Iniciante

Violência contra os indígenas e ameaça às florestas no Brasil

  • 0

Desde os idos de 1500 com o Descobrimento do Brasil pelos portugueses, houve um choque de cultura entre os lusitanos e os povos nativos brasileiros, podemos afirmar com bases históricas que a violência contra os indígenas e as ameaças ás florestas brasileiras se faz desde então. A marginalização da figura indígena e a ideia de capitalização das riquezas presentes nas florestas do Brasil, são processos construídos desde tempos longínquos e vão se apresentando cada vez mais como um problema que necessita  urgência em ser solucionado.

Com a chegada dos Portugueses e a Colonização do Brasil, iniciou-se um processo de marginalização da figura indígena, por viverem de forma até então consideradas estranhas para com a visão Europeia de mundo, tentaram de várias formas modificar a vida dos povos originários, como por exemplo, por meio da Igreja Católica iniciaram processos de catequização, com a ideia de extinguir a religião por eles praticadas, e os tornarem praticantes da mesma Fé a qual professavam. Atualmente, grande parte dos brasileiros não-índios ainda perpetuam os ideais dos nossos colonizadores, os indígenas são vistos por muitos como Selvagens, “preguiçosos” por viverem de maneira alheia ao Capitalismo.

Ademais, aliado a essa concepção de imagem preconceituosa, as Florestas brasileiras também sofrem, sendo a Floresta Amazônica a maior delas e muitas vezes o palco de grandes denúncias de desmatamento, exploração ilegal de madeira e garimpo. Nesse contexto, a violência contra os indígenas ganha uma explicação comercial, muitas das áreas protegidas por Lei ou que aguardam serem reconhecidas e demarcadas, viram alvo de bandidos que, impõem medo as diversas famílias Nativas. Além disso, o impacto ambiental a nossa principal floresta tem sido intensificado nos últimos três anos, segundo um alerta do Inpe(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) para desmate por mineração, houve uma perca de 531 hectares de floresta perdidos, inclusive em áreas de proteção.

Infere-se que, a violência contra os povos indígenas e ameaças as florestas brasileiras, é um processo longo desde o século XV, e só tende a se tornar cada vez um problema maior, se o Governo não intervir. Por meio da Funai(Fundação Nacional do Índio) é necessário agilizar os processos de estudo, reconhecimento e demarcação de Terras, aliado á uma intensa fiscalização das Terras protegidas através da Polícia Federal e do Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). E cabe ao Ministério da Educação, promover o Estudo dos povos originários Brasileiros, como forma de combate a intolerância e a ignorância, assim, poderemos progredir para uma sociedade que conhece verdadeiramente sua História e valoriza seu Povo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Farei alguns comentários com base na correção do ENEM.
    — “Desde os idos de 1500 com o Descobrimento do Brasil pelos portugueses, houve um choque de cultura entre os lusitanos e os povos nativos brasileiros, *** podemos afirmar com bases históricas que a violência contra os indígenas e as ameaças ás florestas brasileiras se faz desde então***. (leia novamente esse trecho e certamente você perceberá que está um pouco desconexo, sugiro uma reformulação desse período, dessa forma, eu sugiro uma reformulação, porque quanto mais claro, melhor para o corretor (C3).
    — Gostei da ideia proposta no D1, uma coisa que te aconselho (não é regra do inep) é usar um repertório diferente nos parágrafos, talvez corretores mais rígidos possam te tirar pontos por causa disso, é muito subjetivo. Acho que nesse parágrafo eu senti a falta de alguns conectivos em determinados períodos, novamente, recomendo que releia esse parágrafo e perceba que alguns ideias ficaram meio soltas, dificultando a compreensão às vezes (C4)
    — “Com a chegada dos Portugueses e a Colonização do Brasil, iniciou-se um processo de marginalização da figura indígena, por viverem de forma até então consideradas estranhas para com a visão Europeia de mundo, tentaram de várias formas modificar a vida dos povos originários, como por exemplo, por meio da Igreja Católica iniciaram processos de catequização, com a ideia de extinguir a religião por eles praticadas, e os tornarem praticantes da mesma Fé a qual professavam. Atualmente, grande parte dos brasileiros não-índios ainda perpetuam os ideais dos nossos colonizadores, os indígenas são vistos por muitos como Selvagens, “preguiçosos” por viverem de maneira alheia ao Capitalismo.” Observa que aqui tem apenas dois períodos para um parágrafo inteiro, sugiro colocar pontos finais, para que não haja ocorra o risco de o corretor perceber muitas ideias juntas e embaralhadas, pois isso quebra a fluidez do texto (C4, C1)
    — O D2 ficou bem mais fácil de compreender quais eram suas ideias e apontamentos, só sugiro que coloque um fechamento de ideias no final do parágrafo.
    — CONCLUSÃO: a pontuação deve ser dada com base na proposta mais completa (no caso foi a primeira)
    “Por meio da Funai(Fundação Nacional do Índio) — AGENTE —-é necessário agilizar os processos de estudo —-AÇÃO—-, reconhecimento e demarcação de Terras, aliado á uma intensa fiscalização das Terras protegidas através —-MEIO—- da Polícia Federal e do Ibama(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) —DETALHAMENTO—. E cabe ao Ministério da Educação, promover o Estudo dos povos originários Brasileiros, como forma de combate a intolerância e a ignorância, assim, poderemos progredir para uma sociedade que conhece verdadeiramente sua História e valoriza seu Povo.”
    Com isso, não identifiquei a sua finalidade.

    COMPETÊNCIAS:
    C1: 160
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 840
    Comentários: sugiro que sempre atente-se ao fato de que deve-se ser colocado todos os elementos da conclusão, assim como uma maior fluidez no teu texto, colocando sempre as pontuações corretas. Só com isso você já consegue atingir seus 900+
    Parabéns pela redação e continue praticando. Tô esperando aqui para ver seu progresso. Se gostou da correção, vota aí ;)
    Meu email ta na bio da plataforma, qualquer dúvida, manda por lá.

    • 1
  2. Parabéns pela redação, só algumas pontuações:
    *Tente incrementar as palavras do tema na sua redação para dar um sentido de que você entendeu e não fugiu do tema,
    *ameaças ás florestas brasileiras (o acento é crase).
    *visão Europeia, Fé, Florestas, Nativas e Selvagens (não precisa começar com letra maiúscula).
    *procure mais sinônimos da palavra ‘processos’, ‘desmatar’ e ‘florestas’.
    *os ideais dos nossos colonizadores (não pode usar ‘nossos’ ou ‘nós’)
    *Selvagens, “preguiçosos” (sugira o ‘e’ do que a vírgula nesse caso)
    * bom uso dos conectivos
    *aliado á uma intensa (não necessita de acento)
    *as organizações muito conhecidas como o ibama e funai não necessitam de uma explicação sobre a sigla.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.