Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o vício em jogos implica diretamente na saúde mental das pessoas, o que se torna uma barreira para a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto tanto da falta de leis efetivas que limitem a ação causadora, quanto da ausência familiar e da sociedade estressante. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim da plenitude em sociedade.
Precipuamente, é fulcral pontuar que o vício em jogos deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto, isso não ocorre no Brasil. Devido à falta de atuação das autoridades, pessoas reclusas que buscam refúgio em games acabam, por questões neuronais, se viciando e passam mais horas do que deveriam jogando, o que como consequência causa uma pior performance na escola, no trabalho e até mesmo uma piora na relação familiar e na saúde do indivíduo. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.
Ademais, é imperativo ressaltar que a família e a sociedade devem atuar como suporte e não como agravadores do problema. Pelo o que se observa com o estudo da psicologia, quando não se tem o afeto familiar presente, é natural que a pessoa sinta-se abandonada e se isole. Partindo desse pressuposto, tal sentimento deveria ser alvo de tratamento, conquanto ao voltar-se para a sociedade, percebe-se uma imensa pressão social por notas altas, por um excelente desempenho no trabalho, e sobretudo, pela aparência física. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que tais comportamentos contribuem para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessarte, com o intuito de mitigar o vício nos games, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do governo vigente, será revertido em campanhas publicitárias, através da mídia televisiva, em jornais, e em revistas. Tais campanhas, dirigidas por profissionais da saúde e do eSporte, buscariam conscientizar sobre os cuidados com a saúde e como manter um bom relacionamento com os jogos. Desse modo, a coletividade se aproximará da Utopia de More.
João Victor
Aspectos semânticos- textuais :
Parágrafo 1 – Atentar-se ao fato de que o texto inicia-se com a introdução , nela é esperada a postura de apresentação do que será desenvolvido ao longo do texto . Desta forma , acredito não ser a melhor estratégia citar a obra do autor e a confrontar neste parágrafo , a não ser que a intenção do presente texto seja ser uma resenha da obra ‘’Utopia’’ .
Diminua a subjetividade do se texto , caso tenha pretendido formular uma texto dissertativo argumentativo . Ao invés de na linha 5 utilizar o termo ‘’ estressante’’ , delimite ao fatores deste ‘’stress’ como ‘’ paradigmas impostos pela sociedade ‘’ ou ‘’ cultura atual da sociedade’’ , o termo ‘’estressante’’ dá maior pessoalidade ao texto .
Parágrafo 2 –
– Tome cuidado , na sua introdução dá-se a ideia de que o texto tratará a temática sem delimitação de Estado específico ,não obstante , neste parágrafo o raciocínio é delimitado ao Brasil .
– A seguinte passagem : ‘’ Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal urgentemente.’’ É incoerente com um parágrafo de desenvolvimento visto que objetiva-se a apresentar proposta de intervenção ,que coerentemente somente se aloca na conclusão . Do mesmo , atenha-se a utilização de advérbios com frequencia em textos dissertativos , vez que eleva sua subjetividade e pessoalidade .
3º Parágrafo
– Atente-se novamente ao fator de apresentação de prosposta de intervenção em parágrafo destinado a desenvolver o assunto ‘’ Partindo desse pressuposto, tal sentimento deveria ser alvo de tratamento,’’
– Acredito que o uso do termo ‘’ empecilho’’ não seja o mais adequado , visto que ele retoma a principal problemática do texto que seria o distúrbio mental .
4º Parágrafo : COMENTÁRIO A SEGUIR PODE PARECER PEDANTE , MAS NÃO O É , ABSORVA-O COMO CORREÇÃO E AJUDA .
‘’ Dessarte, com o intuito de mitigar o vício nos games, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do governo vigente, será revertido em campanhas publicitárias, através da mídia televisiva, em jornais, e em revistas. ‘’’ – Entendo sua proposta de ideia de intervenção , contudo , acredito que dependendo do concurso público ( vestibular também o é) que esta redação fosse apresentada haveria seria penalização ao candidato . Veja , não compete ao TCU a proposição de políticas públicas , nem mesmo a dotação orçamentária para os mesmos , talvez , maior aceitação seria a sua troca por um dos órgãos do legislativo federal . Em síntese , pense o TCU como ente fiscalizador . Para mais competências do TCU ?>>> https://portal.tcu.gov.br/institucional/conheca-o-tcu/competencias/
Aspectos Gramáticais :
– Sua gramática tá ‘’redodinha’’ , parabéns . Algumas dicas apenas abaixo :
3º Parágrafo
– ‘’pessoa sinta-se abandonada e se isole’’ . em função de paralelismo sintático , opte pela mesma posição pronominal em ambas as orações coordenadas , ou seja , se optar pela próclise na primeira , mantenha a próclise na segunda , o mesmo se aplica se optada a ênclise .
– ‘’ conquanto ao voltar-se para a sociedade, ‘’ , deve-se colocar vírgula após ‘’ conquanto’’ , vez que a expressão ‘’ ao voltar-se para a sociedade ‘’ é adverbial de longa extensão .
Fernand4.k
–Competência 1: 120
– Competência 2: 120
– Competência 3: 120
– Competência 4: 160
– Competência 5: 200
Total: 720
Notas acerca do texto: Seu repertório é bom. Os argumentos tem que seguir uma linha de raciocínio bem consolidada em prol da tese e acredito que, se os tópicos frasais dos seus parágrafos de desenvolvimento tivessem sido reformulados para caber melhor no que você expôs, isso seria alcançado com mais eficácia.
kelly13kastro
texto muito bem direcinado com boa agumentação, apesar de deixar a desejar a questão da escravidão no contexto contemporâneo e o desfecho argumentativo. Foi construido de forma coesa e com poucos erros gramaticais, apresenta 3 operadores argumentativos válidos e repertórios socioculturais de uso produtivo e a conclusão que apresenta todos os componentes.
C1: 160
C2: 200
C3:160
C4:200
C5:200
total: 920
waga9
não sei , mais acho que ficou top , bem acho que sua redação faltou ortografia , tem algumas palavras erradas , não sei como você se baseou mais acho que poderia fazer apenas com 3 paragrafos e tentar usar mais palavras em 3° pessoa a nota que eu daria pra sua redação é 900 pois pra mim só errou algumas palavras , bem eu nem queria estar dando tanto detalhe mais é porque eu fiz uma redação e preciso de pontos pra alguem corrigir a minha por isso to falando coisas sem nexo algum