Iniciante

Violência infantil no âmbito familiar *toda correção é bem vinda*

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O artigo 5° da Constituição Federal de 1988, prevê o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Porém, tal prerrogativa não têm se reverberado na prática, quando se observa a violência infantil no âmbito familiar, em que crianças são agredidas no lugar em que deveriam ser acolhidas, ou seja, dentro de casa.

Em uma primeira análise, a falta de medidas efetivas do Estado, corrobora para o agravamento dos casos de violência infantil na esfera familiar. Nesse sentido, as crianças se tornam mais vulneráveis às diversas formas de agressão, como a física e a mental. Sendo assim, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social” a falta de ação do Governo, já que ele não cumpre sua função de garantir que toda criança disfrute de direitos essenciais, como a segurança e a preservação de sua integridade física e psíquica.

Ademais, é fundamental apontar a negligência da própria família frente à agressões  sofridas, como propulsora do quadro. Estudos revelam, que cidadãos que sofrem maus-tratos durante a infância, são mais propensas a cometerem crimes violentos, quando adultos. Contudo, observa-se que a falta de afeto por parte da família, prejudica no desenvolvimento saudável da criança.

Deprende-se portanto, a necessidade de combater esse cenário. Para isso, é imprescindível que o Estado desenvolva leis mais rígidas na punição dos agressores, junto a ações de combate a violência infantil, como campanhas e visitas regulares do Conselho Tutelar do município à casa da criança, onde deverá ser avaliada a conduta dos responsáveis. Assim, o Governo cumprirá seu “contrato social” de forma eficiente, tal como afirma John Locke.

*Se puderem colocar nota…*

 

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5 Correções

  1. Boa noite !
    Tema muito bom. VAMOS LÁ.

    Possui conectivos.
    Utilização de repertório
    Ideias articuladas
    Parágrafos coesos e estruturados
    Argumentação coerente
    Conclusão desenvolvida
    Tópicos frasais desenvolvidos com objetividade

    * DICAS:

    No parágrafo introdutório procure colocar três períodos: Repertório ou Fundamentação do tema, apresentação das causas e consequências e por último a exposição dos DOIS problemas da questão.

    Nos desenvolvimentos atente-se a argumentação mais aprofundada do tema, pois desse modo, sua redação fica mais rica e consequentemente elevará a sua nota.

    ****** CORREÇÃO POR COMPETÊNCIA :

    Competência 01: 140
    Competência 02: 180
    Competência 03: 160
    Competência 04: 160
    Competência 05: 180

    ———————— CORREÇÃO EDITADA ———————-
    INTRODUÇÃO.
    O artigo 5° da Constituição Federal de 1988, prevê o direito à segurança como inerente a todo cidadão brasileiro. Porém, tal prerrogativa não têm se reverberado na prática, quando se observa a violência infantil no âmbito familiar, em que crianças são agredidas no lugar em que deveriam ser acolhidas, ou seja, dentro de casa. [1] ……

    CORREÇÃO:
    [1]: Inexistência dos dois problemas da questão (TESE).

    DESENVOLVIMENTO 01.
    Em uma primeira análise, a falta de medidas efetivas do Estado, corrobora para o agravamento dos casos de violência infantil na esfera familiar. Nesse sentido, as crianças se tornam mais vulneráveis às diversas formas de agressão, como a física e a mental. Sendo assim, segundo o filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social” a falta de ação do Governo, já que ele não cumpre sua função de garantir que toda criança [2] disfrute de direitos essenciais, como a segurança e a preservação de sua integridade física e psíquica.

    CORREÇÃO:
    [2]: Erro de Escrita
    Possível erro ortográfico , o correto seria DESFRUTE.

    DESENVOLVIMENTO 02.
    Ademais, é fundamental apontar a negligência da própria família frente [3] à agressões sofridas, como propulsora do quadro. [4] Estudos revelam, que cidadãos que sofrem maus-tratos durante a infância, são mais propensas a cometerem crimes violentos, quando adultos. Contudo, observa-se que a falta de afeto por parte da família, prejudica no desenvolvimento saudável da criança.

    CORREÇÃO:
    [3] Gramática Geral:
    Possível erro de concordância de número. Substitua por “às agressões”.
    [4] Que estudos seriam esses? Quais órgãos? procure colocar dados concretos .

