Valorização do trabalho docente

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Introdução: Toda a população vai passar ou passaram por professores. Eles nos ensinam tudo que necessitamos -seja básico ou superior – no primário ou em uma faculdade, é um trabalho que influencia vidas, professores são a base da sociedade, tudo depende do empenho e trabalho deles.
Desenvolvimento1 : Escritores da Liberdade, esse filme retrata como pode ser a influencia de um professor sobre a vida de seus alunos e como a educação faz a diferença, uma mulher que deseja fazer mais pela sociedade se forma como professora e vai dar aulas em um colégio publico, onde por sua inexperiência a colocam com a pior turma do colégio, mas a partir do momento que ela decide ouvi-los e compreende-los ,tudo muda. Ela da a eles um diário em que eles podem desabafar, contar suas historias, dores e causos, quando ela lê o que foi escrito, reconhece potencial em seus alunos e transforma seus relatos em um livro escritores da liberdade, e com sua ajuda também ao longo do filme eles se tornam a melhor turma dessa instituição.
desenvolvimento2: Como citado acima essa profissão tem grande impacto na vida dos alunos – um professor pode inspirar milhares de vidas – porem apesar da relevância para toda a sociedade o salario não acompanha sua importância, muito pelo contrario desvaloriza esse precioso trabalho. Conforme os anos passaram e a desvalorização dessa profissão aumentou, o número de interessados nela abaixou causando falta de professores em escolas publicas, uma demanda maior do que a disponibilidade para os colégios publico causou um déficit no sistema de ensino.
Conclusão: Percebendo o grande impacto e importância dos educadores, o governo deve ajustar o salario dos professores conforme as demandas deles, com salários justos e a valorização da profissão em questão, a busca por pela formação e trabalho com está área aumentara, acabando com o grande problema de falta de professores que temos no brasil e contribuindo para o aumento do nosso nível de alfabetização e de quem completa o ensino básico e superior.

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2 Correções

  1. Oi, bom dia! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação ^^

    Introdução: o papel desse parágrafo é ser uma porta de entrada para a sua redação. Nele você deve: introduzir o tema (de preferência com um repertório) e trazer a sua tese (argumentos). Pelo que eu entendi, ela seria: 1) a importância do professor e 2) a baixa valorização e salário. No entanto, você apenas trouxe uma explicação geral do tema (contexto), sem apresentar seus argumentos.

    D1: Sempre comece o parágrafo com um conectivo (Por exemplo: a princípio, primeiramente, em primeiro plano, etc) e com o tópico frasal. Escritores da Liberdade é um ótimo repertório, que se encaixa perfeitamente no assunto e no seu argumento, porém, você usou todo um parágrafo para descrever o filme, sem abordar seu argumento. Tente sempre resumir seu repertório a 1 ou 2 linhas, por exemplo: No filme “Escritores da Liberdade”, é abordada a importância que os educadores têm no futuro dos jovens, mostrando a realidade caótica de uma escola pública onde, porém, uma professora inspirada é capaz de abrir os horizontes dos alunos.
    *Gramática: influência (com acento), ponto final depois de diferença, vírgula depois de “se forma”, público (com acento), “por sua inexperiência” (entre vírgulas), ponto depois de colégio, compreendê-los (com acento), dá (com acento, do verbo dar), causas (no feminino), ponto final antes de “quando”, dois pontos depois de livro, “ao longo do filme” entre vírgulas,

    D2: recomendo focar em apenas um argumento por parágrafo e desenvolver bem ele. Nesse, você trouxe dois: a falta de valorização resultando no baixo salário e a falta de professores nas escolas públicas. Além disso,você ainda disse que a desvalorização do professor aumentou com o passar do tempo, sem explicar, contudo, o porquê disso. Por fim, senti falta de outro repertório, como um caso ou exemplo real brasileiro.
    *Gramática: vírgula depois de acima, porém (com acento), apesar da relevância para toda a sociedade (entre vírgulas), vírgula depois de “contrário”, vírgula depois de abaixou, públicas (com acento).

    Conclusão: no modelo Enem, a conclusão deve contar com 5 elementos: ação, agente, modo, detalhamento e finalidade. Entretanto, faltou o modo, deixando no ar a pergunta: qual deveria ser o salário dos professores? Além disso, em momento nenhum, durante o texto, você trouxe a questão da alfabetização, recomendo evitar trazer novas informações na conclusão.
    *Gramática: Governo (letra maiúscula), ponto final depois de “deles”, por, essa (no lugar de está), temos (uso de primeira pessoa), Brasil (letra maiúscula).

    Geral: sua redação está desorganizada, faltando coerência entre os parágrafos do texto. Recomendo estudar: estrutura do texto dissertativo-argumentativo, uso da vírgula e acentuação, além de vocabulário, a fim de evitar repetições de palavras (influência, público, escola, etc).

    Espero ter ajudado, desculpa qualquer coisa ♡

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  2. Olá! Vou tentar corrigir sua redação com base no que percebi.

    Em relação às regras de ortografia, sua redação está boa porém percebi alguns erros gramaticais.
    Por exemplo, na primeira frase “Toda a população vai passar ou passaram por professores” a palavra “passaram” deveria estar no singular pois se refere à população. Também há uns erros na acentuação: “influencia”, “publico”, “porem”, “aumentara” etc.

    Do ponto de vista geral, não sei se sua redação foi feita pensando no estudo para o ENEM, mas se foi, recomendo utilizar uma regra de quantidade de linhas para ficar mais coerente e organizado. Por exemplo, eu utilizo 7 linhas na introdução e conclusão e 8 linhas para cada parágrafo do desenvolvimento, apresentando duas teses na introdução e cada uma delas sendo discutidas, em ordem, no desenvolvimento.

    Algumas dicas para obter maior coesão no seu texto seria substituir expressões como “vai dar” com “dará”, para mim, fica mais claro ao ler. E também aprimorar os sinônimos de palavras como “professores” e “profissão”, pois ficaram um pouco repetitivas. Algumas opções na respectiva ordem: “educadores”; “docentes”, “mentores”; “orientadores”, etc. “Ocupação”; “ofício”; “cargo”, etc.

    Outra observação é que ela poderia ser mais coesa se tivesse maior quantidade de conectivos como no inicio do segundo parágrafo ao invés de já começar com o nome do filme.

    Eu gostei do repertório cinematográfico e dos pontos trazidos.

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