbas governamentais, estratégias de prevenção da evasão escolar e de recuperação de jovens que abandonaram a escola, além de criar programas de acompanhamento de jovens tidos como problemáticos e de egressos do sistema de medidas socioeducativas. Além disso, suporte as famílias dialogarem sobre o problema. Dessa forma o Brasil poderá ultrapassar antigos paradigmas. 

 

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5 Correções

  1. Sua redação está muito boa!!! Se atente para o uso dos conectivos adequados e o uso correto das vírgulas. Seus parágrafos de desenvolvimento foram muito bem explorados e sua introdução foi super pertinente para a compreensão do leitor acerca do tema proposto. Sua proposta de intervenção também está boa.
    I- 160
    II-160
    III-160
    IV-160
    V-120
    Total=760
    Caso você queira saber um pouco mais sobre as competências e como elas são avaliadas acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Busque praticar sempre e saiba que você vai longe. Parabéns!!!

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  2. O seu texto é muito interessante e rico em informações o que é importante!
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    O conteúdo que foi citado também é muito bom e pouco falado, por isso tão desconhecido por muitas pessoas.
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    Do mais, tenha atenção com a introdução, como foi colocado nos comentários anteriores.
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    Parabéns, gostei bastante, continue assim………..

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  3. Suas ideias e seus repertórios são muito bons,porém,na introdução ,você precisa desenvolver mais a problemática ,e evitar citar explicitamente o termo “problematica”.Além disso,no terceiro período,você poderia colocar uma frase de mais impacto,essa frase que você usou se adequa mais à intervenção
    Poderia citar também na introdução,os argumentos que serão desenvolvidos,isso faz parte do plano de texto
    No 2D há muitas informações ,dados,mas falta seu posicionamento a respeito do tema
    Por fim,na proposta de intervenção,você citou muitas ações ao invés de citar e desenvolver por completo apenas uma ,faltou um detalhamento,e a finalidade da ação
    Competência I: 160 (Há alguns erros gramaticais,acredito que sejam de digitação )
    Competência II:160
    Competência III:160
    Competência IV:200 (Usa corretamente os elementos coesivos)
    Competência V:120

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  4. Olá! Seu texto está muito bom, mas precisa melhorar quanto a estrutura e organização dos períodos principalmente na introdução, enquanto aos desenvolvimentos, estão muito bons e a conclusão também. Fazer o uso de elementos coesivos também é muito importante!!! parabéns, continue assim que voce vai longe.

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  5. Parabéns pela redação, seu texto foi bem elaborado. Você poderia fazer apenas alguns ajustes.
    No primeiro parágrafo você faz o seguinte comentário:”…Convém, dessa forma, analisar as causas desse fenômeno e propor medidas que promovem o seu combate.” Esse comentário acaba tornando-se uma solução que só deveria ser abordada no último parágrafo.
    Dica:”você poderia ter comentado sobre a pressão que os cidadãos acabam tendo por conta desses acontecimentos”.

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