    CONCLUSÃO.
    [5] Deprende-se portanto, a necessidade de combater esse cenário. Para isso, é imprescindível que o Estado desenvolva leis mais rígidas na punição dos agressores, junto a ações de combate a violência infantil, como campanhas e visitas regulares do Conselho Tutelar do município à casa da criança, onde deverá ser avaliada a conduta dos responsáveis. Assim, o Governo cumprirá seu “contrato social” de forma eficiente, tal como afirma John Locke.

    CORREÇÃO:
    [5] Erro ortográfico e ausência de virgula.
    Substitua por ” Depreende-se, ”
    Atente-se também a colocação do meio, ou seja, o meio/modo da ação.

    SÍNTESE DOS AGENTES:
    O (agente) deve (ação), por intermédio de (meio/modo), com (detalhamento). Como resultado dessa nova perspectiva, (indicar o que se realizaria – finalidade).

    ESPERO TER TE AJUDADO! NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS, PROCURE SEMPRE SE APERFEIÇOAR CADA VEZ MAIS.
    QUALQUER COISA ESTAREI A DISPOSIÇÃO PARA AJUDA-LÁ.
    BOA NOITE \(^_^)/

    • 1
  2. no primeiro paragráfo eu acho que ficou faltando algumas informações, como por exemplo: uma tese mais aprofundada e os argumentos que não ficaram claros. Falta de tópico frasal também.
    segundo paragráfo: na próxima redação use outros conectivso como “a princípio”….. ea questão do tópico frasal de novo. (no final do texto vou explicar como melhorar)
    terceiro paragráfo: sem dados com fonte, sem repertório,e falta de conectivos, sempre colocar após ponto final. faltou uma discussão sobre a questão abordada também.
    último paragráfo: colocou todos os pontos mas faltou detalhar e organizar as ideias…. qual é a ação? o meio? onde vc detalhou?

    sobre o tópico frasal: em todas as redações tem que ter o tópico frasal que é no minímo três pontos finais em cada paragráfo, por ex:
    “a princípio, vale ressaltar sobre (argumento1 + tese). Diante do apresentado, é possível citar ( repertório + discussão). Desse modo, torna-se evidente (fechamento do paragráfo).

    C1:160-C2:120-C3:80-C4:80-C5:120
    NOTA:560

    confio no seu potencial! próximas redações você vai estar muito melhor!

    • 1
  3. 1- Senti falta dos dois argumentos da introdução.
    2- Não se usa mais esse conectivo ” em primeira análise”, você poderia colocar ” diante desse cenário, vale ressaltar…. ” Deve argumentar mais.
    3- Senti falta de conectivos depois dos pontos. Sempre que colocar pontos é importante botar um conectivo. Deve argumentar mais suas reflexões.
    4- Agente ok. Detalhamento do agente ok. Ação ok. Faltou o modo e finalidade ok.
    5- Sempre importante deixar claro a função de cada elemento.
    6- Pouca organização das ideias em defesa do ponto de vista
    Nota : 560
    C1: 160 – erro de concordância e má construção de período
    C2: 120 – repertório não legitimado
    C3: 80 – pouca organização das ideias em defesa do ponto de vista
    C4: 80 – sempre deixar claro a função de cada elemento
    C5: 120
    ( Não fica triste, você vai conseguir muito mais ainda! )

    • 1
  4. gostei do desenvolvimento da sua redação…encotrei alguns erros de português como ‘corrobora’ no segundo paragráfo…gostei demais da sua redação sua conclusão está perfeita, não deixa assunto pendente na sua redação.

    nota: 900

    sou iniciante…Sua redação parece boa para mim, mais estou aprendendo ainda então pode ser que não vi algum erro.

    • 1
  5. Oiee!

    Sua redação está muito boa parabéns! A única observação que tenho a fazer é que já ouvi dizer, então não tenho certeza, que na redação do Enem não se pode usar “Em uma primeira análise”, “Primeiramente” e conectivos parecidos… Por via das dúvidas é melhor substitui-lo por outro do conectivo de desenvolvimento.

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 200

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 180

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 180

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 180

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 180

    Nota final: 920, a nota é apenas simulação diante a minha opinião, para uma nota exata é necessário um profissional avaliar.

    Continue assim!!

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