Violação dos direitos humanos e a liberdade de expressão na redação do ENEM

  • 0

O limite existente entre a liberdade de expressão e a violação dos direitos humanos, propostos em lei, deve ser entendido e respeitado durante a escrita da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Sendo assim o conhecimento prévio de tais leis se torna requisito indispensável, tal como dos possíveis temas a serem propostos, para realização da prova.

Atualmente, após duras discussões, o participante que desrespeita os direitos humanos em sua redação está sujeito a perda de pontos, mas não tem a mesma zerada. Tal fato se deu por que viola o direito de expressão do indivíduo, ao tornar sua opinião “inválida”. Porém, o que deve ser ressaltado é que determinadas opiniões, de teor preconceituoso ou violento, desrespeitam o direito do próximo, neste caso, aquele sobre quem se escreve. Dessa maneira, a redação deve ser redigida com atenção sobre as opiniões do próprio participante e analisadas pelo mesmo, buscando destacar seu ponto de vista e ainda respeitar os demais indivíduos.

Da mesma maneira que o participante deve conhecer e estudar os prováveis temas para a redação, deve conhecer as leis e regras que envolvem a realização do exame. Isso porque quando se conhece os requisitos para correção, as chances de quebrar tais regras, mesmo inconscientemente, diminui muito e desta maneira a probabilidade de perder pontos também.

Considerando o ENEM como importante influenciador de quase 5,5 milhões de pessoas é importante que mantenha os valores morais, punindo quem os desrespeita. Desse modo, o Ministério da Educação (MEC) utilizando-se de seus meios de informações, como o site do INEP, deve esclarecer aos participantes as regras do exame para que não aja falta de informação em relação as consequências da violação das mesmas durante a escrita da redação. Além disso, criação de propagandas sobre direitos de todos e liberdade também se tornam de caráter relevante, visto que os estudantes estão cada vez mais interligados pelas mídias e receberiam as informações de forma rápida e direta.

 

 

 

  • Gente se puderem dar uma ideia de nota, agradeceria muito e obrigado desde já!
Compartilhar

10 Correções

  1. Oi !gostei muito do modo que você escreve, eu sinceramente não achei erros na sua redação ,mas levando em conta que não sou nem uma experte no assunto ,sinto que não posso ajuda muito ,mas gostei bastante da sua tese e principalmente da proposta de intervenção, onde você trouxe a torna tudo o que é pedido para uma boa proposta desde o agente até porque é preciso.

    • 0
  2. Olá, tudo bem!
    Você escreve muito bem, parabéns.
    Mas, enfim, sua introdução achei boa, um pouco vaga, mas dialóga bem com o tema, e há o encaixe das teses em ambos os desenvolvimento. Há alguns erros, normal. (Não citarei pois ja foram citados)
    E na sua conclusão há a apresentação dos agentes.
    Muito bom.
    (Não sou boa corrigindo, disse da maneira que corrigem a minha)
    Boa sorte!

    • 0
  3. Sua redação no geral ficou boa, porém o conectivo “atualmente” pode ser substituído por ” No contexto atual” é mais bem visto pela banca. O termo “mesma” não retoma ideia. Você colocou “Mas não tem a mesma zerada”.
    O tema escolhido foi bem inusitado,mas eu senti que faltou conectivos para deixar o texto mais coeso.
    80 120 120 120 80
    520

    • 0
  4. Olá bom dia.
    A redação fluiu muito bem, vocabulário simples e bem objetivo.
    Porém falta preposições para interligar o desenvolvimento dos fatos dentro da redação.
    Além de também ser necessário o uso de “frases fixas” colocadas no início da introdução, argumentos e conclusões.
    Parece bobagem, mas dá um tom mais formal e bem elaborado a tua redação.
    Eu te daria nota 700.

    • 0
  5. Oi , bem gostei bastante da sua escrita , mas assim como eu vc ainda se atrapalha na vírgula né , então o temo é pouco discutido , mas é válido , pois é bom que vc tenha essa visão ampla . Faltou argumentos mais voltados ao nosso cotidiano , a proposta de intervenção está boa , dá uma olhada em aulas de vírgula e tente expandir sua mente na argumentação … Eu te daria 760 . parabéns vc tem potencial.bjss

    • 0
  6. Admiro e elogio a criatividade do tema, mas acredito que faltou essa criatividade na apresentação dos argumentos. Eu, como leitora, não me senti convencida ou cativada pelos argumentos, que pareciam vagos.
    E também, me corrija se eu estiver errada, mas acredito que faltou uma vírgula quando você escreveu “sendo assim o conhecimento prévio de tais leis…”, Quando acredito ser “sendo assim, o conhecimento prévio de tais leis…”
    Ótima escrita, parabéns!

    • 0
  7. Olá Vitória!
    Gostei bastante da sua redação, sobre um tema diferente, pouco discutido, porém muito importante. Escreveu em um linguagem formal, o que causa ao leitor mais vontade de ler. Achei que você poderia ter apresentado mais exemplos do nosso meio, mas ainda assim, parabéns pela sua redação!!

    • 0
  8. Olá! O tema da sua redação é bem inusitado e importante, mas acho que o INEP em si não estaria de acordo com uma redação dessas. Tem pontos importantes que fazem jovens refletirem sobre as leis atuais e a flexibilidade dessas novas regras do enem. Acho que sua redação ficaria em torno de 650-700. Mas, não desista a prática leva a perfeição

    • 0
  9. Olá, tema de redação bem peculiar, acredito eu, mas mesmo assim achei interessante:
    Eu vi alguns poucos erros na escrita como nos seguintes casos: ”Tal fato se deu por que(PORQUE) viola o direito…”
    ”é importante que mantenha( SEJA MANTIDO) os valores morais..”
    Mas como não são recorrentes, acredito que a sua nota seria de 160 nessa competência.
    Não há uma grande apresentação de dados para evidenciar a sua posição em relação ao tema, nem de citações que enriqueçam o texto e que demonstrem o seu repertório sociocultural, algo trabalhado na segunda competência do ENEM.
    As suas propostas de intervenção, apesar de não inovadoras(o que caracterizaria uma nota 200), ficaram bem consistentes.
    Acredito que ficaria entre 650 e 700.
    Bons estudos.

    • 0
  10. Olá tudo bem?
    Então eu li sua redação e queria falar umas coisas. Primeiro você escreveu muito bem usando a pontuação corretamente e falou bem, mas seu texto ficou um pouco vago, pois você não mostrou exemplos de nossa sociedade e geralmente a banca do Enem pede uma citação e sua redação não apresentou nenhuma.
    A nota q eu te daria seria 660.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.