VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

  • 2

“Tinha uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho tinha uma pedra”. O trecho do poema de Carlos Drummond de Andrade versa sobre os obstáculos encontrados no caminho para se conquistar algo. Analogamente a isso, há os obstáculos encontrados para a segurança feminina. Com a pandemia, milhares de mulheres estão presas em casa com seus abusadores, o que é imensuravelmente alarmante, considerando a integridade física e mental das mesmas.

De acordo com as estatísticas, 50% de mulheres são assassinadas por companheiros românticos, 52% são lesionadas pelos mesmos e 78% carregam traumas de relações abusivas passadas. E, neste período de quarentena estes números tendem a aumentar, pois elas estão passando quarentena com seus agressores, com acesso reduzido à ajuda ou suporte. Este é um problema de cunho social, pois afeta não somente as vítimas, mas também suas famílias e amigos.

Este problema ainda perdura, pois, os homens tem tendência à superioridade, e, de certa forma, creem serem donos de suas companheiras, eles acreditam que as mesmas devem ser submissas, e isto acontece devido ao machismo enraizado em nossa sociedade desde a antiguidade. Falta empatia, equidade, respeito e conscientização por parte deles.

Desta forma, medidas são necessárias para a resolução deste impasse, segundo o filósofo Immanuel Kant: “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”, portanto, para que o problema seja resolvido, precisamos que o sistema governamental aprove leis mais rígidas e penas maiores para os agressores e promova sistemas fáceis e discretos de auxílio físico e psicológico às vítimas. Também é de igual importância a conscientização sobre os diferentes tipos de violências e como proceder em caso das mesmas. Em tempos de quarentena, a principal medida a ser tomada é o suporte discreto e acessível, por meios fáceis e camuflados, como em um aplicativo grande muito utilizado: Peça determinado lanche para avisar que está sofrendo violências, ou o mesmo caso pode ser aplicado com determinada compra de roupas, ou qualquer outra entrega.

Compartilhar

5 Correções

  1. 820 gostei da redação só precisa utilizar mais conectivos e propor um intervenção mais detalhada, lembra dos cinco requisitos para essa competência, mas no geral gostei bastante, vc tem um conhecimento amplo só precisa ser lapidado
    820 gostei da redação só precisa utilizar mais conectivos e propor um intervenção mais detalhada, lembra dos cinco requisitos para essa competência, mas no geral gostei bastante, vc tem um conhecimento amplo só precisa ser lapidado

    • 1
  2. Muito bom seu texto 👏👏
    Sua escrita é boa e seus argumentos são bons vc relata a situação bem
    Entendi bem de redação. sua conclusão tá ótima e se for para melhorar alguma coisa dentro de uma redação serão poucas coisas pois vc escrevi muito bem
    e com certeza tirara uma nota boa .

    • 1
  3. Competência 1: 180
    Competência 2: 160
    Competência 3: 160
    Competência 4: 120
    Competência 5; 100
    Na sua introdução, achei que não ficou muito bem colocado sua alusão, pois a violência doméstica não é um obstáculo e sim um sério problema social enraizado na sociedade patriarcal brasileira e que pode custar a vida de muitas mulheres, ficaria melhor você descrever uma situação antiga desse tipo de violência, que no Brasil isso ainda persiste e por causa da quarentena piorou. Além disso, apresente também as teses desse problema, no seu texto poderia ser a impunidade e o medo das vitímas.
    Sua argumentação ficou superficial e curta, tente abordar melhor suas teses e fale a fonte do seus dados.
    Por fim, sua conclusão ficou muito grande e você focou num meio de denúncias discreto, mas não abordou sobre o porquê disso no desenvolvimento, sobre o medo e a falta de políticas que encoragem as mulheres a tomarem a iniciativa, então ficou desconexo. O uso da frase de Kant não foi correto, já que as suas intervenções não são educacionais.
    Espero ter ajudado, continue escrevendo.

    • 1
  4. Olá, sua redação é bem estruturada, mas falta uma certa coerência pois faltam conectivos, também senti falta de embasamento no D2, sua gramática é boa mas poderia melhorar. Também acho q o começo da conclusão ficaria bem encaixado no d2 e vc possui marcas de oralidade.Gostei da conclusão, bem elaborada, só faltaram pequenas coisas p melhorar-la. Dessa forma, provavelmente você tiraria em torno de 700. Bons estudos;)

    • 1
  5. no terceiro paragrafo falta conectivo para comecar o parágrago. Essa palavra” grande ” não soa muito bem. pois veja só: aplicativo grande , argumentação ok! boa redação, mas poderia melhorar mais na argumentação.Parabéns
    você escreve bem e tem conecimento.
    joão vitor, aluno de um cursinho de redação.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.