Violência contra a mulher no Brasil

  • 1

É notório que muitas mulheres sofrem agressões todos os dias, onde são submissas a tais condições e sofrem riscos diariamente, mas não denunciam por medo.Desde a época das civilizações o machismo sempre esteve muito predominante, a mulher não tinha voz e se ela se expressasse de alguma forma era mais agredida ou até mesmo morta. Hoje em dia o machismo é ainda mais predominante, mulheres são agredidas todos os dias por maridos e namorados mas ruas, e principalmente nas próprias casas.

A cada 4 minutos uma mulher é violentada no Brasil, sexualmente, fisicamente e verbalmente. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 35% das mulheres já sofreram violência física e/ou sexual de parceiros ou não-parceiros durante suas vidas. Em 2013 contabilizaram 4.762 assassinatos de mulheres, número que coloca o Brasil em 7º lugar no ranking mundial desse crime. A maioria das mulheres sofrem caladas por medo do agressor, por causa dos filhos pois algumas dependem financeiramente. A violência afeta mulheres de todas as classes sociais, etnias e regiões brasileiras. A Lei 11340/06 denominada Lei Maria da Penha é uma lei que é contra a violência contra a mulher e que aos poucos muitas pessoas estão tomando conhecimento disso.

Entretanto, devido a movimentos como o femininismo, que teve como um de seus idealizadores charles fourier (socialista utopico e filosofo francês) as mulheres com o passar do tempo foram conquistando seu lugar de fala no contexto da época e indo contra os padrões que lhe eram impostos. Ainda assim em tempos modernos, a ocasionalidade da morte de muitas mulheres é o feminicidio. Por isso é necessário combater este problema.

Logo é necessário que o governo organize campanhas de educação quanto a igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres, excluindo o machismo, é fundamental melhorar e aumentar a infraestrutura das delegacias. Cabe ao governo criar polícias exclusivas para ao atendimento das mulheres que sejam abertas 24 horas e aumentarem as penas da Lei Maria da Penha contra os agressores.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá !
    Boa Tarde.
    Gostei bastante da sua redação, você escreve super bem.
    Sua introdução ficou perfeita, argumentação 1 ficou rica em dados e a argumentação 2 impecável. Sua conclusão respondeu adequadamente as perguntas e encerrou magnificamente.Parabéns,continue assim que vai longe.
    Nota:990

    • 1
  2. Você poderia ter utilizado uma linguagem mais formal, se tratando também de um assunto delicado.
    Um repertório sociocultural excelente.
    Mas você poderia ter diversificado mais nas palavras, usar um vocabulário mais extenso.
    Também teve um boa conclusão, possuía agente, o modo, efeito, causa…
    Creio que tenha feito um bom uso de dados estatísticos.

    Nota: 880

    • 1
  3. C1: 180, poucos desvios gramaticais
    C2: 200, bom repertório sociocultural
    C3: 160, você apresentou uma contextualização em sua introdução e não teve uma retomada adequada ao longo do texto
    C4: 160, seu texto está bem estruturado, porém, evite orações reduzidas, opte sempre pelas completas
    C5: 200
    Total: 900

    • 1
  4. C1: 180, poucos desvios gramaticais
    C2: 200, bom repertório sociocultural
    C3: 160, você apresentou uma contextualização em sua introdução e não teve uma retomada adeuqada ao longo do texto
    C4: 160, seu texto está bem estruturado, porém, evite orações reduzidas, opte sempre pelas completas
    C5: 200
    Total: 900

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.