Iniciante

Videogame e a ansiedade

  • 0

Com o surgimento da pandemia e o isolamento social, o mercado de jogos ganhou um grande espaço no cotidiano de jovens e adultos, e, em ate certa medida, os jogos ajudaram em diversos aspectos, como distrair e amenizar casos de depressão e ansiedade causados pelo distanciamento. Porém em determinado momento isso virou um vicio, atrapalhando tarefas diárias, como arrumar o quarto, participar das aulas online, entre outros. Altos níveis de estresse também foram identificado nos jogadores.

Por muitos anos o videogame foi visto somente com um “brinquedo”, mas, com o isolamento, foi comprovado que o próprio serve como veiculo de comunicação e até como método educador, dependendo do jogo, como o roblox, jogo que simula a realidade através de animação, este jogo é utilizado como exemplo  em escolas de programação como entrada no curso, pelo jogo ter uma programação “simples”. Outro beneficio foi a ajuda ao manter os jogadores conectados uns aos outros, pois, com o distanciamento, os contatos que eram frequentes passaram a não ser.

No entanto, diante de diversos benefícios, os videogames também trazem malefícios, pois, sem o controle ideal, podem causar vicio ou dependência, o qual sempre estará disponível no cenário pandêmico. Outro aspecto preocupante foram os casos de estresse e ansiedade causado por jogos, segundo veja saúde, houve uma crescente nos casos de estresse, burnout e ansiedade em 122%, causados pela competitividade e a necessidade de sempre estar no top “ranking”.

Visto que o videogame pode trazer certos malefícios, é necessário haver um controle de tempo em que o indivíduo vai jogar, este controle pode ser programado pelo próprio videogame ou computador, no caso das crianças o recomendado é acompanhamento parental. Outra atitude importante é o desenvolvimento da inteligência emocional, através de ajuda profissional, para que o próprio tenha uma boa experiencia jogando.

Compartilhar

3 Correções

  1. Então…
    Na introdução, você mostrou sua tese, explicou o tema abordado, mas poderia ser mais explorado e usar mais conectivos.
    No seu primeiro desenvolvimento, ouve uma contrariedade com o foco e introdução. Foi bom mostrar os benefícios, mas falar no parágrafo todo deixou um pouco confuso sobre oque realmente foi defendido na redação.
    Em seu segundo desenvolvimento, seria bom mostrar mais argumentos. Achei que você repetiu um pouco do que havia na introdução.
    Na conclusão, você apontou meios e intervenção nos problemas, contudo poderia der mais desenvolvido.

    Obs: percebi palavras como “vício, até e veículo” que faltaram o acento, são pequenos detalhes que ajudam a melhorar mais sua redação. Releia com cuidado quando terminar cada redação

    Parabéns pela produção e bons estudos!

    • 0
  2. 1° Parágrafo: Não identifiquei a sua tese, que é o assunto q vc vai abordar. Acabou ficando muito confuso. Você relata várias problemáticas envolvidas ao tema mas, n especifica sobre oq de fato você vai “focar” para argumentar ao longo do texto.

    No final da introdução (Altos níveis de estresse também foram identificado nos jogadores.) quando você relata algo, principalmente envolvendo uma comunidade de pessoas, como é o caso, é necessário colocar uma fonte. Por exemplo: ” Segundo o Estudo feito pelo o pesquisador Fulano, relata que, altos níveis de estresse …”; se não houver algo q comprove o seu argumento é dito e visto como plágio. Cuidado emm, isso desconta muitos pontos( inclusive vc poderia usar este fato como repertório, seria perfeito). Junto a isso, após falar sobre o repertório você pode citar algumas causas pelos autos níveis de estresse envoltos ao videogame, como por exemplo: falta de foco, pouca paciência, insónia…

    2° Parágrafo: O D1 não é muito coeso com a sua introdução. Aq nessa parte da introdução: ” Porém em determinado momento isso virou um vicio, atrapalhando tarefas diárias, como arrumar o quarto, participar das aulas online, entre outros. Altos níveis de estresse também foram identificado nos jogadores.” Você termina falando que a problemas inseridos ao tema mas, o D1 inteiro fala sobre os benefícios do videogame oq é algo muito descripante a se relatar com base no que você introduziu, ou seja, não tem sentido com oque você começou a falar.

    3° Parágrafo: Faltou detalhamento nos seus repertórios,

    • 0
  3. A introdução poderia ter uma tese mais bem desenvolvida.
    Argumentou bem nos dois parágrafos de desenvolvimento, apontando os lados positivos e negativos da problemática.
    Na conclusão, faltou destacar os agentes que podem solucionar a problemática e também faltou detalhar mais essas propostas de intervenção (como serão feitas? Como isso impactará a sociedade? Como manter esses projetos?)

    Nota final: 800

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.