Violência doméstica

  • 1

Podemos ver na música “Rosas” do grupo Atitude Feminina, uma inspiração em um problema real do Brasil: A violência doméstica. A violação física e mental da mulher é crime; no Brasil, milhões de mulheres são silenciadas e censuradas, mesmo existindo uma lei, chamada “Maria da Penha”, que porém, é constituída por falhas. Outro ponto de retrocesso nas nossas leis é o chamado “bolsa estupro” que dá auxílio financeiro a mulheres grávidas de abusadores a troco decidir sobre seus corpos.
Decerto, quando uma mulher é agredida, as famílias e a sociedade em si são agredidas também. Sem dúvidas, por ser um grupo minoritário historicamente nas relações de poder, as mulheres se encontram vulneráveis, isso de fato ajuda a serem manipuladas por seus agressores, que quase sempre, é alguém próximo da vítima. No início, os dias bons superam os ruins, até se tornar um ciclo vicioso, onde a violência é seu último ponto, ou o fim.
Ademais, com a pandemia da COVID-19, a opressão contra mulher alavancou-se e as denúncias ao 180 subiram 40%, segundo o site Terra. Há, a necessidade de permanecer em casa, e também o medo do perigo maior está dentro dela. Por, todavia, os agressores da elite são inocentados e a vítima é exposta socialmente, assim, o dinheiro é colocado acima de tudo e o espaço de fala das mesmas é restringido, pouquíssimas conseguem serem ouvidas e a outra parte permanecem no silêncio.
Portanto, a deturpação do espaço de fala feminino e a agressão a mulher no Brasil só cresce a cada dia, e algumas pessoas ainda questionam o que a mulher fez para “merecer” o ocorrido. Por isso, é de suma importância que o congresso nacional crie leis mais rígidas para proteção da mulher, através de reuniões com mulheres que já passaram por isso, a fim de ouvi-las para entender as falhas do nosso sistema, mostrando o que as teriam ajudado naquele momento, para que a lei não falhe com a próxima mulher.

Compartilhar

6 Correções

  1. Oii
    No texto não pode existir verbos na primeira pessoa.
    Há erros de pontuação.
    Coloque repertório (citações de filósofos, sociólogos, filmes, séries, músicas, dados estatísticos) para enriquecer sua redação e aumentar a sua nota.
    Tem que apresentar as teses.
    A sua proposta de intervenção não está muito boa, tem que ter o Agente, o Meio/Modo que deve fazer, a Ação, o Detalhamento e a Finalidade da proposta.

    • 0
  2. Oiee, não sou nenhuma profissional sou estudante também. Achei sua gramática muito boa, com poucos erros, sua proposta de intervenção não está destacada(poderia ter articulado um pouco mais) e senti falta de da sua opinião/ tese. Possui um grande número de informações mas em nenhuma você explicou bem. Seria legal você desenvolver uma ou duas informações ao longo do texto e combinar com a proposta de intervenção😀😀

    • 0
  3. OLá Leila, daria de 500- 540

    Não pude deixar de notar que seu texto está com muitas informações, mais próximo de um texto informativo do que argumentativo.
    DICA: Você precisa argumentar melhor seu ponto de vista, coloca a informação e em seguida sua opnião ( autoria).
    De resto, continue estudando, você vai chegar lá, bjus!!!!

    • 0
  4. Competência 1: 120
    Erros de vírgula permeiam o texto, erro no uso das aspas e erros de concordância.

    Competência 2: 120
    Argumentação insuficiente e tese pouco desenvolvida na introdução.

    Competência 3: 80
    Argumentação quase inteiramente baseada no senso comum, com nenhuma ideia abstrata ou citação.

    Competência 4: 120
    Mal uso de recursos coesivos, como o uso do gerúndio após a vírgula. Pouca coerência com a tese.

    Competência 5: 160
    Faltou o detalhamento.

    Total: 600

    • 0
  5. Bom dia! Sua redação está boa, mas ainda falta bastante coisa. Sua introdução, falta você dizer as teses. Senti muita falta de argumentação, você simplesmente só falou o que está ocorrendo, isso não pode haver. Senti também, muita falta da crase. Sua conclusão precisa de mais detalhes! Devemos sempre pensar que uma reunião não pode melhorar a situação ocorrida no país.
    Se quiser que eu te ajude (35)99749-8213 será um prazer! ❤️

    • 0
  6. Boa tarde!!!!!

