violência contra os idosos

  • 3

   Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago aborda uma reflexão acerca da cegueira ética e moral no meio social. Nesse sentido, semelhante a tal obra literária, uma majoritária parte da população brasileira expressa uma falta de visibilidade diante dos entraves que a violência contra os idosos ocasiona. Sob esse viés, aponta-se que os maus tratos e a negligência do governamental são as principais causas da problemática, sendo necessário coibir esse cenário.

    A princípio, vale ressaltar a agressão como fator determinante para a permanência da barreira. Nessa perspectiva, o filme chamado “A Família Savage” retrata a uma idosa, a qual sofre com a agressão física e psicológica, por causa dos maus tratos do cuidador formal. Fora da ficção, essa realidade mantém-se presente e muito influente nas relações sociais e na política nacional brasileira. Em virtude disso, as pessoas mais velhas passam por dificuldades quanto à aceitação e efetivação dos seus direitos. Desse modo, é inaceitável que os cuidadores dos velhos tenham a postura de causar os maus tratos, dado que praticar a violência física e psicológica provoca doenças crônicas.

    Destaca-se, ademais, o descaso governamental de cumprir com a Carta Magna de 1988, na qual garante o acesso a segurança de qualidade para os cidadãos. Infere-se que, uma das medidas tomadas pelo governo brasileiro para atenuar os problemas do cenário financeiro foi a diminuição de investimentos na proteção social, como consequência, diversos locais de segurança apresentam uma estrutura escassa e um longo tempo de espera para o atendimento da vítima. Nessa ótica, constata-se que o controle contra os violência idosos será dificultada por conta da falta de preparo e investimento de qualidade na rede de proteção.

    Diante do exposto, é necessária uma ação do Estado para amenizar o impasse atual. Portanto, cabe ao Ministério da Justiça, órgão responsável pela proteção pública, por intermédio de uma parceria com os meios de comunicação, compartilhar propagandas sobre a importância de combater a agressão, inclusive com números para denúncia. Além disso, o Tribunal Federal deve, por meio de uma lei, aumentar o orçamento anual na área da segurança, a fim de melhorar e inovar a estrutura de proteção. Dessa forma, a cegueira ética e moral brasileira acerca da agressão contra os idosos caminha-se para a resolução.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá. A sua redação está ótima, porém há alguns erros que a fizeram parecer confusa. Abaixo sua redação estará reescrita com as correções e observações em caixa alta :
    violência contra os idosos

    Na obra “Ensaio sobre a cegueira”, José Saramago aborda uma reflexão acerca da cegueira ética e moral no meio social. Nesse sentido, semelhante a tal obra literária, uma majoritária parte da população brasileira expressa uma falta de visibilidade diante dos entraves que a violência contra os idosos ocasiona(FALTA ALGUM COMPLEMENTO QUE FAZ COM QUE ESTE PERÍODO DEIXE A DÚVIDA: ”QUE ENTRAVES?”). Sob esse viés, aponta-se que os maus tratos e a negligência do(NÃO DEVERIA TER ESTE ‘DO’, MAS ACREDITO QUE NÃO É UM PROBLEMA SÉRIO E QUE OS CORRETORES NÃO DESCONTARIAM PONTOS CONSIDERÁVEIS POR ISSO) governamental são as principais causas da problemática, sendo necessário coibir esse cenário(AQUI TAMBÉM HOUVE O MESMO PROBLEMA CITADO ANTERIORMENTE E PARA NÃO HAVER A DÚVIDA “QUAL PROBLEMATICA?” SUGIRO A CORREÇÃO: Sob esse viés, aponta-se que os maus tratos e a negligência governamental são uma problemática, sendo necessário coibi-la’ ).

