No livro “Jane Eyre”, a protagonista Jane, ainda criança sofre maus tratos da família, tendo uma infância negligenciada. A realidade de milhares de crianças mundo afora e no Brasil acabam não sendo tão diferentes, muitas crianças assim como Jane enfrentam atualmente a negligência daqueles que deveriam ser seus protetores, cuidadores.
Ademais, durante o ano de 2020 houve um aumento significativo de violencia contra crianças devido ao isolamento social, estas ficaram ainda mais vulneraveis e expostas a esse tipo de injustiça. Visto que , na maioria das vezes esses casos passam despercebidos, porque são cometidos por familiares do convivio dessas crianças, o que facilitou a situação.
Outrossim, antes de evoluir para algo mais grave como a morte, a violencia inicia ainda muito sutil, por isso é necessário manter uma vigilancia atenta para esses casos. É importante que a população esteja informada sobre o que fazer e como denúnciar diante de tal situação, para que não venham a existir mais casos como o retratado no livro “Jane Eyre”.
Portanto, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos deve atuar como mediador da situação, utilizando a mídia como um meio de propagar informação para que a população venha a reconhecer os sinais e denuncie, com o fito de amenizar o problema. Já dizia Rosa Luxemburgo “ Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres”. É necessário que as crianças vivam em segurança e tenham o direito de crescer livremente.
Gabriel0000000
Competências
I: demonstrar domínio da língua portuguesa;
Nota:160
II: compreender a proposta de redação e os conceitos das áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Nota:128
III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nota:120
IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Nota:120
V: elaborar uma proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Nota:80
Dúvidas: [email protected]