Violência contra a mulher no Brasil

  • 0

“A violência, seja qual for a maneira que ela se manifesta, é sempre uma derrota”, disse Jean Paul Sartre ,ex filósofo. É notório que, diariamente muitas mulheres sofrem várias formas de violência, sendo o companheiro o principal responsável por esse empecilho. Entretanto, os meios de violência vem aumentando, e grande parte das mulheres são mortas.

 

Estima-se que, a cada quatro minutos uma mulher é agredida, contudo não há apenas uma forma de brutalidade. Fisíca, psicológica, sexual e patrimonial são apenas algumas das formas existentes de violência. Durante a quarentena devido à pandemia do Covid 19, a violência dentro de casa aumentou 87%. A cada uma hora acontece um um caso de feminicídio,e o país está em 5° lugar no ranking mundial do mesmo. A maioria das mulheres não procuram ajuda por medo,ameaças,vergonha e principalmente que nínguem acredite nelas.

 

Porém em 7 de agosto de 2006, foi criada a Lei 11.340 a chamada Lei Maria da Penha, o que torna a punição mais rigorosa para violência contra as mulheres.” O homem é definido como ser humano e a mulher é definida como fêmea. Quando ela comporta-se como um ser humano ela é acusada de imitar o macho”, disse Virginia Woolf, contudo essa citação é muito refrente aos dias de hoje.

 

Portanto, é um dever do governo abrir mais delegacias da mulher, e é obrigação da ONU reforçar mais sobre os tipos de violência. É essencial que o país realize muitas campanhas e acões contra esse contratempo. É de extrema importância que tenha um preço maior ao responsável, não apenas colocá-lo atrás das grades, mas sim ter uma punição maior.

Compartilhar

4 Correções

  1. Oi, tudo bem? Espero que sim :)
    Bem, eu gostei da sua redação apesar de ter alguns pontos negativos a ressaltar que podem, ser corrigidos numa redação futura e conseguir uma nota maior.

    D1: Eu notei que no primeiro parágrafo, vulgo, sua introdução, você empregou o conectivo ”entretanto” de forma errada. Ou pelo menos, com a intenção errada. Este conectivo e usado para contraste ou oposição, assim como ”todavia”, ”ao passo que”, e etc.

    D2: Eu não consegui, de fato, identificar a tua tese. A introdução ficou um pouco embaralhada em misto de excesso de dados/citações e falta de argumento baseado na sua opinião. E um ponto em aberto aqui, usa-se sua opinião, mas sempre demonstrando impessoalidade.

    D3: Como o outro colega corrigiu, dados não fundamentam completamente um argumento. E como eu disse na D2, eu senti excesso de dados e porcentagens. Enfim, é sempre bom citar dados para confirmar sua tese, mas evite sobrecarregar seu texto com isso. :)

    D4: No ENEM, é anulada qualquer redação que fira os direitos humanos, e o mesmo não conta conscientização como intervenção estatal. Resumindo, faltou uma ação de intervenção valida na conclusão.

    Mas de qualquer forma, sua redação esta no caminho certo. Busque aprimorar seu vocabulário, conectivos e estruturas inovadoras para sua redação. Vai dar certo, confia! Boa sorte e que venham muitas redações incríveis! :)

    • 1
  2. Houve uma contradição com o uso dos conectivos no primeiro parágrafo, já que “Entretanto” é usado para oposição, devendo apresentar um argumento contrário do anterior (Ambos foram negativos). Apresente também, no final da introdução, dois argumentos para defender nos parágrafos de desenvolvimento.
    Apresentou dados legais no 2 parágrafo, mas esqueceu de provar esses dados com argumentação, faltando um ponto de vista e defesa sobre ele. Tome cuidado com os conectivos e procure saber com qual finalidade devem ser usados.
    Faltou alguns agentes na proposta de intervenção.
    Enfim, os conectivos são uma das partes chaves para pontuar bem no Enem e os agentes na proposta de intervenção também, acredite, ambos garantem uma nota elevada se souber usá-los corretamente!
    Sua redação ficou confusa, mas dá para perceber que não fugiu do tema. Não sei se atingiria 700 pontos…

    • 0
  3. Boa tarde!

    Introdução: Não ficou clara a tese, causas e consequências que serão discorridas futuramente no d1 e d2.

    D1: Extremamente descritivo com muitos dados, falta um claro argumento e ponto de vista. Falta uma causa para o problema.

    D2: Mesmo problema com o D1, falta uma causa para o problema, somente descrições e narrações não fundamentam um argumento. Falta opinião. Além de não existir uma conexão entre as partes do texto. O conectivo “contudo” foi usado de forma inadequada.

    Conclusão: A estrutura está confusa. Não há os 5 elementos necessários evidentes (Agente, Meio, Ação, Finalidade e Detalhamento). Campanhas e conscientizações não contam como proposta de intervenção no Enem. O que seria a punição maior do que a prisão? – é anulada a redação que ferir os Direitos Humanos.

    Nota aproximada: 450, por falta da estrutura exigida pelo Inep.

    • 0
  4. Oi, sou vestibulando, mas irei tentar te ajudar.

    Primeiramente, a introdução ficou um emaranhado de ideias sem ligação, principalmente com a citação e não sei se é correto o termo “ex filosofo”.

    No desenvolvimento, você usou dados sem citar fontes, e usou alusões sem se aprofundar. Também ficou confuso pela a falta de conectivos.

    A conclusão ficou bem fraca, você não explicou como os meios beneficiariam as mulheres. E sobre a punição maior, qual seria? Cuidado pra não ferir os direitos humanos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.