    A princípio, vale ressaltar a agressão como fator determinante para a permanência da barreira(NOVAMENTE FICOU FALTANDO ALGUM COMPLEMENTO,ACHO QUE DEVE TER SIDO PELO USO DE ‘BARREIRA’, DEIXOU A DÚVIDA ‘QUE BARREIRA?’, MAS PERCEBI QUE VOCÊ USOU ESSA PALAVRA PARA NÃO TER QUE REPETIR ALGUM TERMO, MAS ‘BARREIRA’ NÃO FOI ADEQUADA PARA SUBSTITUÍ-LO). Nessa perspectiva, o filme chamado “A Família Savage” retrata a(SERIA MELHOR: RETRATA UMA IDOSA. NESTE CASO É INCORRETO UTILIZAR O ARTIGO ‘A’) uma idosa, a qual sofre com a agressão física e psicológica, por causa dos maus tratos do cuidador formal(ESTA FRASE TEM O SENTIDO DE QUE A IDOSA É MALTRATADA PELO CUIDADOR PORQUE ELA SOFRE AGRESSÃO, COMO SE O MOTIVO PARA ELE BATER NELA FOSSE ELA JÁ SER AGREDIDA, FICOU ESTRANHO. SEI QUE A VÍRGULA FOI PARA NÃO TER ESTE SENTIDO, MAS SERIA MELHOR REORGANIZAR A FRASE). Fora da ficção, essa realidade mantém-se presente e muito influente nas relações sociais e na política nacional brasileira. Em virtude disso, as pessoas mais velhas passam por dificuldades quanto à aceitação e efetivação dos seus direitos. Desse modo, é inaceitável que os cuidadores dos velhos tenham a postura de causar os maus tratos, dado que praticar a violência física e psicológica provoca doenças crônicas(PERCEBI QUE OS ERROS QUE VOCÊ COMETEU FORAM SOMENTE ERROS SEMÂNTICOS. NESTE CASO, NOVAMENTE, HÁ OUTRO SENTIDO NA FRASE, UM SENTIDO DIFERENTE DO QUE VOCÊ QUERIA DIZER. ”DADO QUE PRATICAR A VIOLÊNCIA FÍSICA E PSICOLÓGICA PROVOCA DOÊNÇAS CRÔNICAS’. CLARAMENTE QUEM LER RACIOCINA QUE QUEM FICA COM AS DOÊNÇAS CRÔNICAS SÃO OS QUE SOFREM A VIOLÊNCIA, MAS A FRASE TEM O SENTIDO DE QUE QUEM PRATICA, O AGRESSOR, É QUE PODE FICAR COM DOÊNÇAS CRÔNICAS ).

    Destaca-se, ademais, o descaso governamental de cumprir com a Carta Magna de 1988, na qual garante o acesso a segurança de qualidade para os cidadãos. Infere-se que, uma das medidas tomadas pelo governo brasileiro para atenuar os problemas do cenário financeiro foi a diminuição de investimentos na proteção social, como consequência, diversos locais de segurança apresentam uma estrutura escassa e um longo tempo de espera para o atendimento da vítima. Nessa ótica, constata-se que o controle contra os violência idosos será dificultada por conta da falta de preparo e investimento de qualidade na rede de proteção.(GOSTEI DESTE PARÁGRAFO. SÓ HOUVE UM PEQUENO PROBLEMA COM A VÍGULA)

    Diante do exposto, é necessária uma ação do Estado para amenizar o impasse atual. Portanto, cabe ao Ministério da Justiça, órgão responsável pela proteção pública, por intermédio de uma parceria com os meios de comunicação, compartilhar propagandas sobre a importância de combater a agressão, inclusive com números para denúncia. Além disso, o Tribunal Federal deve, por meio de uma lei, aumentar o orçamento anual na área da segurança, a fim de melhorar e inovar a estrutura de proteção. Dessa forma, a cegueira ética e moral brasileira acerca da agressão contra os idosos caminha-se para a resolução.(O PARÁGRAFO ESTÁ ÓTIMO, NADA A CORRIGIR. DEIXO COMO DICA PARA MELHORAR A SUA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA OU INTERVENÇÃO: TENTE ESCLARECER COMO SERÁ FEITA A INTERVENÇÃO, SEI QUE SÃO POUCAS LINHAS PARA ISSO, MAS É NECESSÁRIO DETALHÁ-LA ).
    Espero ter o ajudado! Boa sorte na prova do Enem!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.