    Podemos[1] ver na música “Rosas” do grupo Atitude Feminina, uma inspiração em um problema real do Brasil: A violência doméstica. A violação física e mental da mulher é crime;[2] no Brasil, milhões de mulheres são silenciadas e censuradas, mesmo existindo uma lei, chamada “Maria da Penha”, que porém, é constituída por falhas. Outro ponto de retrocesso nas nossas leis é o chamado “bolsa estupro” que dá auxílio financeiro a mulheres grávidas de abusadores a troco decidir sobre seus corpos. [***]

    [1]Não use verbos na primeira pessoa, seja sempre impessoal. Poderia ter usado, “é visto, pode-se ver, etc.”

    [2]Ponto e virgula não se encaixa da maneira que vc usou.

    [***]A forma que vc começou sua introdução está muito bela e humana, entretanto vc pecou em não evidenciar sua tese, uma dica é sempre evidencie-a pois é mais fácil de o leitor acha-la e maneira de fazer isso é colocando na ultima frase do seu paragrafo.

    TESE: ?

    Decerto, quando uma mulher é agredida, as famílias e a sociedade em si são agredidas também. Sem dúvidas, por ser um grupo minoritário historicamente nas relações de poder, as mulheres se encontram vulneráveis, isso de fato ajuda a serem manipuladas por seus agressores, que quase sempre, é alguém próximo da vítima. No início, os dias bons superam os ruins, até se tornar um ciclo vicioso, onde a violência é seu último ponto, ou o fim. [***]

    [***] Senti falta da tese, senti falta de um dado, uma citação para complementar, fisicamente o paragrafo esta muito pouco, argumente mais.

    Ademais, com a pandemia da COVID-19, a opressão contra mulher alavancou-se e as denúncias ao 180 subiram 40%, segundo o site Terra[1]. Há, a necessidade de permanecer em casa, e também o medo do perigo maior está dentro dela[2]. Por, todavia, os agressores da elite são inocentados e a vítima é exposta socialmente[3], assim, o dinheiro é colocado acima de tudo e o espaço de fala das mesmas é restringido, pouquíssimas conseguem serem ouvidas e a outra parte permanecem no silêncio[4]. [***]

    [1]Coloque qual o ano da pesquisa, e qual a finalidade
    [2]Por que o perigo é maior? (eu sei que parece uma pergunta “burra” pois é so relacionar com o tema do texto, entretanto para os corretores do ENEM, voce tem que fazer um texto para uma pessoa totalmente leiga, então cada frase, cada coisa que vc poe no seu texto, explique!)
    [3]Especifique
    [4]espeficique

    [***] Esse paragrafo está bom, entretanto, você tem que argumentar mais, achei muito vago, vc colocou alguns argumentos mais nao explicou eles.

    Portanto, a deturpação do espaço de fala feminino e a agressão a mulher no Brasil só cresce a cada dia, e algumas pessoas ainda questionam o que a mulher fez para “merecer” o ocorrido. Por isso, é de suma importância que o congresso nacional crie leis mais rígidas para proteção da mulher, através de reuniões com mulheres que já passaram por isso, a fim de ouvi-las para entender as falhas do nosso sistema, mostrando o que as teriam ajudado naquele momento, para que a lei não falhe com a próxima mulher. [***]

    [***] Achei muito fraca sua proposta de intervenção, lembre-se que é como se vc fosse o responsavel a distribuir serviços para o AGENTE, então se quer que esse problema se resolva, faça como se vc realmente fosse responsavel.

    C1: VOCE ESCREVE BEM, SEM MUITO ERROS DE PORTUGUES 160
    C2: COMPREENDEU A PROPOSTA, ENTRETANTO APLICOU POUCOS CONCEITOS PARA DESENVOLVER O TEMA: 120
    C3: ORGANIZAÇÃO: 120
    C4: CONHECIMENTO DE MECANISMOS PARA ARGUMENTAÇÃO: 80
    C5: INTERVENÇÃO 120

    TOTAL 600

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.