Violência financeira contra idosos (enem)

  • 0

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu sexto artigo a importância da igualdade como dependente de todo cidadão brasileiro. Entretanto, isso não acontece quando observamos a violência contra idosos atualmente no Brasil, onde muitas vezes é causada pelos familiares os quais acreditam que o patrimônio da pessoa idosa lhes pertence e que podem decidir em nome dela e manipulação psicológica. Logo, é necessário analisar estes fatores.

Em uma primeira análise, deve-se exigir medidas governamentais para combater a violência contra os idosos. Nesse sentido, muitas famílias atualmente acreditam que o fato de a pessoa já ter uma idade avançada, ela não pode mais tomar suas próprias decisões sobre sua questão financeira, com isso, acaba tomando posse de algo que não lhes pertence. Essa situação se encaixa no “contrato social” de Jonh Locke, a qual o estado não cumpre seu dever de garantir que os cidadãos desfrutem de seus direitos, nesse caso a igualdade.

Além disso, é fundamental apontar a manipulação psicológica como impulsionadora desse problema. Segundo o site “TDJFT” 29% dos idosos já alegaram que sofreram violência psicológica desde 2007. Diante disso, o manipulador na maioria das vezes consegue tirar proveito de qualquer situação, seja ela financeira ou não, causando danos psicológicos naquele que esta sendo manipulado, já que, não consegue tomar suas próprias escolhas sozinho. Logo, é inadmissível que este cenário continue a se pendurar.

Conclui-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, o Apoio ao Consumidor e a Associação Brasileira de Apoio Aos Aposentados, entre em contato com os idosos, por meio de visitas residenciais, cartas, a fim de garantir o direito à revisão de benefícios financeiros e outros serviços beneficiários. Assim, criando uma sociedade mais juntas, onde o estado cumpre seu “contrato social”, tal como afirma Jonh Locke.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. Sua conclusão está ótima, muito bem desenvolvida, mas você já havia citado “família” como agente causador lá no 2º parágrafo (“Nesse sentido, muitas famílias atualmente acreditam que o fato de a pessoa já ter uma idade avançada, ela não pode mais tomar suas próprias decisões sobre sua questão financeira, com isso, acaba tomando posse de algo que não lhes pertence.”), então recomendo que use isso na conclusão também, para que seja um ciclo encerrado coerente.

    Enfim, espero que arrase na prova. Você sabe escrever bem, numa linguagem muito fácil e compreensível de ler. Você já tem bagagem, então acredito que é só revisar algumas coisas. Parabéns, continue se esforçando que irá longe :) ♥

    Rt

    • 1
  2. Olá!

    Atente-se também ao modelo do Felipe Araújo, em ascensão ainda mais agora na reta final do ENEM.

    O Felipe criou um modelo e apresentou para nós podermos criar o NOSSO tipo de modelo. Utilizar um já pronto é um pouco perigoso e arriscado, já que muitos estudantes assistiram o vídeo do youtuber (+2 milhões), e acredito que o ENEM não quer alunos que só saibam copiar e colar pensamentos de outros seres pensantes…

    Não é uma crítica, apenas um apontamento. Também utilizei esse modelo e pensei melhor ao utilizá-lo na minha redação oficial

    • 1
  3. Olá, tudo bem? Vou corrigir com base em minhas experiências, ok?!

    Quais são as suas teses na introdução? Não consegui identificar.
    Seu 1º parágrafo está bom, mas você não traz consequência e disserta sobre, como citar um exemplo como isso afeta a vida do idoso diretamente ou indiretamente. Poderia dizer que retira a autonomia do idoso, por exemplo, e que a subestimação da lucidez desse faz com que família e governo faça conclusões precipitadas sobre sua saúde e sanidade mental.

    “Segundo o site “TDJFT” (não esqueça a vírgula após), 29% dos idosos já alegaram que sofreram violência psicológica desde 2007”. Essa informação está mal elaborada no contexto. Tente refazê-la tirando o “desde 2007”.

    “o manipulador (vírgula) na maioria das vezes (vírgula) consegue tirar proveito de qualquer situação…”. “já que, (aqui não tem necessidade de vírgula) não consegue tomar suas próprias escolhas sozinho”. Esse parágrafo está bom, com informações boas, mas tente elaborar ele novamente com as correções.

    Sua conclusão está ótima, muito bem desenvolvida, mas você já havia citado “família” como agente causador lá no 2º parágrafo (“Nesse sentido, muitas famílias atualmente acreditam que o fato de a pessoa já ter uma idade avançada, ela não pode mais tomar suas próprias decisões sobre sua questão financeira, com isso, acaba tomando posse de algo que não lhes pertence.”), então recomendo que use isso na conclusão também, para que seja um ciclo encerrado coerente.

    Enfim, espero que arrase na prova. Você sabe escrever bem, numa linguagem muito fácil e compreensível de ler. Você já tem bagagem, então acredito que é só revisar algumas coisas. Parabéns, continue se esforçando que irá longe :) ♥

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.