Iniciante

Violência e discriminaçâo policial

  • 0

De acordo com a Constituição Federal de 1988, é assegurado a toda pessoa, de qualquer natureza, o direito à segurança. Entretanto, é observada uma realidade totalmente diferente nas regiões mais carentes do país, onde aparentemente alguns desses direitos não chegam. Assim, se faz necessária a revisão das situações onde quem deveria proteger as pessoas, ao invés disso, se torna um risco em potencial á própria vida dos cidadãos, em sua maioria, negros. Em suma, essa problemática crescente encontra raízes, sobretudo, no racismo presente não só no consciente mas também no subconsciente de algumas pessoas, e na falta de preparo psicossocial dos policiais em atividade para encarar a realidade da sociedade atual.

Inicialmente, podemos estabelecer uma analogia entre a frase de Albert Einstein, famoso físico, e a realidade presente na sociedade desde seus primórdios; a frase condiz exatamente com a dificuldade encontrada no mundo, de acabar com preconceitos: “Triste época, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.” Do mesmo modo, este pensamento que incita ódio e discriminação está como que impresso no DNA de algumas pessoas de maneira que passam esses pensamentos aos seus filhos; assim, realmente se faz necessária a reeducação que recebemos na escolas nas disciplinas de religião e sociologia.

Igualmente, o preparo ineficaz das forças policiais é um problema que sempre esteve presente e é de muitíssima gravidade. Entretanto, apesar da violência policial estar presente desde de muito tempo ela só começou a ser reportada nos últimos anos; depois de abertos nossos olhos verificamos a gravidade do problema. Assim, movimentos antirracistas se intensificaram nesse ano, engajando muitos civis e policiais. Visto isso, indubitavelmente reconhecemos que a violência e discriminação policial é por parte de alguns oficiais mal preparados, resultado de um programa de treinamento deficiente no ambito psicológico considerando as necessidades da sociedade. Nota-se, portanto, que o Estado não promove a conscientização social, pois não a coloca como prioridade.

Em suma, está clara a vital necessidade de responder ao engajamento, dos cidadão e dos mais afetados, de forma eficiente. Assim sendo, a Secretaria da Educação e da Segurança Pública deveriam se unir nesse projeto, elaborando e implantando meios de reeducação policial e civil eficazes, como palestras e projetos que envolvam pais e alunos afim de mudar o pensamento discriminatório atual da maioria da população gradativamente, e uma reforma na formação de policiais dando êfase nesse aspecto. Com isso, será alcançado o abjetivo de tornar a vida dos cidadãos frequentemente vítimas do preconceito mais igualitária e segura como deve ser, e transformar a sociedade em uma organização ideal, de respeito e integridade.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oii, Radrice, tudo bem? Ja gostei bastante do seu texto. Vou fazer uma correção por parágrafos e atribuir uma nota no final, pode ser? Não sou especialista, mas espero ajudar como puder. Qualquer dúvida, mande uma mensagem. =)

    INTRO
    -extremamente longa, note q seu D1 esta menor que a introdução!
    -ocorreu algumas ausencia de virgulas, tome cuidado
    -procure ser mais objetivo, Radrice. Estrutura padrão da intro: alusão + tese + problematicas

    D1
    -“podemos” – 1° pessoa do plural (toda a sua redação deve ser escrita na 3° s/p)
    -repetição (frase)
    -bem estruturado e argumentação forte
    -otimo uso de reperttorio
    -não observei erros gramaticais

    D2
    -repetição (presente)
    -uso, novamente, da 1° pessoa do plural “nossos olhos verificamos a gravidade” e “reconhecemos”
    -argumentação fora do senso comum, o que é bom

    CONCLUSÃO
    -desenvolva sua conclusão toda no modo imperativo

    -ação: elaborando e implantando meios de reeducação policial e civil eficazes,
    -meio/modo: como palestras e projetos que envolvam pais e alunos
    -agente: Secretaria da Educação e da Segurança Pública
    -finalidade: afim de mudar o pensamento discriminatório atual da maioria da população gradativamente
    -detalhamento: será alcançado o abjetivo de tornar a vida dos cidadãos frequentemente vítimas do preconceito mais igualitária e segura como deve ser, e transformar a sociedade em uma organização ideal, de respeito e integridade.

    C1: 140
    C2: 200
    C3: 160 (seja mais objetivo)
    C4: 180
    C5: 200
    NOTA: 880

    • 3

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.