Iniciante

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES

  • 1

“O mais escandaloso dos escândalos é o que nos habituamos a ele”. A afirmação, atribuída à filósofa francesa Simone de Beauvoir, refere-se bem à questão hodierna sobre a violência doméstica contra a mulher, já que mais escandalosa do que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Posto isso, basilarmente, é lícita a análise dos fatores que corroboram o quadro atual: a negligência estatal e o preconceito estrutural.

Em primeiro plano, a inoperância das esferas do poder no corpo social potencializa cada vez mais o problema em questão. De modo antagônico, o Estado, ao romper suas funções essenciais com a sociedade, também rompe a harmonia social, o que contradiz com as ideias do “Contrato Social”, proposto pelo filósofo contratualista John Locke. Nesse sentido, a ausência de leis efetivas e métodos que fortalecem a segurança da mulher em situações de violência doméstica no seu convívio tornou-se um grande estopim de ocorrências constantes. Consequentemente, sem a cooperação do Governo, as estatísticas crescerão cada vez mais ao longo dos anos, tendo em vista que, no Brasil, por hora, mais de 100 mulheres são violentadas, porém, 70% não optam por denúncia. Posto isso, atenta-se que a negligência é um fator intrínseco que precisa ser mudado para a resolução do problema.

Outrossim, em segunda esfera, elucida-se postular que o preconceito estrutural também é um agravante de extrema abrangência. Sob essa ótica, pode-se conferir que há muitos séculos a imagem da mulher sempre esteve ligada ao “sexo frágil” da relação, que era vista pela sociedade, por muitas das vezes, como serviçal do homem, o que acabou impedindo – por um longo período de tempo – a sua independência e direitos igualitários. Nesse cenário, é válido mencionar a pintora mexicana Frida Kahlo, que se tornou uma figura emblemática da luta feminina no contexto histórico sociocultural.

Destarte, cabe ao Estado – principal entidade do bem-estar social – criar novas políticas e leis efetivas por meio de verbas governamentais com o fito de promover a segurança, integridade física e psicológica das mulheres, com punições severas aos agressores, para que os casos de violência doméstica contra mulheres diminuam drasticamente, levantando a voz e o poder feminino, e aumentando também, respectivamente, sua representatividade social. Somente assim, os escândalos citados por Simone de Beauvoir não serão mais um empecilho na conjuntura contemporânea brasileira. 

Compartilhar

2 Correções

  1. VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA MULHERES

    1“O mais escandaloso dos escândalos é o que nos habituamos a ele”. A afirmação, atribuída à filósofa francesa Simone de Beauvoir, refere-se bem à questão hodierna sobre a violência doméstica contra a mulher, já que mais escandalosa do 2que a ocorrência dessa problemática é o fato da população se habituar a essa realidade. Posto isso, basilarmente, é lícita a análise dos fatores 2que corroboram o quadro atual: a negligência estatal e o preconceito estrutural.
    1 – INICIE COM UMA CONJUNÇÃO OU COM UM ELEMENTO INTRODUTÓRIO.
    2 – ATENTE-SE AO QUEÍSMO
    INTRODUÇÃO MUITO BOA, BEM DESENVOLVIDA COM TESE E ARGUMENTOS EXPLÍCITOS.

    Em primeiro plano, a inoperância das esferas do poder no corpo social potencializa cada vez mais (1o problema em questão). (2De modo antagônico), o Estado, ao romper suas funções essenciais com a sociedade3, também rompe a harmonia social, o que contradiz com as ideias do “Contrato Social”, proposto pelo filósofo contratualista John Locke. Nesse sentido, a ausência de leis efetivas e 4 métodos que fortalecem a segurança da mulher em situações de violência doméstica no seu convívio tornou-se um grande estopim de ocorrências constantes. Consequentemente, sem a cooperação do Governo, as estatísticas crescerão cada vez mais ao longo dos anos, tendo em vista que, no Brasil, por hora, mais de 100 mulheres são violentadas, porém, 70% (5não optam por denúncia). Posto isso, atenta-se 6que a negligência é um fator intrínseco 6que precisa ser mudado para a resolução do problema.
    1 – SUGIRO RETOMAR O TEMA
    2 – CONSTRUÇÃO CONFUSA: SUGIRO SUBSTITUIR ESSA CONJUNÇÃO
    3 – RETIRE A VÍRGULA
    4 – ATENTE-SE AO PARALELISMO SINTÁTICO: DE LEIS DE DE MÉTODOS
    5 – OPTAM POR NÃO DENUNCIAR
    6 – ATENTE-SE AO QUEÍSMO
    DESENVOLVIMENTO MTO BOM E PRODUTIVO, PROJETO DE TEXTO BEM CLARO E EVIDENTE, PARABÉNS

    1Outrossim, em segunda esfera, elucida-se postular que o preconceito estrutural também é um agravante de extrema abrangência. Sob essa ótica, pode-se conferir que há muitos séculos a imagem da mulher sempre esteve ligada ao “sexo frágil” da relação, 4que era vista pela sociedade, (2por muitas das vezes,) como serviçal do homem, o 4que acabou impedindo – por um longo período de tempo – a sua independência e 3 direitos igualitários. Nesse cenário, é válido mencionar a pintora mexicana Frida Kahlo, 4que se tornou uma figura emblemática da luta feminina no contexto histórico sociocultural.
    1 – OUTROSSIM, EM SEGUNDO PLANO
    2 – , MUITAS VEZES,
    3 – E SEUS DIREITOS
    4 – QUEÍSMO
    ESSE DESENVOLVIMENTO NÃO FICOU MUITO BOM E MTO PRODUTIVO, DEVIA TER APROFUNDADO MAIS SOBRE A FRIDA.

    *Destarte, cabe ao Estado – principal entidade do bem-estar social 1– criar novas políticas e 2 leis efetivas por meio de verbas governamentais com o fito de promover (3a segurança, integridade física e psicológica das mulheres), com punições severas aos agressores, para que os casos de violência doméstica contra mulheres diminuam drasticamente, levantando a voz e o poder feminino, e aumentando também, respectivamente, sua representatividade social.* Somente assim, os escândalos citados por Simone de Beauvoir não serão mais um empecilho na conjuntura contemporânea brasileira.
    1 – SUBSTITUA POR VÍRGULA OU DOIS PONTOS
    2 – E NOVAS LEIS
    3 – A SEGURANÇA E A INTEGRIDADE
    ** PERÍODO MTO LONGO
    SENTI FALTA DE UM DETALHAMENTO MELHOR.
    OK

    C1 – 160
    C2 – 160
    C3 – 160
    C4 – 120
    C5 – 160
    MÉDIA = 880

    • 1
  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    Primeiramente, o tamanho do seu texto me deixou muito surpresa, porque é bem extenso para em espaço de 30 linhas. Creio que sua letra seja pequena, mas fique atento.
    Competência 1 – 200
    Competência 2 – 200
    Competência 3 – 180 – (selecionou as informações de forma coerente e coesa para a construção da argumentação, no entanto, o excesso de informações pode ser prejudicial)
    Competência 4 – 200
    Competência 5 – 200

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.