O aumento dos casos de feminicídio e violência contra mulheres em tempos de pandemia, especialmente nas cidades grandes, é um problema muito sério que chamou a atenção dos especialistas.
De acordo com o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o avanço nos casos foi de cerca de 50% apenas na cidade de Rio de Janeiro. Outra estatística alarmante é que o índice de feminicídio aumentou em cerca de 22% nos meses de março e abril, de acordo com uma pesquisa feita pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Infelizmente, o número de agressões é provavelmente muito maior do que as pesquisas mostram, já que muitas das vítimas sentem medo ou vergonha de denunciar seus agressores. De acordo com Marisa Gaudio, diretora de Mulheres da OAB-RJ, vivemos em uma sociedade patriarcal que muitas vezes culpa as mulheres pelas agressões, e isso desistimula as vítimas a denunciar.
Uma das possíveis causas que explicaria esse problema seria um convívio intenso durante a quarentena, que é um momento de ansiedade e tensão para muitas famílias, o que acaba levando a desentendimentos e, posteriormente, á violência. Outro motivo seria que, pelo fato do isolamento social afastar os amigos e parentes da vítima, os casos de violência doméstica tendem a piorar, já que muitas vezes a mulher não pode contar com a ajuda dos mesmos.
Para reduzir os casos de violência e feminicídio, especialmente durante o isolamento social, é necessário conscientizar a população sobre o assunto, e investir na criação de campanhas e organizações que possam defender os direitos das mulheres, incentivando-as a denunciar seus agressores.
Lieder_Andrade
Pesquise um pouco sobre estrutura de redação para o ENEM. Vc n escreve errado, mas o ENEM exige certos padrões. Pesquise: Conectivos na redação e Proposta de intervenção e os 5 elementos. Fora isso mt bom o texto.
E é bom vc começar a estudar tbm o que o ENEM corrige na redação. Possui uns 5 níveis e cada um com 200 pontos. Isso já é meio caminho andado pra ter uma boa redação.
LarissaEnem
Oi Eve ,na minha opinião você poderia começar o texto com um das estatística apresentas no desenvolvimento , já que o começo ficou um pouquinho pobre e o segundo parágrafo muito denso. Se o seu foco for o enem , faltou colocar os dois agentes na conclusão . Ressaltando também que a sua proposta de intervenção ficou vaga , você tem que se fazer algumas perguntas ,como ;Através de que ? Como vão fazer isso ? Quem vai fazer isso ? .Parabéns pelo esforço , eu indico que você assista uma aula de como fazer uma redação no youtube. bjs
[email protected]
A introdução precisa ser contextualizada para ficar com cara de texto dissertativo argumentativo.
O primeiro parágrafo de desenvolvimento está faltando o conectivo e também tem muito repertório sociocultural janto no mesmo parágrafo.
O segundo parágrafo de desenvolvimento também falta conectivo e o repertório sociocultural para da credibilidade ao texto.
A conclusão não tem o agente, meio modo, ação e detalhamento.
Obs: leia redação nota mil do Enem, para você ter uma ideia de como a banca avalia a redação.
Isa15092003
A diferença de linhas entre a introdução e o desenvolvimento 1 pode te prejudicar na hora da correção. Detalhe mais a introdução, use mais argumentos. Na conclusão, tente detalhar mais a proposta de intervenção, assim pode impressionar seu corretor. Tente utilizar alguns argumentos do desenvolvimento 1, que ficou muito extenso, no desenvolvimento 2, que está menor. A introdução deve ter no mínimo 3 períodos (igual todo e qualquer parágrafo), e a sua tem só 1. Comece apresentando o tema, depois contextualize e em seguida mostre sua tese ao corretor.