Violência doméstica

  • 0

Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, ninguém deve ser ferido ou sofrer tortura psicológica ou física. Entretanto, o contexto brasileiro se distancia desse ideal no que diz respeito aos direitos das mulheres que sofrem violência doméstica. Desse modo, se faz necessário analisar os principais propulsores desse contexto hostil: o longo processo histórico do patriarcado e a falha governamental.

Sob esse viés analítico, é válido ressaltar o machismo estrutural como causador desse empecilho. Assim como retratado nos livros de História, o patriarcado é um dos resultados do capitalismo, modelo administrativo. Como consequência disso, homens sempre estiveram em maioria no poder, de todas as formas, e tal pensamento fez com que muitos deles se sentissem no direito de agir com violência em suas casas. Logo, enquanto essas ideias perdurarem a violência também irá.

Outrossim, a negligência estatal se faz presente na narrativa atual. Nessa perspectiva, tem-se o exemplo de Maria de Penha que sofreu diversos ataques de seu marido, e só depois de ficar impossibilitada de andar deviso os ferimentos, foi criada uma lei que protegesse mulheres de agressões. Isso mostra a ineficiência do Governo com o assunto tratado, mesmo depois de denunciar as mulheres continuam sendo perseguidas e agredidas. Dessa maneira, cada vez mais mulheres sofrerão se o problema não for solucionado.

Desse modo, é essencial que os desafios da violência doméstica sejam combatidos. Portanto, é papel das mídias sociais influenciar e levar informações através de postagens e publicações de campanhas afim de conscientizar  população e dar voz às mulheres que sofrem ou já sofreram atos violentos e ajudar outras a se prevenir. Consequentemente, os direitos de todos serão assegurados.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi, tudo bem? Eis a correção:

    Competência 1 – 120
    Competência 2 – 120
    Competência 3 – 200
    Competência 4 – 200
    Competência 5 – 160
    TOTAL: 800
    Considerações Gerais: A estrutura do texto está ótima, mas tomaria cuidado com a escolha de repertórios. No segundo parágrafo “patriarcado” funciona mais como uma citação para fortalecer o argumento do que como repertório. Bem como no terceiro onde você traz Maria da Penha, acho que se encaixaria melhor se você trouxesse a lei, já que tem o mesmo efeito e traz mais propriedade.
    Por fim, sua conclusão também está bem encaminhada, eu só substituiria o agente, já que ficou muito amplo. O direcione melhor.
    Vejo sucesso em você, continue assim!

    • 1
  2. Sugestão conclusão : Dessa maneira o governo deveria distribuir kits de auto defesa feminina para todas as mulheres , para que elas se sintam seguras e protegidas e acima de tudo aliviadas por conseguirem fugir do agressor e ir diretamente a delegacia feminina , para registrar um boletim de ocorrência contra o agressor e receber todo apoio e medidas protetivas e vencer essa problemática.

    • 0
  3. introdução: achei impecavel e concisa. voce traz um gancho, traz a sua tese e tambem seus dois argumentos que serao melhor trabalhados ao longo do texto

    argumento 1:
    -confusao:”Assim como retratado nos livros de História, o patriarcado é um dos resultados do capitalismo, modelo administrativo.” -> nao entendi esse modelo administrativo que voce colocou no final da frase.
    -nesse paragrafo vale voce dar um aperfeiçoamento, uma maior coesao entre as frases
    minha reescrita do teu paragrafo seria:
    Sob esse viés analítico, é válido ressaltar o machismo estrutural como causador desse empecilho, pois assim como retratado nos livros de História, o patriarcado é um sistema de dominação masculino resultado do capitalismo, que é o sistema em que vivemos. Como consequência desse quadro socio-estrutural, homens se colocam em posições de poder e afrimam mecanismos de dominancia sobre corpos femininos. Tal conjuntura social e ideologica faz com que as figuras masculinas se sentam no direito de agir com violência em suas casas. Logo, enquanto essas ideias patriarcais perdurarem a violência também irá.

    argumento 2:
    acredito que voce trouxe um argumento e o comprovou.

    conclusao:
    a escrita nao esta legal: ” Desse modo, é essencial que os desafios da violência doméstica sejam combatidos. ”
    correção: Portanto, é preciso que enfrentemos seriamente a violencia domestica no brasil, combatendo o patriarcado e superando a negligencia das esferas institucionais. Por meio das mídias sociais pode-se influenciar a população e levar informações através de postagens e publicações de campanhas afim de conscientizar contra a violencia de genero e dar voz às mulheres que sofrem ou já sofreram agressões e ajudar outras a se prevenir. + (mais alguma proposta de intervencao)

    em geral ta bem legal, acho que falta vc revisar pra consertar erros de portugues, melhorar a coesao e tambem mais capricho na conclusao. mas ta caminhando muuito bem

    • 0
  4. Gostei muito do texto, porém como trouxe a nossa amiga Kaline, sua conclusão ficou muito vaga se for comparar com os argumentos que você usou no texto. Por exemplo, no texto você começa com o momento histórico, passa pelo capitalismo, chega ao machismo e termina falando da Maria da Penha, a história dela e que decorreu na criação da lei, porém na conclusão você praticamente “esqueceu” todos esses argumentos, e partiu pra uma visão de que é necessário mais “mídia” com relação aos abusos sofridos pelas mulheres, fazendo postagens e etc..

    Não seria papel do governo e dos órgãos de segurança?
    Fazer mais campanhas, abranger um contigente maior de mulheres, aplicar leis mais duras, algo do tipo..

    De qualquer forma, parabéns pelo texto..

    • 0
  5. Olá, Heloísa! Vou “corrigir” tua redação como faço com as minhas, tá? Mas, antes quero atentar para alguns detalhes:
    – tens fluência na escrita e demonstra conhecimento sobre o tema
    – há uma ótima introdução, porém há muitos desvios no desenvolvimento e repertório raso no 3° parágrafo
    – sua conclusão tem lacunas sobre como se daria a proposta de intervenção
    – cuidado com erros de pontuação (prestar mais atenção ao uso da vírgula)

    Sendo assim:
    * Introdução: 180
    * Desenvolvimento 1: 140
    * Desenvolvimento 2: 140
    * Conclusão: 140

    Total: 600

    (Fiz com você como faço comigo)

    Não desista! Insista! Você tem potencial.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.