Valorização do SUS: omo garantir acesso universal a saúde no Brasil?

  • 0

Valorização do SUS: Como garantir acesso universal a saúde no Brasil?
    “O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar sua saúde a qualquer outra vantagem”. Essa afirmação do filosofo alemão Arthur Shopenhauer pode ser aplicada na visão plena do cidadão em não valorizar os benefícios que o SUS oferece uma vez que é a única forma do brasileiro médio ter acesso gratuito à saúde. Essa conjuntura se origina na distorção governamental em deslegitimar a saúde pública. Dessa forma, se destaca o apoio do governo em desvalorizar instituições públicas para dar critério à empresas privadas juntamente com a ignorância coletiva em não credibilizar o programa de saúde.

Assim sendo, o governo ao não valorizar o programa de saúde SUS e apoiar instituições de saúde privada somado a um discurso elitista que desvaloriza o bem estar da classe média gera um retrocesso à saúde pública. Tal situação ocorre pois, o governo têm uma concepção equivocada que presa pelo lucro dessas instituições de saúde e não se importam com as condições socioeconômicas do cidadão. Essa ideia vai contra o artigo 1 dos direitos humanos, para quem todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direito.

Alem disso, o cidadão ingênuo não reconhece a importância do acesso gratuito à saúde aliado a falta de investimento do estado produz uma falência à saúde pública. Isso ocorre pois, a sociedade têm um pensamento vertical em relação aos recursos oferecidos pelo SUS que faz com que o governo  não invista em melhorias para a saúde da classe média. Esse pensamento pode ser comparado ao de Zygmunt Bauman, para quem o humano pode ser visto como mercadoria e ser descartado a qualquer hora.

Diante disso, é necessário reconhecer que o governo deslegitima o acesso gratuito a saúde. Para resolver essa questão é necessário que o sistema político crie um programa de investimentos em hospitais públicos por meio de um projeto de lei que ofereça recursos para melhorar o equipamento e ter um melhor atendimento médico com a finalidade do cidadão de classe média ter uma melhor assistência à saúde.

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, na competência 1- 160- há alguns erros gramáticais ao longo do texto.
    Competência 2- 160- Percebe-se que você compreendeu o tema e aplicou repertório, mas ainda não foi o suficiente para uma boa argumentação.
    Competência 3- 120- Há uma deficiência nos teus argumentos,as suas idéias são confusas e a forma que você relaciona as informações também.
    Competência 4- 160- Você apresentou as conjunções ao longo do texto.
    Competência 5- 200- sua proposta de intervenção está completa.

    • 1
  2. Total 760
    (Competência 1) 120- erros de concordância, palavras sem acentuação, falta de vírgula, erros de ortografia
    Primeiro parágrafo, “sacrificar sua” muda para “sacrificar a sua”, “Oferecer uma vez que” faltou uma regência e o uso da vírgula as ideias ficaram misturadas, “Critério à empresa” foi um erro de número o certo seria “critério às empresas”, “Justamente com” é pleonasmo. Segundo parágrafo,” privada somado” é um erro de concordância de gênero, Bem-estar tem hífen, “tem” com acento é utilizado somente no plural.
    Terceiro Parágrafo “além” tem acento. Quarto parágrafo “é necessário que” eu aconselho a mudar para “deve”
    (Competência 2) 160- ótimo domínio do texto dissertativo-argumentativo, mas, apresenta uma argumentação previsível, muita informação se repete.
    (Competência 3) 200 apresenta uma organização, um projeto de texto.
    (Competência 4) 120 pouco repertório diversificado, muita repetição de palavras e os recursos coesivos poderiam ser utilizados de melhor maneira.
    (Competência 5) 160 está incompleta pela falta do detalhamento e seu desenvolvimento precisa ser refinado.
    Parabéns

    • 1
  3. Olá, na competência 1- 160- há alguns erros gramáticais ao longo do texto.
    Competência 2- 160- Percebe-se que você compreendeu o tema e aplicou repertório, mas ainda não foi o suficiente para uma boa argumentação.
    Competência 3- 120- Há uma deficiência nos teus argumentos,as suas idéias são confusas e a forma que você relaciona as informações também.
    Competência 4- 160- Você apresentou as conjunções ao longo do texto.
    Competência 5- 200- sua proposta de intervenção está completa.

    • 1
  4. Boa noite ;)

    Texto Bacana e muito bem estruturado.

    Vou destacar dois pontos que eu acredito terem deixo a desejar.

    * Argumentação Rasa: faltam dados para embasar a tese.
    * Senso Comum: precisa fugir do senso comum.

    Fora isso o texto tá fluído e legal de se ler.

    NOTA: 860
    …………………..

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.