VIDA SUSTENTÁVEL – MELHORES CAMINHOS

  • 3

 O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema “Ordem e Progresso” não só para a Bandeira Nacional Brasileira, como também para a nação que, atualmente, enfrenta inúmeros empecilhos para o seu desenvolvimento. Lamentavelmente, entre eles, as dificuldades de se obter uma vida sustentável, problema recorrente na sociedade brasileira. Essa realidade se deve, principalmente, à falta de incentivo por parte do governo e à insistência do uso de plástico no cotidiano.

Sob esse viés, é notório que a negligência do Poder Público é um grave empecilho. Nessa perspectiva, John Locke, filósofo contratualista, afirmou através de sua obra “contrato social” o bem-estar social da população como direito essencial. No entanto, na medida em que existem pessoas vivendo, no Brasil, em situações sem o mínimo de regalias sociais efetivadas, como o acesso ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem constitucional, há uma falha grotesca da função do Estado com o ideal de John. Por consequência disso, sem o incentivo governamental, o uso de materiais nocivos ao planeta Terra tende a se perpetuar, principalmente nas empresas e entre os comerciantes e compradores. Desse modo, é inadiável que o bom convívio social seja alcançado, a partir de medidas públicas.

Além disso, a persistência do uso de plástico trouxe catastróficos resultados à natureza. Estima-se que uma sacola plástica demore mais de 250 anos para se decompor no ambiente, paralelamente, pesquisas realizadas no Estado de São Paulo mostraram que entre 100 milhões de sacolas produzidas a capital utiliza 66% dessa quantidade fabricada a cada ano. Essa situação ocorre porque, infelizmente, a sociedade não se movimenta em prol da erradicação da problemática, pelo contrário, ela adquire uma posição individualista, por levar em consideração os gastos financeiros que teriam ao optarem por utensílios sustentáveis. Logo, torna-se essencial superar esses preceitos que atestam, sobretudo, uma dificuldade no acesso ao meio ambiente em harmonia.

 Portanto, é necessário que haja uma intervenção diante desse cenário. Destarte, o Governo Federal, responsável por administrar o povo e os interesses políticos, com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio de verbas governamentais destinadas à pasta, deve criar um programa social que ofereça benefícios aos estabelecimentos que substituírem o plástico por produtos à granel e opções de embalagens biodegradáveis. Paralelamente a isto, através de propagandas nos meios midiáticos, executarem campanhas que influenciam a boa ação e trocas inteligentes nos mercados e comércio geral. Dessa maneira, o Brasil se tornará a nação da ordem e do progresso, como proferiu Raimundo de Teixeira Mendes.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, boa noite Júlia! Sua redação ficou excelente, com um claro domínio sobre o tema e referências bem direcionadas sobre a sustentabilidade.
    Sua tese entre os desenvolvimentos I e II deu a entender que há uma relação perpétua entre material nocivo e a pobreza. (Não há como o pobre comprar o mais caro por ser sustentável, então, irá pegar o da indústria com maior custo-benefício, porém, com produtos nocivos).
    Não entendi como o pensamento de John Locke se encaixa a favor do ideal da sua redação.
    Além do mais, sua conclusão ficou ótima, porém percebi que usou o termo “paralelamente” duas vezes, sendo cabível de substituição por concomitantemente, sincronicamente ou simultaneamente rs.
    Parabéns pela redação, e bons estudos!

    • 3
  2. Olá, boa noite Júlia! Sua redação ficou ótima
    você demonstra domínio da norma culta
    bom domínio da estrutura de uma dissertação-argumentativa
    domínio sobre o tema e referências
    ótimos argumentos

    tente apenas substituir o termo “paralelamente” e algumas palavras que podem causar confusão ao leitor

    • 1
  3. Olá, bom, inicialmente, vale ressaltar que eu não sou especialista, é só uma opinião.
    Gostei muito da sua redação, claramente você demonstra domínio da norma culta e da estrutura de uma dissertação-argumentativa. Eu gostaria de chamar atenção apenas para alguns pontos:
    -cuidado com algumas palavras muito rebuscadas, elas ficam lindas no texto, mas as vezes elas acabam prejudicando um pouco a compreensão dele (no seu caso, fica evidente durante os dois desenvolvimentos, tenta usar algumas palavras mais claras, que não abrem margem pra dúvidas pro leitor entender o que você realmente quer dizer)
    -chamaria atenção para o tamanho do texto, se encaixou nas 30 linhas na folha perfeito, mas tenta reduzir um pouquinho, vai te ajudar a não correr risco de passar perrengue no dia kkkk
    Acho que é isso, sua redação ficou bem legal e com ótimos argumentos, com certeza vai longe! Parabéns e continue estudando :)

    • 1
  4. -primeiramente, gostaria de destacar que sou apenas uma estudante, mas espero que minhas observações te ajudem.

    gostei bastante da sua introdução, ela apontou bem para onde o texto será encaminhado nos desenvolvimentos.

    apenas uma observação:
    …Lamentavelmente, entre eles,” as dificuldades” de se obter uma vida sustentável, problema recorrente na sociedade brasileira…
    Para mim, quando vc usou apenas “as”, ficou parecendo que iria falar sobre elas naquele momento, eu acrescentaria “está as”, ou “está presente as”, ou algo do tipo

    O desenvolvimento um também ficou bom, mas na introdução vc trás “à falta de incentivo por parte do governo”, e na minha opinião poderia ter abordado mais o assunto..

    O 2 desenvolvimento ficou bem melhor, fala mais sobre o prometido e ficou bem estruturado, apenas recomendaria vc trazer a fonte da pesquisa q vc citou, quem a realizou?

    a conclusão ficou ótima, para pontuar mais eu aconselharia vc por o objetivo que espera com aquela ação, que na minha opinião foi apenas o que faltou.

    no geral, vc apresenta uma boa estrutura e domínio da norma escrita, chamaria sua atenção apenas para alguns pontos:
    -o uso de vírgulas
    – vc trouxe 2 filósofos, poderia trazer um repertório, pois assim mostra mais áreas do conhecimento.

    comp 1: 160
    comp 2: 120/140
    comp 3: 120
    comp 4: 140
    comp 5: 180
    total: 720/740

    espero que tenha ajudado, boa sorte!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.