Na constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do país ,prevê em seu artigo 8°,o direito à Lei Maria da Penha, como inerente à todo cidadão brasileiro. Nesse contexto,a femenicidio em mulheres que sofrem violência verbal,psicológicas, física e entre
outros fatores. Entretanto,a violência doméstica também tem sido alarmante devido aos assedios causado no trabalho.
Diante do exposto,o femenicidio é muito movido pelo ódio aumentando a violência contra as mulheres ainda mais.Desse modo,a agressão verbal e física,é gerado em relacionamento de não aceitação ao término. Nesse viés,em alguns dos casos a vítima pode ser ameaçada de morte,manipulações psicológicas impedindo a mulher de procurar ajudar aos seus famíliares e entrar em contato com a polícia.
Principalmente,em tal situação de assédio ocorre violência sexual contra as mulheres domésticas em seu trabalho.Dessa forma,em algumas situações a mulher pode sofrer humilhações,agressão física e moral de seus patrões,por terem mais poder causando medo,sendo assim chantagens emocionais são feitas entre a vítima.
Portanto,é necessário tomar medidas cabíveis para diminuir os altos índices de violência contra as mulheres e os feminicidios. Dessa maneira, é importante usar a mídia com campanhas de apoio e incentivo às vítimas a denúncia,cabe ao Ministério da Educação (MEC), programar palestras contra violências as mulheres nas escolas,a fim de conscientizar as vítimas a dizer “não a violência”,por meio de incentivo com livros,depoimentos reais,propagandas encorajadoras que mostrem a importância de não se calar.
[email protected]
No Brasil do século XXI, todos estão conectados á uma rede social, onde é feito a divulgação de trabalhos, notícias, vida própria, viagens e entre várias outras coisas, porém também pode existir o lado ruim que é a desinformação, conteúdos informativos onde podem está desatualizados ou continham informações falsas.
Bom, a desinformação faz parte de todo o planeta terra, não somente nas redes sociais, é a criação de um contéudo com informações falsas, chamada fake news, também existem as informações reais, porém antigas ou modificadas que são publicadas meses ou até anos depois. Bom um fato que pode ser colocado como exemplo são nos tempos de eleições, manchetes falsas, montagens e até mesmo videos modificados são feitos para prejudicar e influenciar eleitores a mudar seu voto. Também existem os links que vão para outras páginas e roubam suas informações pessoais. Ainda nesses grupos, 81,8% de mensagens escritas pelos os usuários das redes sociais ja reproduziram ou divulgaram desinformação minimizando a gravidade da pandemia que teve inicío no ano de 2020, muitas pessoas pensavam que não era algo tão grave assim e dulvulgavam informações falsas como “Não é preciso o uso de mascarás”, “A vacina não salva” essas desinformações foram usadas para reforçar que não era apoiado as evidências científicas. Usuários das redes sociais muita das vezes não leem o conteúdo todo, apenas o título, isso foi uma observação de uma analisadora de redes sociais. As matérias podem trazer informações corretas, mas a falta de interpretação de muitos indivíduos favorece a desinformação.
Contudo, devemos começar a combater a fake news em todas as redes sociais, podendo reforçar mais nas escolas a boa alfabetização e a importância de uma boa interpretação de texto, procurar fontes confiáveis em diferentes lugares, politico e cultural para ter a visão ampla do que está realmente acontecendo, não ler somente títulos, observar também o autor da matéria e tomar cuidado com o sensacionalismo, pois, quem consome informações falsas tende a pensar criticamente.
Portanto, prestar mais atenção nas fontes pesquisadas, observar a veracidade é importante para que as fakes news nas epócas eleitorais ou no dia a dia sejam combatidas, pois quem tem o conhecimento do que fala e do que compartilha não é enganado por nenhuma notícia falsa
Saulo Monteiro Bezerra
Bom dia Manuel!
Você apresentou boas ideias no texto, mas faltou saber como colocá-las . Senti um pouco de falta dos repertórios socioculturais
Sua nota será 560
C1 120
C2120
C3 120
C4 80
C5 120
Você Tem muito potencial, pratique bastante , e olhe as redações nota mil do Enem, vai te ajudar bastante
Um abraço 💪
AnaAguiar7
Oi Manuellah tudo bem?
Vamos lá…
NOTA 720, muito bem! Continue praticando!
C1=80
Senti falta do espaço logo após a vírgula, concordância de pluralidade, falta de discernimento para colocar vírgula e ponto final.
C2=200
Parabéns! Ao iniciar até terminar, conseguiu abordar o tema proposto pela coletânea sem se perder.
C3=160
Os argumentos então muito bem apresentados, organizados e amarrados dentro do texto.
C4=120
Apresenta bastante conectivos para amarrar as palavras, mas algumas partes de coesão são precárias.
C5=160
Ação- presente, muito bem!
Agente- presente, muito bem!
Efeito- presente, muito bem!
Modo-presente, muito bem!
Detalhamento- falta
giovannacomdoisn
Olá! Boa tarde! Como vai? Espero que esteja bem!
Sua redação possui erros ortográficos, e de concordância. Falta de algumas vírgulas se atente a isso.
Sua proposta de intervenção ficou um pouco confusa, então tente fazer mais redações e praticar mais o modelo de ENEM e vestibular.
Então sua nota será 580
Competência 1 – 140
Competência 2 – 120
Competência 3 – 80
Competência 4 – 120
Competência 5 – 120
elizasolanum
Oie!
Competência 1 – 80 pontos
Apresenta erros de português, pontuação e concordância verbal e nominal
Ex:
(1° parágrafo, 5ª linha)
…que sofrem violência verbal, psicológica, física (tudo no singular)
(2° parágrafo, 3ª linha) Desse modo, >A< agressão verbal e física é geradA
Competência 2 – 120 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
(Faltou repertório nos seus desenvolvimentos. Você poderia ter usado dados sobre o feminicídio no Brasil)
Competência 3 – 120 pontos
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
(Seu texto ficou muito neutro, faltou argumentar mais)
Competência 4 – 80 pontos
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
(Seu texto ficou confuso em várias partes. Na introdução você começou falando sobre todo cidadão poder recorrer à lei Maria da Penha, depois apresentou duas ideias que ficaram meio "largadas". Faltou ligar as ideias com o que você citou no começo do texto.)
Competência 5 – 120 pontos
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
(A construção da sua intervenção também ficou um pouco confusa)
NOTA: 520
Vc apresentou boas ideias, só faltou argumentar mais e usar repertórios para defender seu ponto de vista
Continue escrevendo! <3