Aprendiz

Violência nas escolas

  • 2

Em 2011,um homem armado entrou em uma escola na cidade de Realento-Rio de Janeiro e efetuou disparos contra os alunos da instituição.De acordo com uma carta deixada pelo próprio atirador,este buscava se vingar da escola pelo bullyng sofrido por ele durante seu tempo como estudante.A partir dessa informação temos uma breve amostra da severidade dos danos psicológicos causados por um ambiente escolar hostíl.
Quando tratatmos deste assunto,é cabível relembrar um ditado muito popular “a violência gera a violência” uma vez que o criminoso cometeu estes atos hediondos utilizando as agressões sofridas por ele como motivo,demonstrando assim,a gravidade das sequelas emocionais provenientes destas hostilidades.
Outrossim,o descaso do sistema educacional brasileiro com este tema é alarmante,pois,sem o aconselhamento pedagógico necessário,os alunos vítimas da violência acabam por não ter auxílio e sofrem os danos físicos e emocionais sem o reconhecimento das instituiçoes.
Portanto,medidas são necessárias para resolver os impasses supracitados.O Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Saúde devem buscar ensinar de maneira didática sobre as consequências da violência no ambiente escolar fazendo uso de psicólogos profissionais para demonstra-las,assim,formando jovens que compreendam os malefícios gerados pela violência e que busquem evita-la a qualquer custo.Além disso, uma equipe de apoio pedagógico deve ser montada nas instituiçoes escolares a fim de auxiliar os alunos que necessitam, evitando que mais tragédias como a que aconteceu em Realento se repitam.

Compartilhar

6 Correções

  1. 1-O primeiro parágrafo está muito bom. Há progressão, e os elementos coesivos foram usados de forma conveniente. Só tenta não se incluir usando o termo “temos”- (nós) temos.
    2-Um erro muito comum foi cometido no segundo parágrafo: por ele possuir uma frase imensa, sem pontos para divisa-lo, embora esteja muito bem escrito. “(Nós) tratamos”.
    3-O Desem.2 você repetiu o erro do segundo. Seria interessante pontuar, separar em períodos coordenados por pontos. De conteúdo e progressão está muito bom.
    4-A conclusão está muuito boa. Parabéns!!.Uma ressalva a ser feita é esta: ela ficou muito grande se comparada às outras partes. Mas com essa sua redação você tiraria uma nota muito boa. Único erro foi as pontuações e os desenvolvimentos ficaram escassos se comparando com a conclusão e introdução.
    860-900.

    • 1
  2. Ola!
    Como foi dito, na introdução você deixou de colocar a fonte, lembre-se sempre de informar de onde retirou a informação, pois assim estara mostrando conhecimento sobre o assunto!
    Soube muito bem argumentar, gostei bastante, apenas teve alguns erros de portugues e de pontuação
    Na proposta soube muito bem explicar e é sempre bom colocar mais de uma intervenção!
    Parabéns e continue se esforçando, espero que tenha ajudado

    • 1
  3. Sua introdução foi boa, mas faltou indentificar a fonte.
    No desenvolvimento você conseguiu fazer a ligação com a tese da introdução.
    Obteve alguns erros de português mas nenhum grave.
    Deveria colocar mais algumas frases relacionadas o texto sem fugir do tema deixando sua redação maior
    Já na conclusão, você posocionou bem o dever do tratado.
    parabéns, gostei muito!

    • 1
  4. Olá! Sua redação está boa!!!
    Vou falar de alguns pontos que precisa consertar:
    1- Procure usar o verbo na terceira pessoa do singular, (ELE).
    2- Seja mais claros ao contextualizar, seu exemplo do ocorrido na escola em Realengo foi perfeito, porém deveria ter tido que realengo é um bairro do Rio de Janeiro, use os elementos corretamente para seu texto ficar completo e claro para o leitor.
    3- Atenção a regência verbal.
    4- Reveja o uso correto da vírgula.
    No mais, eu gostei da forma que organizou seu texto. Continue escrevendo, leia redações que receberam mil no ENEM. Você tem tudo para tirar uma ótima nota!!! Perseverança!!

    • 1
  5. Olá! Em seu primeiro parágrafo ,você não determinou sua fonte , de onde retirou sua informação. Apenas isso de resto está rumo a nota 1000!!!

    • 1
  6. Século XXI, modernidade, era da informação, redes sociais, comunicação. Como explicar o feminicídio no Brasil hoje? A misoginia e o machismo estrutural são os principais fatores que propiciam essa problemática. Assim, soluções devem ser propostas e concretizadas para a formação de uma sociedade menos violenta e mais igualitária.
    Nesse ínterim, é indiscutível que o patriarcalismo continua enraizado na sociedade contemporânea, apesar de vivermos na quarta revolução industrial e era da informação. O que é lamentável no mundo atual. Como se não bastasse, ainda há grande violência contra a mulher (verbal, moral e sexual), comprovado pelos altos índices de violência doméstica, assédios e mortes. Contudo, segundo Nelson Mandela “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, sendo assim, a educação é falha no que se refere rompimento com estruturas femistas.
    Além disto, a misoginia, ódio expresso pela figura masculina ao sexo oposto, tem grande papel ao feminicídio, já que o homem se sente totalmente superior à mulher, praticando assim ações que ferem a sua integridade físico, moral e social. Como por exemplo, as agressões de homens em danceterias às mulheres que não cedem aos seus encantos. Todavia, tal fato nos mostras que deve-se extinguir esses pensamentos do nosso cotidiano.
    Dado o exposto, visando uma sociedade mais íntegra, é de suma importância que as escolas, desde o ensino fundamental, rompam integralmente o machismo estrutural e cultural impregnado da sociedade, através de palestras e vídeos educacionais. Outras medias devem ser tomadas, portanto, cabe ao órgão público incentivar e apoiar políticas de mobilização pública em todo o pais sobre a aversão sofrida por mulheres. Ademais, como considera Oscar Wilde “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.