Iniciante

Violência Doméstica na Pandemia.

  • 1

A pandemia de covid-19, foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica, contra a mulher no Brasil, foram feitas cerca de 105 mil denúncias contra violência doméstica no ano de 2020.

O confinamento é a constante convivência com os parceiros, aumentaram drasticamente os casos de violência contra a mulher, cerca de 648 feminicidios foram cometidos no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O lockdown, e outras restrições também culminaram para o aumento de agressões  e feminicidios, as chamadas de emergência também subiram, cerca de 3,8%  enquanto os registros  delegacias diminuiram 10% no primeiro semestre desse ano, ou seja a cada hora 536 mulheres são vítimas de violência no pais.

Os números veem aumentando anos após ano, e apesar das leis criadas para proteger as mulheres, muitas coisas ainda devem ser feitas, para conseguirmos um mundo livre de violência, seja ela contra a mulher ou não.

Caso você seja vítima de violência doméstica, ligue no 180, ou no disque 100, não aceite nenhum tipo de agressão.

 

Compartilhar

5 Correções

  1. Você pretende fazer o ENEM? Porque o ENEM é bem chato em relação a redação, e a sua não está seguindo o modelo que o exame pede. Vamos lá:

    A pandemia de covid-19(1), foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica(2), contra a mulher no Brasil(3), foram feitas cerca de 105 mil denúncias contra violência doméstica no ano de 2020.
    (1) e (2) Vírgula desnecessária.
    (3) Aqui seria melhor um ponto final e assim você começaria a outra oração.

    O confinamento é(1) a constante convivência com os parceiros, aumentaram drasticamente os casos de violência contra a mulher(2), cerca de 648 feminicidios(3) foram cometidos no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).(4)
    (1) “e” sem acento.
    (2) Ponto final.
    (3) A palavra “feminicídio” possui acento.
    (4) Pensando no ENEM, aqui seria melhor você desenvolver mais essa parte do seu texto.

    O lockdown, e outras restrições também culminaram para o aumento de agressões e feminicidios(1), as chamadas de emergência também subiram, cerca de 3,8% enquanto os registros delegacias diminuiram(2) 10% no primeiro semestre desse ano, ou seja(3) a cada hora 536 mulheres são vítimas de violência no pais.
    (1) Ponto final.
    (2) Acento.
    (3) Vírgula.

    Os números veem(1) aumentando anos após ano, e apesar das leis criadas para proteger as mulheres, muitas coisas ainda devem ser feitas, para conseguirmos um mundo livre de violência, seja ela contra a mulher ou não.(2)
    (1) Veem é a forma do verbo ver. O certo aqui seria “os números vem…”. Mas acredito que seria melhor substituir por outra palavra.
    (2) Proposta de intervenção não segue o modelo ENEM. Caso não seja para essa prova o seu objetivo, ignore.

    Caso você seja vítima de violência doméstica, ligue no 180, ou no disque 100, não aceite nenhum tipo de agressão.(1)
    (1) Essa parte não é interessante na redação do modelo ENEM.

    Minhas dicas é você procurar pesquisar sobre pontuação, pois não é tão difícil quanto parece e treinando você conseguirá entender a pontuação no texto.

    • 0
  2. Olá, eu vi que você usou bastante dados na sua redação o que é excelente, mas pense se na hora da prova você vai saber todos esses dados, eu acho que você pode tentar usar alguma alusão histórica ou filosófica para comprovar o que você está dizendo, tem uns repertórios que são universais como a constituição Federal.

    • 0
  3. Olá, tentarei corrigir minha redação conforme minhas capacidades:

    1°Parágrafo:
    “…violência doméstica, contra a mulher …”, não poderia haver esta vírgula entre ‘doméstica’ e ‘violência’.
    Faltou nesse primeiro parágrafo uma tese, você só citou dados.

    2°Parágrafo:
    “…confinamento é a constante convivência…”, esse ‘é’ está equivocado, o correto seria a conjunção ‘e’, ficando: “…confinamento e a constante…”

    3°Parágrafo:
    “O lockdown, e outras restrições…”, se você colocou vírgulas após ‘lockdown’, obrigatoriamente você deveria ter colocado vírgula após ‘restrições’, pois este termo é um segundo sujeito, ficando: “O lockdown, e outras restrições, também …”
    “…semestre desse ano, ou seja a cada hora 536…”, deveria haver uma vírgula após ‘,ou seja’, ficando portanto entre vírgulas.

    4°Parágrafo
    “os números veem aumentando…”, o correto é ‘vêm’, pois ‘veem’ é do verbo ver, de olhar, enquanto ‘vêm’ é de vir.
    Que coisas podem ser feitas? Você deveria ter falado caso fosse necessário uma proposta de intervenção.

    5° Parágrafo
    Achei criativo colocar no fim da redação esta mensagem, muito bom.

    A sua redação foi bem escrita, só que pareceu uma notícia jornalística, talvez fosse até uma fuga ao tema e do que foi pedido, e zeraria no ENEM. Mas como provavelmente não é estilo enem, vou dar uma nota de 0 a 10.

    Redação estilo jornalístico: 8/10
    Redação Dissertativa: 2/10

    Bons estudos

    • 0
  4. A pandemia de covid-19, foi um dos fatores que provocaram aumento da violência doméstica, contra a mulher no Brasil, foram feitas cerca de 105 mil denúncias contra violência doméstica no ano de 2020.

    O confinamento é a constante convivência com os parceiros, aumentaram drasticamente os casos de violência contra a mulher, cerca de 648 feminicidios (1) foram cometidos no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

    O lockdown, e outras restrições também culminaram para o aumento de agressões e feminicidios, (1) as chamadas de emergência também subiram, cerca de 3,8% enquanto os registros delegacias diminuiram (2)10% no primeiro semestre desse ano, ou seja (3) a cada hora 536 mulheres são vítimas de violência no pais.

    Os números veem aumentando anos após ano, e apesar das leis criadas para proteger as mulheres, muitas coisas ainda devem ser feitas, para conseguirmos um mundo livre de violência, seja ela contra a mulher ou não.
    Caso você seja vítima de violência doméstica, ligue no 180, ou no disque 100, não aceite nenhum tipo de agressão.

    Observações:
    1= “feminicídios” …
    2= “diminuíram” …
    3= coloque uma vírgula

    C1(160) = A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    C2(200) = A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    C3(160) = A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    C4(160) = A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    C5(??) = A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

    Nota: 680

    • 0
  5. Sua introdução está boa, porém incompleta. É necessário citar mais informações sobre o assunto, como também fazer o uso de conectivos para ligar algumas partes dela.
    É importante acrescentar em sua redação fatos históricos que remetem ao tema, alguma citação sobre o assunto, para que o corretor perceba que você está por dentro do tema.
    Enfatize mais em sua conclusão, é necessário dizer algumas medidas para solucionar o problema, assim como os indíviduos que irão resolver esse problema.
    Fique atenta a sua ortografia e aos acentos gráficos.
    parabéns pela redação! :)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.