Vício em Tecnologia: Seremos dependentes das Máquinas?

  • 0

Segundo o Inventor e Escritor Richard Buckminster Fuller: “A humanidade está adquirindo toda a tecnologia certa por todas as razões erradas”. Seguramente, tal afirmação pode ser comparada com o vício na tecnologia vivenciado no século XXI, visto que a dependência e o usufruto errado pela tecnologia são de alto risco a saúde física e mental dos indivíduos. Nesse sentido, é necessário verificar os principais fatores que favorecem esse quadro.

As redes sociais são, primordialmente, os aplicativos que mais causam dependência da tecnologia no mundo atual, visto que tornam possível e mais prático o contato entre vários indivíduos e também proporcionam um alto divertimento em tempos livres. Todavia, o usuário a partir do momento em que entra nas redes sociais e começa a navegar pelo feed, se vê dentro de um mundo em que não é possível controlar a si mesmo, tendo posteriormente uma grande dificuldade em executar as atividades diárias pelo motivo de não conseguir se desgrudar do aplicativo. Assim, ele coloca em risco a própria saúde – mental e física – e torna a sua convivência social no mundo real prejudicada.

Outro grande problema gerado pelo mesmo motivo é o vício em jogos eletrônicos. Outrossim, o que podemos perceber na atualidade são as várias notícias em que crianças e adolescentes gastam uma grande quantidade de dinheiro do cartão de crédito dos pais em roupas para jogos, sem o consentimento dos mesmos. Esse tipo de problema se dá a partir do momento em que a criança fica viciada no jogo eletrônico e não percebe a real importância das coisas na vida real. Além disso, ao passar muitas horas nos jogos eletrônicos, doenças mentais e físicas como irritabilidade, insônia e obesidade (juntamente com uma má alimentação) corroboram para piorar ainda mais esse problema.

Portanto, para amenizar os problemas apresentados, cabe ao Governo Federal por meio do Ministério da Educação, implantar políticas educacionais que estimulem e ensinem crianças e adolescentes no correto uso da tecnologia, apontando os diversos problemas ocasionados pelo uso errado e excessivo desta. Em adição, as empresas de aplicativos, principalmente de redes sociais devem implantar um sistema controlado de uso diário em que o aplicativo fica restrito para ser utilizado por determinadas horas diárias e/ou em períodos regulares diariamente. Dessa forma, os riscos de saúde aos indivíduos dependentes da tecnologia são diminuídos e pode-se obter uma melhor qualidade de vida em prol de um todo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Vamos aos comentários.
    boa redação, apresentou com clareza seu ponto de vista. Entretanto, senti falta dos fundamentos nos parágrafos. Quero dizer: você está escrevendo isso defendendo seu ponto de vista certo? você quer que o corretor concorde com você, que seus argumentos sejam convincentes o bastante. No entanto, você não os validou. seja por áreas do conhecimento, notícias, citações, movimentos, filmes, analogias, etc… e isso é pedido na competência 3. sempre que estiver escrevendo o desenvolvimento, pense: como posso provar que o que estou dizendo não é inventado e que existe na sociedade? por que isso existe? como posso convencer quem está lendo de que o que eu estou dizendo faz sentido?
    respondendo a estas perguntas, procure validar os desenvolvimentos e assim, concluir sua argumentação.
    agora sobre a competência 1, houveram alguns desvios, entre eles a falta de algumas vírgulas no último parágrafo, depois de “Governo Federal” e depois de “redes sociais”. você também repetiu a palavra “real” duas vezes no mesmo período no terceiro parágrafo. isso é descontado na competência 1, fique de olho.
    nota:
    C1 – 140
    C2- 160
    C3 – 160
    C4 – 200 ( utilizou ao menos 2 conectivos interparágrafos e 1 intraparágrafo)
    C5 – 180
    nota: 840
    parabéns!

    • 2
  2. olaa
    Então introdução achei muito boa, nos desenvolvimentos senti falta de um conectivos no começo do parágrafo, também senti falta de uma fonte pra da mais credibilidade ao que você está afirmando, seja um dado do cotidiano ou alguma alusão(achei muito bom seu desenvolvimento, mas como isso é cobrado né, tem q tenho q cobrar o mesmo de vc) e outro detalhe, é sempre bom vc terminar seu parágrafo problematizando o tal problema e afirmando que tem q tomarmos medidas para mudar isso.
    Exemplo: portanto, medidas devem ser tomadas para mudar essa problemática, afim de que uma sociedade mais saudável seja alcançada.
    Isso demostra que vc tem uma posição naquele assunto, que ele é um problema e que tem que ser resolvido, o enem cobra uma posição do aluno, não apenas que ele apresente o problema.
    Conclusão achei muito boa.

    Não sou especialista ta? To aprendendo também, vou te dar a nota q acho que vc tiraria, n vou avaliar seu português pq sou péssimo nisso.
    Acho q sua nota seria de 750 a 850.

    Sua redação esta muito boa, gostei muito da sua abordagem do assunto, só falta conectivos, algum tipo de comprovação pra da mais credibilidade no que vc afirma e um final lacrando sua opinião. Boa sorteeeee!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.